LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Anatel inicia o uso do protocolo IPv6 no Brasil, oferecendo melhor segurança ao navegar

20 de março de 2015 2

Com o grande aumento de dispositivos móveis com acesso à internet sendo lançados diariamente, era cogitado que em 2014 a América Latina ficaria sem endereços de internet IPv4 disponíveis, um protocolo necessário para viabilizar as conexões à internet. O Registro de Endereços da Internet para América Latina e Caribe (Lacnic), com sede em Montevidéu, informou que a região entrou no processo de esgotamento de seus endereços da internet com protocolo versão 4 (IPv4), após superar as 178 milhões de concessões.

Um endereço IP é um número atribuído a cada dispositivo conectado à internet, que permite identificar o destino do tráfego da internet em todo o mundo. Com isso, surgiu o desafio de assegurar o crescimento contínuo da rede através da correta transição à versão 6 (IPv6) do protocolo da internet. Diante da previsão de esgotamento dos endereços de IP disponíveis, os provedores de internet e conteúdos começaram em 2012 a se mudar para um novo protocolo, o IPv6, que permite aumentar para uma quantidade quase incontável de números IP.

Os países da região que mais receberam endereços IPv4 nos 11 anos de existência da Lacnic são o Brasil, com 73 milhões, seguido do México, com 27,6 milhões. A Argentina é a terceira, com 18,3 milhões, seguida da Colômbia, com 16,3 milhões, e Chile, com 9,4 milhões. Diante deste quadro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), anunciou nesta sexta-feira (20/03), uma nova ação coordenada para adotar no país o IPv6, o mais recente protocolo de comunicação de Internet.

Com o esgotamento dos protocolos IPv4, a mudança para o IPv6 tornou-se urgente e obrigatória no país. Sendo possível obter 340 undecilhões de novas possibilidades de endereço. Este número significa 340 seguido de 36 zeros na frente, só para se ter uma ideia da quantidade absurda de endereços disponíveis. Além disso, a mudança de protocolo irá gerar uma maior segurança para os usuários pois será possível investigar e identificar melhor os responsáveis por crimes cometidos na web. Além disso, a Internet poderá suportar o fluxo de novos dispositivos por um período ainda bastante longo no futuro.

Mas calma, isso não quer dizer que o seu equipamento que só tenha suporte ao protocolo IPv4 não poderá mais navegar na internet a partir de hoje. A Anatel determinou que ambos os protocolos sejam usados durante o período de transição, que ocorrerá durante o ano de 2015, enquanto as operadoras do país se adaptam às mudanças. Praticamente qualquer smartphone vendido no mercado atual tem suporte ao protocolo IPv6, cabendo apenas às operadoras fornecerem um endereço válido a você. A troca será feita de forma imperceptível nos próximos meses, e a Anatel espera que todos os dispositivos já tenham migrado para o IPv6 em 2016.


2

Comentários

Anatel inicia o uso do protocolo IPv6 no Brasil, oferecendo melhor segurança ao navegar
  • Não tem nada haver com o chip em sim, mas o endereço de ip. No seu caso é atribuído um endereço de ip dinâmico. Nesse caso, toda vez que você se conectar a internet a operadora lhe fornece um novo endereço de ip.

    Ou seja, esses endereços de ip é um problema para as operadoras e não para o usuário final.

      • mais eu vou ter qe trocar de celu ou de chip pra minha net funcionar em 2016 ??? meu celu é antigo !!!

          Android

          Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

          Android

          Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

          Windows

          Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

          Economia e mercado

          Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista