LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Venda de smartphones dobráveis cai e Samsung despenca no mercado global

27 de novembro de 2024 8

Após mais de um ano em constante crescimento, o mercado de smartphones dobráveis encontrou uma queda, enfrentando números negativos pela primeira vez no terceiro trimestre do ano. A Samsung, líder global no segmento, viu sua participação em vendas despencar.

Samsung Galaxy Z Fold 6 - Imagem: reprodução

Depois de seis trimestres consecutivos de crescimento, o mercado global de smartphones dobráveis viu uma queda de 1% no terceiro trimestre de 2024 – correspondente aos meses de julho, agosto e setembro –, em relação ao mesmo período de 2023. Essa é a primeira vez que o segmento vê uma queda nas vendas nesse período do ano.

Como vemos no gráfico divulgado pela Counterpoint (abaixo), a Samsung manteve sua liderança global, mas amargou sua porcentagem de participação de mercado despencar. A empresa viu o número de vendas cair 21% ano a ano, com um desempenho modesto do Galaxy Z Fold 6, enquanto o Galaxy Z Flip 6 tem dificuldade em igualar os números do seu antecessor.

Mercado de dobráveis no terceiro trimestre de 2024. Samsung enfrenta forte queda, enquanto Honor, Motorola, Xiaomi e Huawei sobem - Imagem: reprodução/Counterpoint

A queda da sul-coreana pode ser justificada, até certo ponto, pelo aumento da demanda e da concorrência global no nicho, e pela forte contribuição do mercado chinês.

Na América do Norte, a Samsung viu a concorrência acirrar graças a intensificação por parte da Motorola, que traz dobráveis mais acessíveis com sua linha Razr. Em parte da Europa, a Honor tem atraído cada vez mais usuários com a linha Magic V. Na China, a situação se intensifica ainda mais.

No país asiático, que detém uma população de 1,4 bilhão, a marca tem uma participação comparativamente pequena, com apenas 8% da fatia de mercado no segmento de dobráveis no terceiro trimestre deste ano. No resto do mundo, com exceção da China, apresenta uma liderança global indiscutível, com 82% de participação.

Xiaomi Mix Flip - Imagem: reprodução

Mas os destaques do trimestre não se resumem a Samsung. Honor e Motorola permanecem entre as marcas de crescimento mais rápido no segmento, beneficiadas pelos novos lançamentos nos últimos meses de junho e julho. Mas nesse ponto, o grande destaque vai para a Xiaomi.

A companhia obteve o maior avanço ano a ano, com um pulo de 185% na venda de dispositivos dobráveis. O crescimento pode ser atribuído ao primeiro dispositivo ‘flip’ da marca, o Mix Flip, que estreou oficialmente no mercado global. A empresa comemorou 6% de participação de mercado no período, a maior parcela desde que entrou para o segmento em 2021.

Fechando o trio de chinesas, a Huawei também mostrou relevância, com subida de 21%. Apesar dos lançamentos do Nova Flip e do Mate XT não terem ganhado muita tração do mercado chinês, a popularidade constante do Mate X5 e do Pocket 2 no país garantiram o crescimento da marca no cenário global.

Segundo o analista da Counterpoint, Jene Park, o mercado de dobráveis parece ter entrado em um período de transição, enfrentando novos desafios a medida que passa de um segmento de nicho para um segmento mais convencional, mainstream, onde a maior barreira ainda continua a ser os preços altos.

“Se os fabricantes considerarem seriamente a melhoria da acessibilidade de preços, juntamente com a obtenção de maior confiabilidade tecnológica e o aprimoramento das percepções do consumidor, essa fase pode ser superada.”, completou Park.

Veja também

(atualizado em 10 de dezembro de 2024, às 09:46)

8

Comentários

Venda de smartphones dobráveis cai e Samsung despenca no mercado global
  • Eu arrisquei ir nesse tipo de telefone e estou mega frustrado, em menos de 4 meses duas películas já foram pro espaço, mesmo seguindo as boas práticas, o telefone é sensacional, mas não dá pra ficar usando essa porcaria com uma película toda ferrada na tela, lamentável. Deveria mandar junto umas 6 películas quando se compra essa bomba.

      • Adoro os dobráveis. Já tive dois folds, minha esposa dois flip e terminei influenciando pelo menos mais quatro pessoas na compra.

        No entanto, todos que tive contato deram problema com menos de dois anos. O valor do mercado no início mantinha um valor aceitável para quem sempre foi comprador dos celulares da Samsung, mas o mercado rapidamente viu que a compra de um dobrável usado é um risco para quem vende e tem que dar garantia como a troca fone por exemplo. Quem manteve o aparelho fora de garantia viu a Samsung virar as costas mesmo sabendo dos problemas crônicos das suas dobradiças, telas e películas originais de proteção.

        Saiba que, se seu telefone tiver qualquer marca de queda, qualquer uma mesmo que mínima, sua garantia acabou e sem garantia seu telefone sai de mais de dez mil reais para menos de mil em menos de dois anos.

        %u201CAH! mais vou processar%u201D. Desista, eu tentei e em TODOS os processos contra os dobráveis a Samsung sangra o consumidor no judiciário, com perícias e custos forçando o julgamento fora do juizado especial, que é o mais acessível.

        Por experiência própria, depois de anos como usuário Samsung desde o S3, sempre comprando os produtos da marca como aspirador, lava e seca e até fechadura, hoje a Samsung não vê mais meu dinheiro. Escreve o que estou falando: Esse mercado, pelo menos no Brasil, vai acabar. Quem comprou um dobrável novo nos últimos dois anos, não compra outro.

        Minha resposta à Samsung? Comprei um IPhone 16 Pro Max, mesmo passando uma vida torcendo o nariz pra Apple. %uD83E%uDD37%uD83C%uDFFC%u200D%u2642%uFE0F

          • Também acho amigo, estou puto com o Zflip 5, comprei em Agosto e em pouco menos de 4 meses já sao 2 películas que vão pro saco e só tem uma assistência técnica em SP que tem, apenas no Tatuapé, palhaçada total...1 mês e meio de durabilidade, e um absiedo, não recomendo mais nem a pau.

              • Nem Jesus agradou a todos quanto mais uma maarca de eletronicos, mas conheço pessoas tbm que não compra Apple nunca mais devido a problemas.. O mundo é assim mesmo.

                • Tenho o Z Flip 6 e posso dizer que ele é fantástico. Processamento se equipara ao Flagship 24 ultra com a vantagem de ser mais fino. No caso tenho mãos pequenas.
                  Ser dobrável é um plus que dificilmente abrirei mão um dia.
                  A desvantagem são as câmeras, pois não tem a macro.
                  Não é modinha, veio pra ficar. Fato é que TODAS as grandes fabricantes Android estão investindo pesado.

                    • Dobrável muitas vezes é um intermediário mais caro que um top de linha.

                        • Dobrável é modinha passageira, assim como smartphone Mini e os futuros slim, 90% dos consumidores preferem o padrão com melhorias em desempenho e bateria e ponto final.

                            • Benefícios: Dobrar e ficar compacto
                              Meleficios: não serve pra jogar pq esquenta, não serve pra tirar foto pq o conjunto de câmeras é intermediário e olhe lá.
                              Fora isso algumas problemas de rotina que vão dar com certeza pelo fato da tela dobrar

                                Especiais

                                Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                Software

                                Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2

                                Tech

                                PS5: Sony começará a vender consoles equipados com peças de reposição

                                Economia e mercado

                                Huawei Kirin 9010L: chipset inédito é encontrado em smartphone intermediário da chinesa