Tech 05 Nov
Com a chegada da linha Galaxy S24, a Samsung foi pioneira na implementação de recursos de inteligência artificial (IA) em seus aparelhos – seguida por várias outras empresas com o passar do ano. Agora, a companhia deseja se manter na liderança de inovação dentro do novo mercado e já desenvolve novas tecnologias para melhorar funções do Galaxy AI.
Em um novo editorial, Kim Dae-hyun, diretor do Centro Global de IA da Samsung Eletronics, revelou algumas das rotas que serão seguidas pela empresa a fim de melhorar a IA dos aparelhos, mantendo os dados do usuário protegidos.
Segundo Dae-hyun, a proposta é melhorar as funções da Galaxy AI através de novas opções de personalização, adaptando o recurso ao usuário. Para isso, o diretor afirma que a Samsung está desenvolvendo uma tecnologia própria de grafos de conhecimento. A estimativa é conectar esses grafos com a IA generativa para uma melhor experiência, segurança e usabilidade.
Um grafo de conhecimento, ou knowledge graph, é uma estrutura de dados que representa entidades do mundo real, sejam pessoas, objetos, eventos, situações ou conceitos, e suas relações. Eles podem ser úteis para que a máquina identifique padrões e conexões, sendo muito usados em redes sociais, big data etc.
Além da tecnologia, a empresa também planeja adotar um modelo de IA híbrido cada vez mais presente, mesclando processamento local e na nuvem de acordo com as necessidades do usuário. Se a demanda for de mais segurança, os dados seguem sendo processados no aparelho. Se é um grande amontoado de informação, o processamento passa para os servidores da empresa.
O edital ainda reforça os esforços da companhia para que a inteligência artificial seja um recurso ético, seguro e acessível a todos. A empresa espera que governos ao redor do mundo criem uma estrutura legal para o desenvolvimento e uso da IA. A Samsung já trabalhou com a Comissão Nacional de IA da Coreia do Sul para reunir conhecimento de empresas, governo e academia.
Por fim, a companhia adiciona que levará o Knox Matrix, recurso visto em smartphones, tablets e tvs, para seus eletrodomésticos, garantindo a maior segurança dos dados pessoais do usuário.
Comentários