LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel e governo do RJ devem debater combate a operadoras clandestinas

13 de março de 2025 2

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) agendou uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro (RJ) para debater o combate contra operadoras clandestinas que tem atuado no estado. As tratativas devem acontecer no dia 26 de março.

Segundo membros do governo estadual, a situação tem preocupado muito, uma vez que diversas empresas com ligação a facções criminosas tem vendido planos de internet em áreas dominadas pelo tráfico ou milícia.

Em alguns casos, os criminosos chegam a remover o cabeamento das operadoras regulares para "monopolizar" a prestação de serviços, principalmente na área central da capital, zona norte e cidades da baixada.

Imagem/reprodução: criminosos tem derrubado cabos de conexão para impedir que operadoras regulares forneçam sinal em bairros controlados pelo tráfico ou milícia no RJ.

Diante do cenário cada vez mais desafiador, o governo do RJ cobra que a Anatel adote uma postura mais combativa para rastrear o sinal das operadoras clandestinas e fazer o bloqueio.

Além disso, a Anatel também tem poder para impedir que novas empresas de telecomunicações possam ser criadas e depois associadas aos criminosos.

Conforme informações da CBN Rio, a exploração de internet tem rendido até R$ 7 milhões mensais para a milícia que domina o Itanhangá.

Já no Complexo de Israel e em bairros próximos, a operadora Claro deixou de prestar assistência aos seus clientes por motivos de segurança.

Essa tem sido a mensagem padrão da empresa:

A sua região enfrenta problemas de segurança pública e, por medida preventiva, as equipes técnicas estão impossibilitadas de entrar na região e prestar qualquer atendimento no local em razão de ameaças físicas aos técnicos. Por isso, informamos que essa situação foge ao controle da empresa e reiteramos que, no momento, não há previsão para a normalização.

Apesar do problema ser mais conhecido no Rio de Janeiro, na última semana a Polícia Civil do Ceará realizou a “Operação Strike” para impedir que o Comando Vermelho estabelecesse a "CVNet" em Fortaleza.

Ou seja, o problema pode acabar se tornando nacional e a intervenção da Anatel será extremamente importante para distinguir operadoras legítimas das controladas pelo tráfico.

Veja mais


2

Comentários

Anatel e governo do RJ devem debater combate a operadoras clandestinas
  • Anatel já disse que isso é problema de segurança pública.

      • De fato, não adianta querer terceirizar a responsabilidade, esse tipo de prática é consequência das associações criminosas, antes restritas às favelas e periferias, agora estão se enveredando tbm até em áreas mais centrais. Em Fortaleza e região metropolitana mesmo, o negócio já tá ficando sinistro.

        Android

        Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

        Android

        Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

        Especiais

        Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

        Software

        Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2