LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Facebook pode tentar implementar o Internet.org através de Drones no Brasil

12 de junho de 2015 12

O Facebook continua a tentar implementar o seu polêmico projeto batizado de Internet.org, desta vez o novo vice-presidente de políticas de acesso móvel e global da rede social, Kevin Martin, explica que o Brasil está entre os candidatos paraa testar a tecnologia de acesso a partir de veículos aéreos não tripulados, ou drones. Ele também revelou que o anunciado projeto conjunto com o governo brasileiro ainda não avançou.

“Esses UAVs (do inglês unmanned aerial vehicles) podem ficar entre dois ou três meses sem pousar e ficam circulando sobre áreas permitindo a conectividade em áreas bem remotas. Procuramos um país para fazermos testes de três meses e o Brasil pode ser esse país. E mais até que um teste, é um país onde essa tecnologia faz sentido”, disse Martin em entrevista para o site Convergência Digital.

É bom lembrar que há pouco tempo, o dono do Facebook, Mark Zuckerberg, se encontrou com Dilma Rousseff para discutir a implementação do projeto. Que já se faz presente na comunidade de Heliópolis, e que tem sido espalhado em diversas partes do mundo. Na ocasião do encontro, uma carta de repúdio escrita por diversas entidades e apresentada ao governo, pedindo que o mesmo respeitasse o Marco Civil da Internet e não permitisse que a iniciativa do Facebook fosse aplicada ao país.


O Facebook viola a neutralidade da rede com a sua proposta, ao distribuir uma internet que não é simplesmente livre, mas onde apenas certos sites são acessíveis. O grande problema é que existe uma distorção na forma como o Facebook está conduzindo o seu projeto. A rede social não é um serviço que a empresa de Zuckerberg nos oferece de maneira gratuita, muito pelo contrário, para cada usuário utilizando o Facebook a empresa ganha muito dinheiro em propaganda e serviços em cima dele.

Quando o Facebook distribui uma internet gratuita que tem como princípio só permitir que o usuário entre no próprio Facebook (e sites afiliados) ele está fazendo apenas propaganda de si mesmo e aumentando os números de sua receita. São as pessoas que acessam esse serviço que geram dinheiro para a rede social e não o contrário. Por esta razão, toda a filantropia por de trás da ideia de levar a internet as pessoas menos favorecidos acaba se tornando uma mentira, que foi contada tantas vezes que é possível que Mark realmente acredite nela.

Em todos os países onde o Internet.Org chega ele é rechaçado pelas instituições mais democráticas, que o enxergam como uma das maiores ameaças a neutralidade da rede.


12

Comentários

Facebook pode tentar implementar o Internet.org através de Drones no Brasil
  • os drones tem seguro?

      • Esse programa nada mais é um meio novo que o governo tem de manipular a internet , a seu favor, exemplo? é que essa tal internet.org ira restringir o acesso a alguns sites e redirecionar os usuários apenas para empresas parceiras desse tal programa , ah veja outro exemplo: se você vai comprar um aparelho ''x" e o valor dele é 2000,00 r$ ,você não poderá pesquisar em sites quem venda esse tal aparelho ''x'' mais barato , se esses sites estiverem fora da parceria do Facebook com o governo ,ou seja um boicote da presidência a ''liberdade'' de comunicação e informação , duvido muito sites que são opositores do governo, ao menos aparecerem nas buscas, com acesso livre ironicamente falando chamado de novo serviço ''gratuito'' ou seja internet bem mais vigiada visando interesses próprios e alienação do povo em troca de votos na próxima eleição afinal a historinha do bolça família não ta servindo mais ,e a melhor forma e controlar o que o povo tem acesso a internet .Em troca disso o usuário terá acesso ao face twitter e instagram coincidentemente empresas do Mark Zuckerberg que ja lucram muito imagina o retorno para essas empresas . esse e o paraíso que o o GOVERNO esta preparando para nois.

          • O programa inclui sites governamentais, educacionais e portais de notícias. Site governamentais não quer dizer governistas. Mesmo que ofereçam um serviço de compra, cabe a pessoa pagar internet (ela teria que pagar antes também) e pesquisar em outros sites. Geralmente disponilizam o Bing para fazer buscas. Os sites de notícias cabe a quem ler pesquisar se a fonte é verdadeira, independente da posição política do site. O Twitter não é do Facebook. Entretanto, o melhor lugar hoje para checar informações com pessoas de verdade é o Facebook, já perdi a conta de páginas anti governistas que fazem denúncias contra o governo, ou coisas que só fiquei sabendo através dele, e ele vai estar disponível e sem censura.

              • Verdade o Twitter não o pertence, eu ia citar o
                whatsapp de certa forma não altera em nada meu posicionamento sobre o assunto, o mark zuckerberg esta tentando barra o projeto Google de globalização da Internet através de tecnologia aeroespacial. Coincidência ou não ambas buscam um integração mundial de seus serviços. fontes extraoficiais garantiram que foram inúmeras os pedidos de retiradas de conteúdos que atacasse diretamente o governo durante a eleição , até paginas retiradas, assim com o YouTube é censurado quando um usuário aborda um determinado assunto enfatizado pelo governo como discurso de ódio, o mesmo acontece com blogs portais e páginas , pra mim isso não é neutralidade da rede como disse a presidenta Dilma Rousseff. A respeito de buscadores o Bing tem uma política de privacidade restrição de conteúdo relacionados a determinados assuntos ,de acordo com o país em que ele atua,caso não saiba: existe uma filtragem de todo conteúdo buscado de maneira que não infrinja as normas e diretrizes do país.

              • Senti bastante alienação nesse seu textão

              • Quero 3 desse ai rodando minha casa o dia todo!

                  • na boa pq diabos tem gente contra isso? ninguém faz nada de graça, quem não quiser ter internet de "graça" do face é só contratar um serviço pago e pronto.

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista