Segurança 14 Out
A modalidade de pagamento Pix Agendado Recorrente está disponível em todas as instituições financeiras. Pelo menos, é o que prevê uma resolução do Banco Central, que muda a oferta do recurso de facultativa para algo obrigatório por essas empresas, que devem tornar a funcionalidade acessível para os seus clientes.
De modo geral, essa função permite que o usuário de conta corrente possa agenda pagamentos de forma fixa em períodos regulares. Assim, o valor passa a cair mensalmente na conta do destinatário, sempre na mesma data. Portanto, essa passa a ser uma opção para pessoas que pagam aluguel, podendo automatizar o envio do dinheiro.
Um detalhe importante é que essa novidade ainda não é o esperado Pix Automático, recurso foi anunciado em julho deste ano e tem lançamento previsto para o mês de junho de 2025. Nesse caso, a nova funcionalidade terá pagamentos agendados somente para débitos vinculados a CNPJs, como assinaturas de serviços e despesas como contas de água e luz.
Aos interessados, o procedimento para se cadastrar no Pix Agendado Recorrente consiste em informar a chave do recebedor ou as informações sobre a conta da pessoa física ou jurídica no aplicativo da instituição financeira de sua preferência. Além disso, também é necessário adicionar o valor para o pagamento com recorrência.
Em breve, o método de pagamento também receberá novidades, trazendo limite de R$ 200 para transferências feitas em um novo dispositivo. Valores maiores, por sua vez, precisarão de um cadastro realizado junto à instituição financeira. Em modelos sem cadastro, o limite para envios diários será de R$ 1.000.
Mais sobre o Pix: veja como você pode criar um QR Code para receber pagamentos instantâneos na conta do Banco do Brasil.
Comentários