Tech 25 Out
Pessoas familiarizadas com assuntos internos da maior fabricante de processadores do mundo sugerem que Samsung e Apple mostraram interesse em adquirir a Intel, informações divulgadas na última semana pelo vazador Moore's Law Is Dead.
Fontes consultadas pelo informante indicam que a Samsung e a Apple — fabricantes líderes do mercado de celulares e destaques em vários outros segmentos da indústria de tecnologia, incluindo fabricação de hardware — estão em “conversas sérias” para adquirir ou incorporar partes da Intel, seguindo o interesse de outras empresas, como a Qualcomm.
Reportagens sugerem que a Intel está considerando transformar seu braço de fundição de semicondutores, a Intel Foundry, em uma empresa separada. Com isso, uma aquisição por outra empresa poderia incluir ou não as fábricas de chips.
De qualquer modo, a compra ainda poderia garantir que a Samsung ou Apple obtivesse a valiosa propriedade intelectual e a experiência em design de processadores da Intel.
A aquisição ou incorporação de partes da gigante de hardware poderia ser especialmente benéfico para a Samsung, conforme destacado por Moore's Law Is Dead. A sul-coreana atua de forma direta na indústria de semicondutores com a Samsung Foundry, que fabrica os processadores Exynos utilizados em celulares, tablets e relógios da Samsung.
Embora seja um dos maiores nomes na indústria de semicondutores, a sul-coreana enfrenta dificuldades na fabricação de chips com litografias modernas de 3 nanômetros, desacelerando sua competitividade com a TSMC, que lidera o setor. A experiência de sua rival estadunidense poderia melhorar suas capacidades e atrair mais clientes.
A Samsung está em desvantagem em relação à Intel em tecnologias de fundição. Ouço dizer que suas litografias mais recentes são ‘um desastre’. Talvez [as tecnologias da Intel] não sejam tão boas quanto as da TSMC, mas não são tão defasadas quanto as da Samsung. A Intel consegue produzir tecnologias de ponta, eles apenas precisam de mais dinheiro. Talvez isso seja possível com uma fusão com a Samsung.
Moore's Law Is Dead
Sendo uma das maiores clientes da TSMC, a Apple também se beneficiaria com a propriedade intelectual e fábricas da Intel, uma vez que poderia reduzir os custos de produção ao fabricar peças utilizando suas próprias fábricas. Seria possível utilizar as tecnologias da “equipe azul” para produzir peças como seu modem 5G, por exemplo.
Além disso, as fábricas da Intel estão localizadas nos Estados Unidos, o que pode ser outra vantagem para a Apple, que também tem sede no país norte-americano. O governo estadunidense oferece subsídios e condições favoráveis para empresas que transferem sua produção para o país, o que seria vantajoso para qualquer potencial comprador da Intel.
O vazador aponta também que, apesar das preocupações sobre um possível monopólio, a compra da fabricante de hardware pela Apple poderia “quebrar a aliança da Intel com a Microsoft”, o que estimularia inovações por parte da desenvolvedora do Windows.
É reforçado que todas as informações vazadas são apenas rumores especulados por pessoas familiarizadas com as empresas, portanto, não significam necessariamente que a Intel será total ou parcialmente vendida para a Samsung, Apple ou outra empresa.
Cabe lembrar que uma reportagem divulgada recentemente apontou que a Intel foi procurada para uma proposta de compra pela Arm, mas um representante teria recusado qualquer negociação informando que a gigante de hardware “não está à venda”.
De qualquer modo, é inegável que a Intel está navegando em águas turbulentas. Em um relatório financeiro recente, a empresa detalhou um prejuízo de US$ 1,6 bilhão. Na tentativa de reduzir US$ 10 bilhões em custos até 2025, a companhia demitiu 15 mil funcionários, lamentando ter sido incapaz de “capitalizar as novas tendências”, como o mercado de hardware para inteligência artificial — segmento liderado pela NVIDIA.
Comentários