LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Governo Trump acelera investigação contra monopólio da Microsoft

13 de março de 2025 5

A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) continua avançando em uma grande investigação antitruste contra a Microsoft, que foi iniciada no governo Biden. Ou seja, mesmo com a troca de comando na Casa Branca, o órgão mantém o objetivo de mover a ação contra a empresa de Redmond.

Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, o novo presidente da FTC, Andrew Ferguson, se mostra pessoalmente interessado em continuar com as ações anti monopólio contra as big techs, mesmo com as empresas se aproximando e apoiando o governo de Donald Trump.

No caso da Microsoft, os técnicos da FTC enviaram um documento solicitando um "grande volume de dados" sobre a atuação da empresa no segmento de data centers e Inteligência Artificial.

Imagem/reprodução: acervoTC. A investigação da FTC se concentra em um suposto monopólio da Microsoft em seus serviços de nuvem.

Conforme pessoas que possuem acesso aos bastidores da FTC, o órgão quer saber como a Microsoft licencia seus produtos de software, principalmente de computação em nuvem.

Isso porque diversos concorrentes acusam a empresa de conduta abusiva nos termos de licenciamento, combinando nuvem com o pacote Office e soluções de segurança.

A FTC está examinando alegações de que a Microsoft está potencialmente abusando do seu poder de mercado em software de produtividade, como a imposição de termos de licenciamento punitivos para impedir que os clientes mudem do seu serviço de nuvem Azure para plataformas rivais.

Já no segmento de Inteligência Artificial, a FTC quer todos os detalhes do investimento da Microsoft na OpenAI, uma vez que a empresa pode ter deixado de criar soluções proprietárias para apostar no ChatGPT.

Ou seja, eliminando um serviço concorrente em potencial. Procurada para comentar o assunto, a empresa apenas disse que está "colaborando com a agência".

Por outro lado, a FTC não se posicionou.

Veja mais


5

Comentários

Governo Trump acelera investigação contra monopólio da Microsoft
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2