
Rumores 16 Jun
16 de junho de 2025 14
Atualização (16/06/2025 às 13h15) — RD
Diferente do que havia sido especulado no passado, a Qualcomm deve realmente lançar um Snapdragon 8s Gen 5 como uma alternativa de chip mais acessível para smartphones premium, conforme aponta um novo rumor. Ao que parece, a solução teria um número de modelo diferente do esperado e contaria com algumas das tecnologias do mais avançado Snapdragon 8 Elite Gen 2, mas traria foco na eficiência e no preço reduzido ao oferecer desempenho mais próximo do 8 Elite original.
As informações atualizadas chegam pelo próprio leaker Digital Chat Station, que havia indicado que não veríamos um 8s Gen 5, e sinalizam uma reformulação interessante da linha da Qualcomm. De acordo com o informante, em vez do código SM8835, como esperado, o novo processador premium acessível adotaria o número SM8845, praticamente "pulando uma geração" para ficar melhor alinhado ao 8 Elite Gen 2, de número SM8850.
A gigante pode ter bons motivos para realizar a mudança, já que o componente adotaria boa parte dos recursos do "irmão" mais poderoso, incluindo os núcleos Oryon e a nova litografia N3P da classe de 3 nm da TSMC, sucessora da N3E empregada no Snapdragon 8 Elite de primeira geração.
Mesmo com os ajustes, Digital Chat Station aponta que a proposta seria similar à das gerações anteriores: o suposto Snapdragon 8s Gen 5 focaria na eficiência energética e no preço mais baixo ao oferecer um nível de desempenho mais próximo ao do 8 Elite. O informante ainda não sabe dizer se há como extrair melhor performance do chip.
A vantagem dessa abordagem, como indicado, é que teríamos smartphones que ainda seriam potentes, mas com bateria de maior duração até em comparação aos tops de linha atuais. Para assegurar isso, o leaker sugere que as fabricantes estariam adotando células de energia com grandes capacidades.
Independente de quais sejam os planos da Qualcomm, não deve demorar muito para descobrirmos o que a marca está preparando — o rumor sugere que a estreia ocorrerá no fim de 2025, com os primeiros aparelhos equipados com a novidade também chegando neste ano. Mais detalhes devem ser vazados até lá.
Texto original
A Qualcomm pode mudar a sua estratégia no mercado de chips para o ano que vem. Segundo o informante Digital Chat Station, a fabricante não planeja lançar o Snapdragon 8s Gen 5 em 2026.
Caso essa informação esteja correta, a Qualcomm quebraria a tendência dos últimos dois anos em que variantes “s” de seus chipsets top de linha foram utilizadas em celulares mais acessíveis.
No mês passado, o Snapdragon 8s Gen 4 foi lançado como uma alternativa acessível ao Snapdragon 8 Elite. Ele possui código interno SM8735 e algo parecido ocorreu com o Snapdragon 8s Gen 3 (SM8635) no ano passado, mas isso não deve ocorrer em 2026.
Em uma postagem na rede social chinesa Weibo, Digital Chat Station diz que a Qualcomm não possui nenhum chip com o código SM8835 em desenvolvimento. Isso sugere que a fabricante pode pular o Snapdragon 8s Gen 5 e focar no Snapdragon 8 Elite 2 (SM8850).
Sem o Snapdragon 8s Gen 5, os celulares apelidados “subflagships”, que são acima dos intermediários, mas um degrau abaixo dos flagships, podem utilizar processadores top de linha de anos anteriores.
Porém, Digital Chat Station diz que muitos dispositivos serão forçados a utilizarem o Snapdragon 8 Elite. Por mais que o chip possa ficar mais barato com o tempo, ele deve se manter mais caro que as variantes “s” dos SoCs.
Ainda não é claro o momento para a Qualcomm desistir da linha de processadores acessíveis m 2026. Na ausência do Snapdragon 8s Gen 5, as fabricantes terão que adotar opções antigas ou gastarem mais no Snapdragon 8 Elite.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários