Apple 09 Jan
Atualização (19/01/25): WM
Depois de 3 anos, a Apple deve finalmente atualizar sua linha iPhone SE no próximo mês de março, e as mudanças são tão profundas que o aparelho pode ser chamado de iPhone 16e em vez de seguir como uma nova geração da família SE. Agora, novas informações divulgadas pelo analista Mark Gurman em sua coluna semanal PowerOn no Bloomberg dão mais indicativos do que podemos esperar para as vendas do novo celular.
Em contato com responsáveis pela logística de lojas da Apple nos Estados Unidos, Gurman descobriu que a maioria delas tem "pouco ou nenhum estoque" do atual iPhone SE, sendo necessário que os interessados comprem online para receber em sua casa dentro de alguns dias. Isso não apenas indica que uma nova geração está prestes a chegar, como também que a atual não será mantida à venda, sendo descontinuada assim que um sucessor for apresentado.
Isso é importante pois havia a expectativa de que o atual iPhone SE (2022) seguiria disponível para usuários por um preço ainda mais baixo do que o cobrado no momento, buscando entregar uma opção ainda muito potente de smartphone da Apple para quem quer algo mais compacto e barato. Com sua remoção da Apple Store, todo o portfólio da marca terá finalmente apenas modelos com tela OLED e design mais moderno sem botão Home.
O novo iPhone SE — ou iPhone 16e — marcará também o início de uma nova era para a Apple, já que será o primeiro com chip proprietário para conectividade 5G, iniciando uma transição para total independência da Qualcomm até 2027. Ele também será responsável por levar o Apple Intelligence a mais usuários pelo seu preço mais baixo que o iPhone 16, tendo cortes especialmente na tela e no sistema de câmeras para reduzir seu custo final.
Ainda não há uma data concreta para o anúncio do novo iPhone SE, mas os relatos apontam que ele chegará entre os meses de março e abril, servindo como uma forma da Apple melhorar suas vendas de celulares antes da chegada da linha iPhone 17.
Matéria original (10/01/25)
Em nova postagem compartilhada por meio da rede social Weibo, o Digital Chat Station confirmou uma série de informações sobre o novo iPhone SE 4, que também pode ser chamado de iPhone 16e.
Conforme o vazador, o aparelho deve ter tela OLED maior de 6,06 polegadas, que entrega resolução FHD+ e taxa de atualização limitada a 60 Hz. Além disso, esse painel também deve ter um entalhe "tradicional" para acomodar os sensores do Face ID.
Ou seja, na prática, o iPhone 16e será muito mais parecido com o iPhone 14 padrão do que com o atual modelo iPhone 16.
Em termos de poder de processamento, o iPhone SE 4/16e usará o chipset Apple A18 Bionic e provavelmente ele deve trabalhar com variantes que começam em 128 GB de armazenamento interno.
Na construção, o iPhone 16e será feito em alumínio e terá certificação IP para proteção contra água e poeira, enquanto o modem 5G será o primeiro produzido pela própria Apple.
Também é esperado que o aparelho tenha câmera traseira única de 48 MP e saia da caixa com iOS 18.4.
Contudo, como a Apple não comentou o assunto, salientamos que esse tipo de informação ainda permanece no campo dos rumores.
A previsão de lançamento para o iPhone 16e é para o fim do primeiro trimestre (março).
Comentários