Software 09 Jan
A AMD detonou a Intel com várias críticas durante uma entrevista concedida ao Tom's Hardware durante a CES 2025. Dentre as falas, Frank Azor, arquiteto-chefe de soluções de jogos da AMD, disse que "o chip horrível da Intel" causou uma demanda sem precedentes de Ryzen 7 9800X3D no mercado.
Nas palavras de Frank Azor:
Sabíamos que construímos um grande produto. Não sabíamos que a concorrente [Intel] havia construído um horrível. Portanto, a demanda tem sido um pouco maior do que prevíamos.
Na fala, Azor se refere aos chips da série Arrow Lake-S da Intel, que chegaram ao mercado com desempenho decepcionante, embora tenham sido anunciados como chips que "abalariam o mercado". A Intel foi duramente criticada por apresentar testes que não condiziam com a performance real de suas CPUs.
Em resposta, a Intel lançou uma atualização de firmware com o microcódigo 0x114 para seus chips , mas o efeito foi o inverso do esperado: o desempenho piorou. O resultado é que os chipsets da Intel ficaram encalhados nas prateleiras, enquanto os da AMD estão com demanda acima do normal.
David McAfee, executivo da AMD, disse que a empresa está aumentando a sua capacidade de fabricação para tentar suprir a demanda:
Temos aumentado nossa capacidade de fabricação, ou a produção mensal e trimestral de peças X3D, ponto final,para a [série] 7000 e 9000X3D. É uma loucura o quanto aumentamos em relação ao que estávamos planejando. Eu diria que a demanda que vimos para o 9800X3D e o 7800X3D foi sem precedentes. Portanto, a demanda tem sido maior do que nunca.
Jim Johnson, vice-presidente corporativo e gerente geral de engenharia de clientes da Intel, disse que o foco da empresa continuará sendo a série Arrow Lake e que "não falará sobre produtos não-anunciados."
O próximo grande evento da Intel será o Vision 2025, agendado para 31 de março deste ano.
Comentários