LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Fim da política do Software Livre? Governo tem data marcada para compra de soluções da Microsoft

26 de outubro de 2016 21

Após uma reunião entre representantes da Microsoft e integrantes do Governo, que ocorreu de portas fechadas sem a presença da imprensa, o software livre dará adeus aos órgãos governamentais.

De acordo com a reportagem do Convergência Digital, até o dia 11 de novembro todos os órgãos parte do Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) deverão ter apresentado interesse na compra de produtos da Microsoft, incluindo o pacote Office, o Windows Professional, Windows Server, entre outros.

Essa decisão veio logo após o anúncio de que a companha de Redmond escolheu Brasília como sede do Centro de Transparência, em um acordo no qual será oferecido segurança cibernética em troca de informações dos governos da América Latina a respeito de ataques virtuais. Participaram da reunião com a empresa políticos como o ministro da Ciência e Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM).

Ainda não se sabe quais serão os gastos que o governo está disposto a encarar para substituir as soluções de software livre por produtos da Microsoft. No entanto, a decisão pode significar o fim do software livre nas instituições governamentais, e com isso a queda do incentivo ao desenvolvimento de produtos locais e da economia aos cofres públicos.

John ‘Maddog’ Hall, diretor-executivo da Linux Internacional Foundation, afirmou em um evento na última semana que o país gasta mais de R$ 3,7 bilhões para pagar licenças de softwares desenvolvidos em outros países. De acordo com a Controladoria Geral da União o Portal do Software Público (PSP) poderia economizar R$ 600 milhões nesse setor com o software livre, porém isso não ocorreu devido a falhas de implementação.

Essa é a primeira vez após as gestões do PT que o governo federal adquire softwares proprietários da Microsoft de maneira tão abrangente.


21

Comentários

Fim da política do Software Livre? Governo tem data marcada para compra de soluções da Microsoft
  • Se estas ações realmente acontecerem, isso prova a incapacidade dos nossos governantes, pois a política de software livre está na dissiminação e no poder de modificarmos atendendo nossas necessidades e tornarmos independentes tecnologicamente e promover a economia de recursos.É lamentável....

      • Ontem fui pesquisar sobre esse assunto ai achei esse vídeo https://www.youtube.com/watch?v=szQXECOdMJY , e pelo q vi o TC pegou a pior fonte possível e outros sites também =/ Ninguém achou estranho o cara citar PT do "nada".. O que está acontecendo é uma compra em massa de software da MS, para q assim eles possam ganhar desconto na compra e por isso existe essa data. Sendo assim quem usa soluções da MS conseguirá preços melhores. "JUSTIFICAVA DA CONTRATAÇÃO 2.1. A Secretaria de Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão %u2013 STI/MP %u2013 tem em seu Planejamento Estratégico a iniciativa de Apoio às compras públicas compartilhadas de TI. Isso pode ser obtido com a coordenação de uma contratação conjunta que permita gerar um volume significativo de demanda ao mercado fornecedor e, com isso, obter melhores ofertas tanto em termos financeiros quanto técnicos." Em resumo ninguém será forçado a sair do Software Livre, sei q já tinham citado aqui mas deixo mais informações e os links no vídeo mostram quem terá acesso a essa compra em massa.

          • Linux só com em smartphone

              • boa escolha, pois usar a porcaria de linux sai caro pois vai ter que treinar todo pessoal pois ninguém usa essa droga.

                  • Desculpa antiga, se vc colocar um KDE ou Cinnamon na frente da pessoa ela se acha fácil, lembrando que muita coisa do Windows Vista para frente foi "inspirada" no Mac e KDE. Já outros ambientes gráficos como gnome-shell/icewm acho difícil a pessoa se adaptar no começo, mas com o tempo ela se adapta. Até o Unity q pensei q a pessoa iria demorar para se adaptar aqui foi rápido. Vou te dizer q muita gente usa essa "droga", até a MS usa dentro do Windows 10.

                    • Quem manda o Linux ser vulnerável. Mas também, nunca vi nada de Linux em órgão nenhum no Brasil.

                        • Software livre não é só Linux... https://softwarepublico.gov.br/social/

                            • Mas qual a real diferença? Eu nunca entrei em um órgão público para ver algo que não fosse o Windows e o Office.

