Tech 28 Out
Apesar dos rumores indicarem que a Samsung seria uma das empresas interessadas na compra da Intel, um novo relatório divulgado nesta quarta mostra que a fabricante norte-americana quer apenas uma parceria.
Conforme relatado por fontes que possuem acesso aos bastidores da Intel, a empresa buscou a Samsung para formar uma aliança na fabricação de chips avançados e concorrer diretamente com a TSMC.
Por isso, um funcionário de alto escalão da Intel busca organizar uma reunião entre o CEO da empresa, Pat Gelsinger, e o presidente da Samsung, Jay Y Lee, para discutir essa "colaboração abrangente no setor de montagem de chips".
Por mais que possa parecer apenas um ensaio, essas negociações podem ser benéficas para as duas empresas, uma vez que a Intel está diante de uma crise sem precedentes e não tem conquistado novos clientes.
Por outro lado, a Samsung anunciou o investimento de US$ 150 bilhões para "derrotar" a TSMC até meados de 2030, mas a empresa tem enfrentado diversos percalços ao perder participação de mercado para a concorrente.
Atualmente, a TSMC concentra 62,3% de participação na fabricação de chips por contrato, enquanto a Samsung responde por apenas 11,5%. No segmento de chips de 3 e 5 nm, a TSMC atinge a impressionante fatia de 92%.
Por isso, caso Intel e Samsung formem uma aliança, as empresas devem trabalhar juntas não apenas na produção de chips, mas também na pesquisa e desenvolvimento de novos processos voltados a IA.
Contudo, precisamos salientar que estamos diante de um rumor, uma vez que as empresas citadas não comentaram o assunto.
Comentários