
Economia e mercado 19 Mar
A União Europeia não irá criar obstáculos para a Apple caso a empresa decida lançar um iPhone sem porta USB-C. A informação foi confirmada por uma representante do bloco após rumores indicarem que a empresa de Cupertino chegou a desenvolver um iPhone 17 Air sem qualquer conexão física.
Conforme explica Federica Miccoli, assessora de imprensa da Comissão Europeia, a Apple só seria impedida de vender iPhones na Europa se resolvesse voltar ao padrão Lightning.
Além disso, ela explicou que a Comissão tem trabalhado para "harmonizar" todas as soluções de carregamento sem fio para permitir que um mesmo carregador possa ser usado universalmente.
Miccoli disse que as regras para carregamento sem fio devem ser publicadas em breve, mas, como a Apple já tem o MagSafe e ele é compatível com o padrão Qi2, a empresa tem "caminho livre" para um iPhone sem USB-C.
A Comissão promoverá a harmonização dos carregamentos sem fios [...] a fim de evitar uma futura fragmentação do mercado interno e quaisquer efeitos negativos para os consumidores e para o ambiente.
Ou seja, a ideia do bloco é seguir algo que aconteceu com o USB-C, que se tornou o padrão obrigatório e universal na Europa.
A Comissão acompanhará a evolução de todos os tipos de tecnologias de carregamento sem fio (não apenas indutivas), em especial a evolução do mercado, a penetração no mercado, a fragmentação do mercado, o desempenho tecnológico, a interoperabilidade, a eficiência energética e o desempenho de carregamento.
Por enquanto, não há prazo para que a União Europeia defina o padrão de carregamento sem fio, mas as declarações da assessora podem incentivar a Apple a lançar um iPhone 18 Air com suporte apenas para recarga sem fio.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários