Economia e mercado 07 Nov
O iPhone 15 foi o celular mais vendido do mundo nos últimos três meses, segundo sugere pesquisa realizada pela agência Counterpoint Research. Ainda que a Apple domine o topo da tabela de vendas, os resultados também mostram uma marca importante para a Samsung, que conseguiu emplacar um modelo da linha Galaxy S na lista do terceiro trimestre pela primeira vez em seis anos.
De acordo com os dados, o iPhone 15 é o campeão de vendas no terceiro trimestre de 2024 (Q3 2024), seguido de perto pelo iPhone 15 Pro Max e pelo iPhone 15 Pro. A Apple também conseguiu emplacar o iPhone 14 na oitava colocação do top 10, tendo quatro dispositivos entre os mais vendidos, e ficando atrás apenas da Samsung, que obteve cinco colocações. Fecha a lista a Xiaomi, com um modelo.
Esse cenário indica estabilidade na preferência dos consumidores pelo mundo, mas há alguns pontos interessantes na distribuição deste ano, começando pelo crescimento de interesse em smartphones mais premium — pela primeira vez em um terceiro trimestre, aparelhos da série iPhone Pro representam metade das vendas da Maçã.
Just Published: #iPhone15 World’s Best-selling Smartphone in Q3 2024
— Counterpoint Research (@CounterPointTR) November 7, 2024
Key Takeaways:
📌The @Apple iPhone 15 was followed closely by the iPhone 15 Pro Max and iPhone 15 Pro.
📌In a first for a third quarter, half of the total iPhone sales were contributed by iPhone Pro Series… pic.twitter.com/sjyW6Iv71M
Esse aspecto também pode ser visto do lado da Samsung, que conseguiu pela primeira vez desde 2018 manter um aparelho da família Galaxy S entre os mais vendidos em um terceiro trimestre, com o Galaxy S24 na décima posição. Em ambos os casos, a agência acredita que os recursos de IA generativa da Apple Intelligence e da Galaxy AI tenham um papel fundamental.
O restante do ranking é tomado por modelos básicos e intermediários, que possuem o maior alcance tanto em termos geográficos, quanto em relação ao poder de compra dos consumidores. Nessa categoria, o Galaxy A15 4G é o campeão, seguido pelo Galaxy A15 5G, Galaxy A35 5G e Galaxy A05.
Chama atenção que alternativas mais avançadas da linha, como o Galaxy A55, não apareceram na lista deste ano. É provável que isso seja reflexo da forte presença dos dispositivos mais simples, além de preços mais agressivos praticados no próprio Galaxy S24.
Por fim, a Xiaomi conseguiu a nona colocação com o Redmi 13C 4G, que curiosamente toma o posto do antecessor na mesma posição. Sua presença seria consequência do bom equilíbrio entre preço e especificações, que incluem tela de 90 Hz, chip MediaTek Helio G85, bateria de 5.000 mAh e câmera principal de 50 MP.
Comentários