
Economia e mercado 26 Mai
Após o presidente Donald Trump ameaçar impor uma tarifa padrão de 25% para todos os iPhones produzidos fora dos Estados Unidos, analistas de mercado acreditam que isso ainda não será o suficiente para fazer a Apple desistir dos planos de mover a sua produção para a Índia.
Em relatório divulgado nesta semana, Ming-Chi Kuo disse que Tim Cook, CEO da Apple, prefere pagar a tarifa de 25% do que realocar suas operações para dentro dos EUA.
Em termos de lucratividade, é muito melhor para a Apple sofrer o impacto de uma tarifa de 25% sobre os iPhones vendidos no mercado dos EUA do que mover as linhas de montagem do iPhone de volta para os EUA.
Kuo disse que os principais fornecedores de peças para o iPhone estão na Ásia e a cadeia de produção funciona de forma extremamente eficiente, algo que seria "impossível" de ser replicado nos Estados Unidos.
Isso porque mover toda essa linha de produção, incluindo fabricantes de peças, tornaria o investimento extremamente caro, para não dizer inviável.
Outro grande problema é o tempo, uma vez que a Apple teria um prazo muito curto para construir novas fábricas e treinar mão de obra norte-americana "do zero".
Diante desse cenário nada animador, Cook e os principais executivos da Apple já assumem internamente que a tarifa de 25% é inevitável e que isso certamente será repassado ao consumidor norte-americano.
De toda forma, mesmo que o preço final suba 25%, o iPhone ainda ficará mais barato que os US$ 3.500 (~R$ 19.847) que seriam cobrados pelo celular produzido 100% nos EUA.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários