LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

União Europeia deve permitir que Apple lance iPhone sem porta USB-C

20 de março de 2025 16

A União Europeia não irá criar obstáculos para a Apple caso a empresa decida lançar um iPhone sem porta USB-C. A informação foi confirmada por uma representante do bloco após rumores indicarem que a empresa de Cupertino chegou a desenvolver um iPhone 17 Air sem qualquer conexão física.

Conforme explica Federica Miccoli, assessora de imprensa da Comissão Europeia, a Apple só seria impedida de vender iPhones na Europa se resolvesse voltar ao padrão Lightning.

Além disso, ela explicou que a Comissão tem trabalhado para "harmonizar" todas as soluções de carregamento sem fio para permitir que um mesmo carregador possa ser usado universalmente.

Imagem/reprodução: iPhone. A Apple cogitou lançar iPhones sem porta USB-C, mas recuou com medo da União Europeia vetar a ideia.

Miccoli disse que as regras para carregamento sem fio devem ser publicadas em breve, mas, como a Apple já tem o MagSafe e ele é compatível com o padrão Qi2, a empresa tem "caminho livre" para um iPhone sem USB-C.

A Comissão promoverá a harmonização dos carregamentos sem fios [...] a fim de evitar uma futura fragmentação do mercado interno e quaisquer efeitos negativos para os consumidores e para o ambiente.

Ou seja, a ideia do bloco é seguir algo que aconteceu com o USB-C, que se tornou o padrão obrigatório e universal na Europa.

A Comissão acompanhará a evolução de todos os tipos de tecnologias de carregamento sem fio (não apenas indutivas), em especial a evolução do mercado, a penetração no mercado, a fragmentação do mercado, o desempenho tecnológico, a interoperabilidade, a eficiência energética e o desempenho de carregamento.

Por enquanto, não há prazo para que a União Europeia defina o padrão de carregamento sem fio, mas as declarações da assessora podem incentivar a Apple a lançar um iPhone 18 Air com suporte apenas para recarga sem fio.

Veja mais

O Apple iPhone 16e está disponível na Amazon por R$ 3.999. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 40 ofertas clique aqui.
(atualizado em 27 de abril de 2025, às 02:58)

16

Comentários

União Europeia deve permitir que Apple lance iPhone sem porta USB-C
  • Ninguém está se importando pro real problema de carregamento sem fio: o vAlor gerado! Caramba, moramos no Brasil, vocês tem ideia do quanto isso danifica a bateria?

      • Se conseguir fazer o carregamento sem fio passar dados também está de boa, vai da mesmo. Mas sem permitir passagem de dados aí vai ficar ruim, sei que muitas transferências estão sendo feitas ao encostar um iPhone no outro e com o wifi 7 pode ser mais rápido que com fio. Assim deixará o celular com maior resistência agua

          • Abandonar o USB tem algumas desvantagens:
            Carregamento com cabo é mais rápido e eficiente
            Muita gente usa o celular enquanto carrega, e isso é mais prático com cabo USB
            Alguns aparelhos tem funções extras como USB 3.0 pra transferir arquivos mais rapido, saída de vídeo, e em qlq Android da pra colocar um hub USB com leitor de cartões, entrada ethernet, e outros usos variados.
            Acho q a Apple vai deixar o iPhone Air como versão capada, e manter o USB no iPhone PRO. E acho q eventualmente vão descontinuar a versão padrão do iPhone

              • É só questão de tempo até essas questões de velocidade se resolverem

                O maior empecilho mesmo seria usar o celular enquanto carrega, mas nada que uma boa autonomia não resolva

                Além disso, esse seria um modelo piloto, pra ver como que ia se sair no uso

                E sobre o hub usb e afins, isso é bem nichado, quem valoriza isso com certeza iria optar por uma versão com entrada usb

                • Acho difícil as fabricantes android abandonarem o USB-c pois eles tem carruagem tos ultra rápidos como o moto edge 59 que vai de 0-100% e 20 minutos, o carregamento sem fio não consegue essa vecidade, o magasafe é só marketing, inútil e demora para recarregar.

                    • Podem falar o que for, mas a porcaria da Apple dita as tendências: telas touch, fim da entrada P2, etc... Podem escrever, o próximo passo de todas as marcas será remover o USB-C, o carregamento será por indução, quero saber como será a conexão com outros dispositivos, PC, Multimídia do carro, etc...

                        • Apple com certeza dita várias tendências, mas já teve coisas q não pegaram, eles fizeram propaganda contra tela grande, e acabaram cedendo, depois a Xiaomi lançou o Mi Mix com bordas finas, e a Apple cedeu e abandonou o botão home. Apple lançou o touch sensível a pressão, e isso nunca pegou nos androids.
                          Acho q o iPhone talvez siga o q a Apple faz no MacBook Air, que tem bem menos entradas USB do que o MacBook PRO. No caso do iPhone vai de uma no PRO pra nenhuma no Air

                            • Faz tempo que não precisa mais do cabo USB pra transferir arquivos entre celular ou PC, o Windows já tem yma grande integração com Android e IPhone, tem o QuickShare, Airdrop.

                                • Para arquivos grandes o cabo USB C é de longe a melhor opção, por ser mais rápido e mais estável.

                                    • Sim, por cabo (conexão guiada), sempre vai ser mais rápido e estável, mas nada que as próximas gerações de wi-fi não resolvam, aliás o wi-fi 7 já é bem competente pra isso, só falta melhorar a integração de dispositivos na rede local entre o pc e o próprio android (sem precisar de outros apps como o link to windows)

                                        • Nós celulares USB 3.0 o cabo é mais rapido, nos 2.0, que são a maioria, é mais rápido sem fio. Só tem q melhorar as limitações, no quick share por exemplo não passa arquivos de mais de 5gb. E um vídeo 4k60@ passa disso em poucos minutos

                                        • Acho que só o carregamento de gadgets será por indução.

                                          • Tomara que não vire tendência

                                            • O pix caiu

                                                • Ela lançou a idéia de smartphones sem entrada P2, afirmando que era para deixar mais finos.
                                                  Agora parece que vai ser a vez de smartphones sem entrada USB, e recarregar a bateria usando somente carregamento sem fio.

                                                    Android

                                                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                    Android

                                                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                    Especiais

                                                    Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                    Software

                                                    Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2