Tech 14 Out
Após conseguir realizar a proeza de retornar o propulsor da Starship à Terra em outubro, a SpaceX anunciou hoje que completou a sua primeira constelação de satélites para fornecer internet para celulares. A novidade foi revelada pela conta oficial de Elon Musk no X, antigo Twitter.
A constelação foi completada com o lançamento de 20 novos satélites da Starlink na órbita baixa do planeta com o foguete Falcon 9 ontem, 4 de dezembro, às 22h05 na Costa Leste dos Estados Unidos. Destes, 13 satélites são exclusivos para fornecimento de internet para telefones celulares.
Além disso, a missão também contou com o retorno do primeiro estágio da Falcon 9 ao drone-navio "Of Course I Still Love You" no Oceano Pacífico 8 minutos após a decolagem.
The first Starlink satellite direct to cell phone constellation is now complete.
— Elon Musk (@elonmusk) December 5, 2024
This will enable unmodified cellphones to have Internet connectivity in remote areas.
Bandwidth per beam is only ~10Mb, but future constellations will be much more capable. https://t.co/wJHMGEzzE4
Elon Musk escreveu o seguinte na sua publicação no X:
A primeira constelação de satélites Starlink para conexão direta a telefones celulares está concluída. Isso permitirá que telefones não modificados tenham conectividade com a Internet, mesmo em áreas remotas.
A constelação tem capacidade de fornecer internet com velocidade de cerca de 10 Mb, mas ela deve aumentar com o lançamento de mais satélites no futuro. No total, a Starlink tem 6.799 satélites, dos quais 330 podem fornecer internet diretamente para celulares em todo o mundo.
A ideia é usar os satélites para eliminar as chamadas "zonas mortas", onde não há cobertura móvel, o que pode ser essencial em emergências, como já foi provado por centenas de pessoas salvas por serviços de SOS via satélite.
Comentários