09 Dezembro 2015
Os computadores estão evoluindo mais e mais a cada ano, o mundo da tecnologia está se tornando algo que poucos esperavam há anos. Até o momento o estudo da inteligência artificial ainda está se desenvolvendo, mas os passos de bebê cada vez aumentam mais para um futuro conectado e inteligente. Agora a Microsoft quer colocar mais senso de humor nos computadores; eles vão entender piadas.
Pesquisadores da Microsoft fizeram uma parceria com a revista The New Yorker, o intuito é ensinar para inteligências artificiais como funciona o humor. Um pesquisador da companhia, Dafna Shahaf, “alimentou” a inteligência com diversos quadrinhos engraçados; o objetivo da pesquisa era fazer o computador entender e indicar quais eram os mais engraçados.
Os computadores comuns não são programados para “visualizar” imagens desenhadas a mão, normalmente apenas captam fotos. Dessa forma, os pesquisadores precisaram descrever as situações de cada um dos quadrinhos; isso foi organizado de duas formas, no contexto e nas anomalias que as faziam engraçadas.
Os pesquisadores da Microsoft conseguiram então fazer um computador que até ajudou os cartunistas da revista a desenvolverem novos quadrinhos. Os quadrinhos preferidos dos cartunistas ficaram entre as preferências da inteligência artificial em 55.8% das vezes.
Dessa forma é possível utilizar o sistema para eliminar todos os quadrinhos que são ruins e deixar apenas os bons. A tecnologia utilizada é bastante semelhante ao Skype Translator, a ferramenta de tradução em tempo real da Microsoft. A plataforma aprende como traduzir uma linguagem para outra em tempo real.
Comentários