
Economia e mercado 28 Jan
Atualização (15/07/2025) - GS
No início de julho, a Microsoft promoveu um verdadeiro "massacre quartenário" ao demitir 9.100 funcionários de diversos setores da empresa. Na ocasião, a divisão Xbox se mostrou como uma das mais afetadas, resultando no cancelamento de alguns jogos e até mesmo no fechamento de estúdios.
Em meio ao caos das demissões, um desenvolvedor que trabalhava na empresa revelou que o principal motivo das demissões era o desejo da Microsoft em substituir funcionários humanos por ferramentas de IA. Ao que parece, o rumor se tornou realidade, já que a direção da divisão Xbox enviou recentemente um memorando aos funcionários onde revela que irá substituir cerca de 200 empregos na King, um estúdio conhecido por jogos como Candy Crush, por ferramentas de inteligência artificial.
No documento publicado pelo Mobile Gamer Biz, os executivos da Xbox justificam a decisão pela necessidade de responder à estagnação do crescimento dos negócios e à pressão para simplificar a estrutura da empresa. Os objetivos incluem reduzir o número de níveis hierárquicos, reuniões e equipes envolvidas em cada projeto. Segundo a empresa, usar ferramentas de IA é uma forma de tornar os processos mais ágeis e eficientes.
Confira a tradução do texto na íntegra:
Por que isso está acontecendo?
A indústria está mudando rapidamente e nosso negócio não tem crescido.
Quando isso acontece, precisamos olhar não apenas para fora, para os concorrentes e o mercado, mas também para dentro.
Como já comentamos antes, estamos fazendo várias mudanças para colocar o negócio de volta no caminho do crescimento. Desbloquear muito mais ferramentas de IA é um exemplo recente. Investir mais em marketing neste ano é outro.
Temos a sorte de contar com muitos profissionais talentosos na King. Mas também enfrentamos um problema coletivo: o tamanho e a estrutura da empresa frequentemente dificultam a realização das coisas.
Por isso, planejamos simplificar a organização – menos camadas, menos atribuições sobrepostas, menos horas gastas em alinhamento, menos pessoas em reuniões, menos partes interessadas em cada projeto.
Muitos líderes na King foram solicitados a redesenhar suas equipes para que fiquem menores no geral.|
Serão criados alguns novos cargos nesses novos desenhos organizacionais, e haverá um reequilíbrio do número de funcionários na King. Mas, no geral, a King será uma empresa menor.
Segundo fontes do site Insider Gaming, esse é apenas o começo de um processo que irá resultar em inúmeras reestruturações no Xbox, assim como demissões em diversos estúdios.
Por enquanto, nos resta esperar para descobrir qual será o real impacto disso.
Texto original - 03/07/2025
Ainda ontem – 2 de julho – a Microsoft anunciou mais uma rodada de demissão em massa, dispensando 9.100 funcionários das suas atividades. Entre vários setores, a movimentação também atingiu a divisão do Xbox. Agora, um dos desenvolvedores da empresa afirma que a companhia está focada em substituir empregos por inteligência artificial (IA).
De acordo com o portal internacional Engadget – que falou com o desenvolvedor –, cinco pessoas foram cortadas do Halo Studios. Segundo a fonte, não há uma expectativa favorável para os planos da Microsoft em relação aos jogos e nem em relação aos projetos futuros da franquia Halo.
Na manhã da última quarta-feira, funcionários da divisão do Xbox receberam um e-mail do próprio Phil Spencer, CEO da Microsoft Gaming, afirmando que o setor passaria por “mudanças organizacionais” ao longo dos próximos dias.
Ainda na mesma data, as chamadas começaram e, em meio a discussões sobre indenizações, foi justificado que as demissões estavam alinhadas com o memorando do próprio diretor, justificadas sob o argumento de “aumentar a agilidade e a eficácia” do setor.
Mas na mesma mensagem que informava sobre as tais mudanças organizacionais, Spencer fez questão de lembrar os funcionários sobre o bom desempenho da divisão, ressaltando que o Xbox estava registrando números recordes quando se tratava de usuários, jogos e horas jogadas. Ao Engadget, o desenvolvedor comentou:
“Estou pessoalmente super irritado porque o e-mail do Phil nos disse que este foi o ano mais lucrativo de todos os tempos para o Xbox, ao mesmo tempo que acionou a alavanca [das demissões]” [...] “Eu não tinha certeza de qual parte disso eu deveria me orgulhar”.
Ainda segundo a fonte, o Halo Studios estaria trabalhando com estúdios contratados na Europa e nos Estados Unidos afim de acelerar a produção de Halo, o que estaria deixando a equipe insatisfeita. Isto seria um reflexo do que acontece no desenvolvimento de outras grandes franquias de FPS, como Call of Duty e Battlefield. “O Xbox, em geral, parece estar anos atrasado no desenvolvimento de jogos, o que leva a muito tempo e esforço desperdiçados", adicionou.
Mas o grande balde de água fria veio quando ele revelou a sua impressão geral de que a Microsoft está tentando substituir o máximo possível de empregos humanos por inteligência artificial.
A este ponto, não é novidade que a empresa tem focado seus esforços em inteligência artificial – o que inclusive tem impulsionado o preço de suas ações a novos patamares. Ainda no último mês de abril durante um evento da Meta, o próprio Satya Nadella, CEO da Microsoft, afirmou que cerca de 30% do código da companhia já é escrito por IA.
Não está claro o quanto a inteligência artificial tem a ver com a última rodada de demissões, mas o uso do Copilot “não é mais opcional” dentro da companhia. De qualquer forma, qualquer sombra de ameaça neste sentido é bastante preocupante. Segundo o desenvolvedor, “eles estão fazendo o máximo para substituir o máximo de empregos possíveis por agentes de IA”.
Vale lembrar que, só nos últimos 18 meses, a Microsoft demitiu 18.955 pessoas.
A fonte anônima ainda revela não estar confiante sobre um dos projetos atuais de Halo atender aos padrões de qualidade esperados. Segundo ele, tem havido muita “tensão” nos estúdios, com conversas motivacionais tentando mobilizar as pessoas para o lançamento.
Além dos cinco demitidos do Halo Studios, a última rodada de layoff da Microsoft parece ter ceifado centenas de empregos em toda a divisão Xbox. A The Initiative, assim como seu reboot de Perfect Dark, não existe mais; o próximo MMORPG da ZeniMax Online, Project Bird, foi cancelado e o fundador do estúdio saiu; a Turn 10 viu a maioria dos seus funcionários serem demitidos; e a nova IP da Rare, Everwild, foi cancelada e o veterano Gregg Mayles também disse adeus.
Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho
Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia
Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas
Microsoft destaca novos recursos na build 26100.1876 do Windows 11 24H2
Comentários