LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Bots e mais bots: Facebook lança plataforma de robôs para chat do Messenger

12 de abril de 2016 4

O Facebook oficializou sua plataforma de bots para o Messenger nesta terça-feira (12), durante a conferência F8. Como já era esperado, a novidade será destinada a negócios que mantêm páginas na rede social e desejam automatizar o atendimento ao cliente com robôs para agilizar respostas.

No palco da F8, o Facebook demonstrou o 1-800 Flowers, um bot que aceita pedidos de flores e envia para entrega com uma simples mensagem com o nome do amigo. Mas, as possibilidades são intermináveis. Os bots são capazes de interpretar não só textos, mas imagens, links e outras informações fornecidas em um chat.

Na prática, a ideia é que empresas que comercializam produtos ou serviços possam contar com atendentes virtuais que possam responder a uma série de perguntas de clientes por meio do mensageiro no celular ou na web. Segundo Mark Zuckerberg, a solução une inteligência artificial e processamento de linguagem natural com ajuda humana para oferecer uma conversa fluida com o usuário, como se ele estivesse "falando com um amigo".

Bots são tendência

Mensageiros como Telegram e Kik usam bots há algum tempo, mas, com a entrada de grandes nomes como Facebook e Microsoft, que apresentou uma plataforma fácil de usar até por quem não entende nada de código de programação, os robôs de conversa tornam-se a grande nova tendência das redes sociais. A novidade, inclusive, abre caminho para que bots estreiem também no WhatsApp, que é muito mais popular do que o Messenger.

Algumas previsões consideram que os bots poderão, em breve, substituir as centrais 0800 para oferecer soluções mais rápidas a problemas que não podem esperar e que não requerem a ajuda de um humano - imagine chamar a polícia, ambulância e muito mais sem precisar aguardar na linha.


A disponibilidade real de serviços do tipo dependerá da adoção massiva de desenvolvedores, que começam agora a ter acesso à plataforma para criar bots inteligentes capazes de interagir com humanos. Mas, se depender dos 900 milhões de usuários do Facebook, as chances são grandes de que, em pouquíssimo tempo, você esteja conversando com mais bots do que possa imaginar.


4

Comentários

Bots e mais bots: Facebook lança plataforma de robôs para chat do Messenger
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista