LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

BYD lança supercarregador que oferece 400 km de autonomia em apenas 5 minutos

19 de março de 2025 12

Ainda na última segunda-feira (17), a fabricante chinesa de carros elétricos BYD apresentou ao mundo seu novo sistema de carregamento ultrarrápido, Super e-Plataform. A promessa é recarregar a bateria completa do veículo em apenas 5 minutos.

Com potência de carregamento de 1 megawatt (1.000 kW), a novidade deve acabar com um dos maiores dilemas dos carros elétricos atualmente: o tempo de carregamento. Para Wang Chunfau, presidente e CEO da BYD, a intenção da montadora é tornar o carregamento dos veículos tão rápido e conveniente quanto abastecer um carro a gasolina.

Com o novo sistema de carregamento, a promessa é completar a bateria do veículo em apenas 5 minutos - Imagem: reprodução

Apenas para fins de comparação, o tempo divulgado pela BYD diminui em dois terços o tempo de carregamento de um Supercharger da Tesla, que até então é o carregador de veículos elétricos mais rápido disponível no mercado, capaz de recarregar um veículo em 15 minutos.

O Super e-Plataform tem velocidade de carregamento máxima de 2 km por segundo, sendo a mais rápida para veículos de passageiro com produção em massa. Unido a capacidade da bateria dos próprios veículos, é possível atingir uma autonomia de 400 km.

Novos Han L e Tang L - Imagem: reprodução

Mas a tecnologia não tem compatibilidade retroativa. Por ora, a inovação está limitada aos novos lançamentos da marca Han L e Tang L (no Brasil, Tan), que já estão disponíveis em pré-venda para o mercado chinês. Os modelos chegam ao mercado asiático em abril com motores de 580 kW capazes de atingir 305 km/h, com aceleração de 0 a 100 km em 2,7 segundos.

Os novos veículos passaram por adaptações em seus componentes elétricos para suportar a carga: bateria, motor, sistema de alimentação, ar-condicionado e outros sistemas foram elevados para suportar mil volts.

Os modelos ainda carregam um novo motor de 30.000 RPM e novos chips de potência de carbeto de silício (SiC) – os primeiros do tipo a equiparem a categoria automotiva em produção em massa, com a maior tensão nominal do setor (1.500 V).

"Esse novo motor não apenas aumenta significativamente a velocidade do veículo, mas também reduz drasticamente o peso e o tamanho em relação aos outros motores, elevando a densidade de potência”, declarou Luo Hongbin, Vice-Presidente Sênior da BYD.

Novo BYD Han L - Imagem: reprodução

Ainda segundo a BYD, uma nova tecnologia de bateria também foi desenvolvida. A unidade traz novos canais ultrarrápidos para transporte de íons, ligando os polos positivo e negativo com uma resistência interna 50% menor. A corrente de carregamento chega na casa dos mil amperes e a taxa de carregamento alcança 10C. O componente ainda traz suporte a tensão (1.000 V) e corrente (1.000 A) ultra altos.

Com tudo isso, o novo Han L, equipado com a bateria de carregamento ultrarrápido, pode alcançar 400 km de autonomia com apenas 5 minutos de carregamento. Em comparação, um carro a combustão costuma levar de 5 e 8 minutos para abastecer.

Nova estação de carregamento da BYD - Imagem: reprodução

Mas não são apenas os carros que passaram por adaptações. Para completar o ecossistema, as estações de recarga também precisam atingir padrões mais elevados. A BYD desenvolveu o primeiro terminal de carregamento de Megawatt ultrarrápido com resfriamento líquido do mundo, com capacidade máxima de saída de 1.360 kW.

O planejamento é que 4 mil estações de carregamento do tipo sejam distribuídas pela China no futuro. Para o Brasil, ainda não temos notícias de quando e se a tecnologia chegará por aqui – mas por um lado, as expectativas não são tão ruins.

A tecnologia da empresa para carregamento com duas pistolas promete transformar instantaneamente os postos de super-recarga existentes em postos de carregamento ultrarrápidos; da mesma forma como deve transformar os postos de carregamento rápido em postos de super-recarga.

Tecnologia de duas pistolas da Byd promete transformar os pontos de carregamento - Imagem: reprodução

Por outro lado, alguns fatores extras também são necessários. Para Cassio Pagliarini, da Bright Consulting – empresa especializada em mobilidade –, em resposta ao Estadão, além da adaptação dos novos veículos, é preciso pensar na infraestrutura necessária para suportar o novo modelo de carregamento. Os disponíveis hoje não estariam preparados para a nova tecnologia.

“Em primeiro lugar, a velocidade do carregamento depende não só do veículo, mas do ponto do carregamento também. Além da infraestrutura, é necessário pensar na transmissão dessa energia”, afirma Pagliarini. Para ele, embora os prédios tenham condição de receber a carga, é necessário pensar não somente no edifício, mas em toda a região ao redor, levando em consideração quantos pontos usarão a nova tecnologia.

Ainda de acordo com o especialista, a tecnologia não deve ser implementada para todos nos próximos 5 anos. “Se você pegar os veículos mais sofisticados e caros, então sim, seria vantajoso. Porém, é para uma minoria de veículos que estão habilitados, e somente veículo premium.”, completa.

Veja também


12

Comentários

BYD lança supercarregador que oferece 400 km de autonomia em apenas 5 minutos
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Software

Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2