
05 Março 2025
06 de março de 2025 13
Apresentado globalmente na MWC 2025, o Xiaomi 15 Ultra é o mais novo topo de linha da fabricante chinesa e promete ser um forte concorrente de outros flagships.
Inclusive, o TudoCelular já teve acesso a uma unidade e nós testamos esse aparelho que traz plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Elite, design premium e um conjunto fotográfico de respeito.
Quer saber mais? Então rola a página para baixo e veja todos os detalhes em texto.
O Xiaomi 15 Ultra é um smartphone verdadeiramente topo de linha e isso fica evidente na sua construção e design.
Em termos visuais, temos aqui a mesma abordagem da geração passada. Ou seja, com um grande módulo de câmeras circular na traseira, que traz um aro vermelho para dar destaque.
O modelo ao qual o TudoCelular teve acesso tem traseira preta em fibra de vidro fosco, algo ideal para evitar qualquer tipo de problema com marcas de dedo.
Um detalhe interessante é que a tela e o painel traseiro são curvados nos quatro lados e há laterais planas para ajudar na pegada de um smartphone, que é grande por natureza.
Em termos de construção, temos aqui estrutura em alumínio e o módulo de câmeras, que sempre fica mais exposto, é protegido por vidro Corning Gorilla Glass 7i.
Na lateral direita, temos os botões de volume e energia, na parte inferior há saída de som com porta USB-C e gaveta para chip de operadora, além de microfone.
Na parte frontal, há bordas bem finas ao redor da tela e um furo centralizado para a câmera de selfies. O peso total é de 226 gramas e segurar o aparelho não é uma tarefa muito difícil, mas quem tem mãos menores talvez possa enfrentar algum desafio por aqui.
Para proteção contra água e poeira digna de um celular topo de linha, o Xiaomi 15 Ultra tem certificação IP68.
Na caixa, a fabricante chinesa manda o smartphone, cabo de carregamento, chave de remoção da gaveta de chip e manuais.
Infelizmente, não há carregador. Mas, pelo menos, temos uma capa protetora transparente no conjunto para que o usuário não precise ficar procurando por esse acessório.
O Xiaomi 15 Ultra oferece um painel AMOLED de 6,73 polegadas. Ele tem resolução WQHD+ e suporte para taxa de atualização que varia entre 1 e 120 Hz, uma vez que estamos falando de um painel LTPO.
O brilho máximo prometido pela fabricante é de 3.200 nits em pico, algo mais do que suficiente para ver conteúdo em locais bem iluminados ou até mesmo fora de casa sob luz solar.
Esse display também tem certificação Dolby Vision, suporte para HDR10 Plus e a boa experiência multimídia é garantida pelo som estéreo.
Em testes iniciais, é possível destacar que o som é alto e traz boa calibração entre médios e agudos, mantendo também um grave sutil e perceptível.
O leitor de digitais ultrassônico está localizado sob a tela e ele é bem ágil para reconhecer o dedo do usuário.
Agora, quando a gente fala sobre poder de processamento, temos no Xiaomi 15 Ultra a plataforma Qualcomm Snapdragon 8 Elite. No modelo oferecido pela Xiaomi ao TudoCelular, temos 16 GB de RAM e 512 GB de armazenamento interno.
Na prática, esse chipset é capaz de rodar tudo disponível na Play Store, indo desde aplicativos e redes sociais a até games mais pesados com extras gráficos ativados.
Inclusive, a Xiaomi destaca o sistema 3D Dual-Channel IceLoop de arrefecimento para que ele garanta temperaturas estáveis durante o uso mais pesado.
Em conectividade, há 5G, Wi-Fi 7, Bluetooth 6.0 e NFC para pagamentos por aproximação com a Carteira do Google. Isso sem falar que há infravermelho para você controlar sua Smart TV e outros dispositivos domésticos.
Ou seja, um conjunto bem completinho.
Entretanto, o que certamente deixou muita gente desanimada é a bateria menor do modelo global.
Isso porque o Xiaomi 15 Ultra chinês tem 6.000 mAh de capacidade e esse modelo aqui sai da caixa com 5.410 mAh.
No carregamento rápido, temos suporte para carga com fio de 90W e sem fio de 80W.
Em nossos testes iniciais, foi possível atestar que a autonomia do Xiaomi 15 Ultra é relativamente boa, mas só teremos dados mais concretos na nossa análise completa.