                                • Nunca viu no Banco do Brasil os atendentes usando Linux então, nem os terminais deles, pq ele é banco público... Pq órgão público depende das prefeituras/estados/governo federal aqui por exemplo a prefeitura colocou o Google for Education nas escolas, em outra cidade pode ser outra solução. É meio difícil falar se usa ou não, pq anos atrás eu fui na câmara de vereadores para fazer um levantamento de um sistema e eles usavam tanto Windows como Linux e para mim não faz diferença nenhuma. A pessoa mais apta a responder isso é alguém q trabalhe na infra desses orgãos, exemplo na aqui FURB eles adotaram um sistema misto de Window/Linux anos atrás.

                              • Isso mesmo gasta nosso dinheiro a vontade. A crise já era mesmo.

                                  • Posso falar por onde eu trabalho: vamos continuar usando software livre para algumas coisas, assim como usamos softwares "comerciais". Tudo depende da adequação e do custo x benefício (definitivamente: software livre NÃO É o mesmo que software gratuito, há muitos custos envolvidos nisso).
                                    Linux no desktop? Fizemos um teste, e a queda de produtividade foi dramática. Linux no datacenter? Perfeito! LibreOffice? Para muita gente basta. Microsoft Office? É caro, mas algumas pessoas realmente precisam dele (a proporção é tipo 3 libreoffice para cada MS Office)... E por aí vai. Há coisas onde o software livre é realmente a melhor opção, e outras onde tentar usá-lo é perda de tempo e desperdício.
                                    Não é porque o governo fechou um acordo desses que tudo vai mudar. Nem verba para isso haveria! A ideia é apenas acabar com uma visão "xiita" que havia por aqui de que se você sugerisse o uso de um software "comercial", tinha feito um "pacto com o demônio". Isso está acabando, ainda bem.
                                    Agora, senhores da mídia, façam sua parte: Tratar isso com sensacionalismo é um tremendo desserviço ao país. Se for só para repetir tudo o que se diz por aí, é melhor trocar os jornalistas por papagaios. É mais barato e ainda incentiva a preservação da espécie...

                                      • Tudo é uma questão de costume, não consigo usar nada da Microsoft, fico todo perdido. Uso distros linux desde 1998 e para mim é perfeito. Uso agora o linux mint, q está muito bom, façam um teste que vale a pena.

                                          • Que bom que deixem de ser radicais mesmo. Pois se eu quero comprar um software é problema meu, se não quero, uso um gratuito. Isso é muito chato

                                              • Na verdade, caçar papagaios para colocar no lugar de pessoas, não é bem uma forma de preservar a espécie, não acha?

                                                • Dando informações governamentais para os americanos de mao beijada. Realmente o gasto com software livre eh gigante,mas ainda acredito que informações sao chave de um país. Cagaram legal

                                                  • Pois é, ele vendeu o seu peixe, o governo paga tanto pela licença do Windows, porém tem toda assistência de graça e até mais barata, eles adoram enganar, falam em Software Livre por ser um sistema como o Linux gratuíto, mas esquecem que a assistência é paga e as vezes, mais cara que o Windows. Ou seja, deu problema em um computador Linux, você terá que pagar pelos serviços prestados.

                                                      • Essa desculpa é velha, ou vc acha q o usuário vai resolver o problema? Nessa desculpa ai vcs ignoram completamente o cara de infra do local, q não irá depender do SO o salário dele é o mesmo.

                                                          • Desculpa velha, não é velha, ocorre mesmo, o Linux é gratuito, mas cobra caro para dar suporte, admita isso e pronto. Principalmente por ser pouco usado, tem poucos profissionais na área gabaritado.

                                                              • Cara vc quer que eu desenhe, vc não entendeu? Vc realmente acha q um USUÁRIO que acha q internet = WIFI vai saber resolver os problemas do SO? Onde vc trabalha não tem ninguém responsável pela infra da empresa? E sim o suporte é cobrado e dependendo do caso é mais caro que a solução da MS, pensa um pouco antes de colocar esse argumento.

                                                            Android

                                                            Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                                                            Android

                                                            Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                                                            Windows

                                                            Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                                                            Economia e mercado

                                                            Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista