Economia e mercado 28 Nov
A Huawei, famosa fabricante chinesa de smartphones, está se preparando para trazer o HarmonyOS Next, o seu mais novo sistema operacional, para mais aparelhos. A novidade foi feita em um kernel interno, dispensando completamente o uso do AOSP.
Até o presente momento, o novo SO da marca está disponível na linha Mate 70, que foi recentemente lançada, nos dobráveis Mate X6 e o tablet MatePad Pro. De acordo com o atual CEO da Huawei, Richard Yu, a empresa trará para todos os smartphones de 2025 o novo sistema, mas essa novidade só será aplicada em aparelhos lançados na China.
Segundo vários analistas consultados pelo South China Morning Post, é dito que a maior dificuldade da Huawei atualmente está na disponibilidade de aplicativos para o sistema. Rich Bishop, CEO da AppInChina, explica que, infelizmente, trazer desenvolvedores internacionais para o desenvolvimento de aplicativos não é viável, pois eles ganhariam pouco.
Ou seja, o novo sistema ainda contaria com dificuldades de rodar um aplicativo usado com frequência que não esteja disponível, o que por sua vez afetaria claramente a vontade do usuário de adquirir um dispositivo com o HarmonyOS Next.
O executivo anunciou também que os usuários poderão decidir se querem smartphones equipados com o HarmonyOS 4.3 ou se eles vão querer um HarmonyOS Next. Nas lojas da Huawei, ambas opções disponíveis contam com diferentes números de SKU.
Embora o sistema HarmonyOS conte com uma participação de mercado que fica na frente da Apple na China, o Android ainda segue como um líder principal, com 68%, enquanto o SO da Huawei e da Apple possuem 17% e 16%, respectivamente.
No cenário Global, a Huawei tem apenas 4% de participação, enquanto o iOS segue com 16% e o Android com 80%. Aproveite também para conferir outras novidades sobre a Huawei
Comentários