O Xiaomi 15 Ultra foi lançado com Android 15 rodando sob a interface HyperOS, que agora está carregada de recursos de Inteligência Artificial fornecidos pelo Google Gemini.
Ou seja, algo pensado para concorrer diretamente com a linha Galaxy S25, iPhone 16 e Honor Magic 7 Pro.
No sistema, temos recursos como o AI Dynamic Wallpaper para criar papéis de parede facilmente, escrita com IA para auxiliar em textos ou até mesmo resumir artigos e o já muito famoso circule para pesquisar.
Você também pode usar a IA para converter gravações de fala em texto, fazer traduções e habilitar o Interprete para tradução em tempo real em chamadas telefônicas ou reuniões online.
No software ainda é possível remover objetos indesejados de fotos, usar o Gemini Live como assistente de voz e até mesmo gerar imagens com ele.
Em suma, é o pacote completo do Google para você usar no dia a dia, sendo que o HyperOS flui muito bem na abertura de aplicativos e traz animações ricas.
Isso sem falar da alta capacidade de personalização, algo que já é característico desse software.
O Xiaomi 15 Ultra tem sensor principal de 50 MP, com estabilização óptica de imagem (OIS), ultrawide de 50 MP e telefoto flutuante de 50 MP para zoom óptico de 3 vezes, sendo que também há estabilização óptica (OIS).
Já a lente periscópio tem mais 200 MP, traz estabilização óptica (OIS) e suporte para zoom de até 4,2 vezes na modalidade óptica e de até 120 vezes no zoom digital.
Usando a câmera principal, temos boa calibração de cores com tons naturais e sem muito excesso de saturação. Os detalhes são perceptíveis, o foco é ágil e, mesmo em ambientes mais desafiadores - como em dias nublados - você não tem perda de qualidade.
O sensor ultrawide consegue manter uma boa consistência em relação ao principal graças ao uso da mesma resolução, mas é claro que você deve notar alguma distorção nas bordas.
Ou seja, algo comum neste tipo de câmera. Já a lente telefoto com zoom óptico de 3 vezes funciona bem, apresentando uma boa uniformidade de cores e sem perder detalhes.
A estabilização auxilia muito a evitar os tremidos naturais e, conforme você vai aumentando o zoom com a lente periscópio de 200 MP, é possível ter boas fotos.
Claro que, a partir do momento em que a aproximação sai da óptica e começa a ser puramente digital - a depender da estabilização - você pode ter fotos menos estáveis e com perda de detalhes.
Em cenários escuros, internos ou fotos noturnas, o Xiaomi 15 Ultra consegue obter bons resultados com o sensor principal, evitando "estouros" em pontos de luz ou aquele céu exageradamente exposto.
O modo noturno e o pós-processamento atuam bem, garantindo cores uniformes, mas é claro que aumentar o zoom pode resultar em fotos borradas ou com qualidade inferior.
Inclusive, o modo de captura rápida para esportes ajuda muito em fotos de objetos em movimento.
Em selfies, o sensor frontal de 32 MP dá conta do recado, garantindo boas fotos para redes sociais sem exagerar na suavização de pele.
A gravadora permite vídeos em até 8K a 30 fps e você pode usar o modo cinematográfico de 4K a 120 fps, enquanto que também há modo de 4K a 60 fps com registro de 10 bits em todas as distâncias focais.
Lançado na Europa por 1.499 euros, o Xiaomi 15 Ultra não tem previsão para chegar ao Brasil. Ainda assim, o seu preço convertido para o real fica na faixa dos R$ 9.150.
Você também pode comprar um kit de fotografia, que traz um novo botão de obturador, suporte para polegar, bateria interna de 2.000 mAh e resistência à água. O acessório custa aproximadamente R$ 1.215.
Agora, falando mais sobre o smartphone em si, podemos dizer que o Xiaomi 15 Ultra é um ótimo smartphone topo de linha. Temos aqui um design e acabamento premium, plataforma de última geração da Qualcomm e um excelente conjunto fotográfico.
Isso sem falar da tela de boa qualidade e dos recursos de Inteligência Artificial integrados ao software.
Contudo, a bateria menor no mercado global é algo que pode desanimar um pouco. O fato dele não ser vendido oficialmente no Brasil também é um grande "balde de água fria" em quem deseja ter uma opção topo de linha Android para além do catálogo da Samsung.
De toda forma, torcemos para que os demais modelos da linha Xiaomi 15 sejam vendidos oficialmente no Brasil.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários