
16 Julho 2025
03 de julho de 2025 9
Seja bem-vindo a mais uma edição do Plantão TC e é claro que aqui você fica muito bem informado com tudo o que rolou de mais importante na última semana aqui no TudoCelular.
Nesta edição, vamos destacar o Xiaomi 16 podendo ganhar design "inspirado" no iPhone 17, que também é "inspirado" na linha Google Pixel.
Além disso, tem o lançamento do Galaxy M36 5G e do Motorola Moto G86, além do rumor indicando que os celulares do próximo ano podem ter baterias de até 8.000 mAh.
Em anúncio divulgado na última sexta-feira, a Samsung finalmente oficializou o Galaxy M36 na Índia.
Nesta geração, o aparelho ganhou um novo design traseiro, mas voltou a ter entalhe de gota na tela.
Ele também tem painel AMOLED de 6,7 polegadas, com resolução FHD+ e taxa de atualização de até 120 Hz.
A plataforma é a Samsung Exynos 1380, há câmera principal de 50 MP, frontal de 13 MP e bateria de 5.000 mAh com carregamento de 25W.
Por fim, há Android 15 e One UI 7.0 nativa.
O preço do Galaxy M36 parte de 16.499 rúpias, algo em torno de R$ 1.057. Até o momento, a Samsung Brasil não informou quando o M36 aporta em nosso mercado.
O Motorola Moto G86 5G foi lançado de forma oficial no Brasil na última sexta-feira.
Em termos de especificações, temos tela OLED de 6,67 polegadas com taxa de 120 Hz e resolução FHD Plus, plataforma MediaTek Dimensity 7300 e câmera traseira principal de 50 MP.
Além disso, esse smartphone também entrega sensor ultrawide de 8 MP, frontal de 32 MP, certificação IP69, construção em padrão militar e bateria de 5.200 mAh com carregamento de 30W.
Por fim, há Android 15 nativo e o Moto G86 parte de R$ 2.500 pela versão que tem 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ampliar as obrigações das plataformas digitais no Brasil e declarou a inconstitucionalidade parcial do artigo 19 do Marco Civil da Internet.
Assim, a Suprema Corte definiu que há conteúdos que devem ser removidos proativamente pelas próprias plataformas. Ou seja, não é mais necessário determinação judicial.
Essa medida abrange postagens que contenham apologia ao terrorismo, induzimento ao suicídio, crimes sexuais contra crianças e pornografia infantil, discriminação racial, religiosa ou por orientação sexual, violência contra mulheres, tráfico de pessoas, ataques à democracia e crimes contra o Estado Democrático de Direito.
Para que isso seja cumprido, o STF entendeu que todas as plataformas precisam ter sede ou representante legal no Brasil.
Outro detalhe importante é que as redes passam a ser responsabilizadas após a notificação extrajudicial por conteúdos que configurem crimes ou atos ilícitos. Ou seja, não é mais necessária uma ordem expedida por um juiz, algo que deve acelerar a remoção de postagens prejudiciais.
Por fim, postagens patrocinadas terão responsabilização automática das redes sociais, independente de notificação extrajudicial. Isso porque o STF entendeu que as empresas devem analisar previamente os anúncios para observar se o conteúdo é lícito.
Um novo vazamento divulgado nesta semana revelou que a Apple pode mudar o seu logotipo de lugar na traseira dos iPhone 17 Pro e 17 Pro Max.
Isso porque os smartphones deste ano devem ganhar um novo módulo de câmeras que deve ocupar todo o topo da traseira.
Assim, o logotipo da Apple será deslocado mais para baixo e isso deve fazer todas as fabricantes de capinhas mudarem seus projetos, principalmente daquelas compatíveis com o MagSafe.
Claro que ainda estamos falando de um rumor, mas muitas fabricantes de acessórios paralisaram sua produção até segunda ordem.
Com lançamento previsto para acontecer até o mês de setembro deste ano, a linha Xiaomi 16 pode ganhar um novo integrante nesta geração.
Isso porque o Digital Chat Station revelou que a marca chinesa planeja o lançamento de um novo Xiaomi 16 Pro Mini, que terá tela OLED plana de 6,3 polegadas.
Assim, teremos quatro celulares: Xiaomi 16, Xiaomi 16 Pro, Xiaomi 16 Pro Mini e Xiaomi 16 Ultra.
Um detalhe curioso é que o módulo de câmeras desta geração pode ser semelhante ao da linha iPhone 17 ao ocupar quase um terço do topo do painel traseiro.
O vazador também explica que o Xiaomi 16 Pro Mini deve manter o conjunto fotográfico do modelo Pro tradicional ao entregar sensor principal de 50 MP (OIS), ultrawide e periscópio para zoom aprimorado.
Por outro lado, o Xiaomi 16 Ultra terá como grande novidade a presença de um pequeno display horizontal logo abaixo do módulo de câmeras.
Por fim, toda a linha Xiaomi 16 será alimentada pelo chipset Qualcomm Snapdragon 8 Elite de segunda geração, há variantes com até 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno, além de certificação IP69.
Também devemos esperar baterias de silício-carbono na faixa dos 6.000 mAh e Android 16 nativo sob o HyperOS.
Novos rumores oriundos da cadeia de produção da realme e Honor indicam que as fabricantes podem lançar smartphones com baterias que tem capacidade acima de 8.000 mAh em 2026.
Muito provavelmente, essas chinesas devem inserir esses componentes em smartphones topo de linha, como o realme GT 8, por exemplo.
Isso sem falar que esses aparelhos também devem ter carregamento rápido de até 100W para ficar pouco tempo presos a uma tomada.
Ou seja, nada muito diferente deste ano, onde já temos celulares com bateria de até 7.550 mAh disponíveis no mercado.
Contudo, infelizmente há chances desses modelos ficarem restritos ao mercado chinês, uma vez que as marcas ainda tem adotado um posicionamento "tímido" no mercado global.
Inclusive, o Ice Universe falou sobre o assunto nesta quinta-feira (3) e revelou o motivo que faz Samsung e Apple não lançarem celulares com baterias acima de 5.000 mAh.
Mais detalhes, você confere neste texto.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários