Segurança 01 Nov
Embora a tecnologia avance em um nível interessante, fazendo com que mais e mais pessoas tenham como acessar, ainda há um grande problema no Brasil que resulta da desigualdade social. Atualmente, o país conta com 29 milhões de cidadãos que não possuem acesso à internet, segundo uma pesquisa da TIC Domicílios.
De acordo com os dados levantados, desse total, 24 milhões (83%) de brasileiros que não estão com acesso residem em áreas urbanas do país, incluindo as áreas de periferias.
Os dados da pesquisa revelam mais sobre a população que é afetada por essa falta de acesso na internet, como, por exemplo: 22 milhões das pessoas sem acesso à internet são de menor grau de instrução, tendo completado apenas o Ensino Fundamental (76%), enquanto 6 milhões só chegaram ao Ensino Médio (21%).
Segundo o estudo realizado, quase metade das pessoas que não possuem acesso à internet estão com mais de 60 anos (48,2%). Além disso, essas pessoas desconectadas estão localizadas nas regiões sudeste (42,4%) e nordeste (27,6%) do Brasil.
Como é possível ver na imagem acima com gráfico da cetic.br, NIC.be e Cgi.br, dos brasileiros que não possuem conexão com internet, 59% são pretos ou pardos. Além disso, a pesquisa diz que 1 milhão de pessoas das classes AB não fazem uso de internet, enquanto os que possuem ensino Superior e não são usuárias de internet chegam nos 2 milhões.
Infelizmente, ainda há muitos brasileiros que não possuem acesso à internet, algo que pode mudar positivamente ao longo dos anos, visto que, anteriormente, o número de desconectados era maior. E você, o que acha disso? Aproveite e confira outras notícias sobre o Brasil.
Comentários