LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto X4 vs Galaxy J7 Pro: preços parecidos, mas e a experiência de uso?

10 de maio de 2018 56

O TudoCelular aumenta mais uma vez a lista de comparativos entre smartphones com um embate que poderia soar estranho, mas são dois aparelhos atualmente na mesma faixa de preço e com resultados bastante próximos em nossos testes: o Moto X4 encara o Galaxy J7 Pro em um embate Motorola x Samsung.

É fato que o Moto X4 foi desenvolvido para situar-se na categoria intermediário premium, enquanto o J7 Pro tem hardware de intermediário de entrada. Mas, como ambos podem ser encontrados por valores entre R$ 1.000 e R$ 1.100 atualmente no varejo online, a comparação faz sentido.

Então, vamos ver os resultados de desempenho, bateria, tela e câmeras para saber se o preço parecido é justificável. Também vamos repassar rapidamente algumas das principais características de design e interface, para então trazer a conclusão. Para descobrir qual desses smartphones vale mais a pena, é só rolar a página e acompanhar.

Design e acabamento

73.5 x 148.35 x 7.99 mm
5.2 polegadas - 1920x1080 px
74.7 x 152.4 x 7.9 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
Ir para página de comparação

Moto X4 e Galaxy J7 Pro trazem formatos parecidos, mas acabamento distinto. A traseira do primeiro é de vidro, enquanto a do segundo é metálica. As laterais do X4 é mais curva nas bordas, oferecendo um encaixe mais confortável ao usuário. O J7 Pro não chega a ser tão quadradão, e é bastante confortável, também, mas tem a traseira mais reta, por assim dizer.

Na parte da frente, ambos possuem o leitor de impressões digitais. No J7 Pro, ele também funciona como Home, com os botões voltar e apps recentes um de cada lado. No X4, ele pode ser configurado para a navegação por um toque, ou o usuário pode manter os botões virtuais na tela.

Acima das telas, ambas em formato 16:9, encontramos basicamente os mesmos sensores: câmera frontal, flash, luz e proximidade e a saída de áudio das chamadas.

Quanto às dimensões, como você pode ver no gráfico acima, o X4, apesar de ter tela menor, tem quase a mesma altura do J7 Pro. A largura, ao menos, é razoavelmente menor, enquanto a espessura é 0,09 mm menor no dispositivo da Samsung.

Porém, há uma boa vantagem para o modelo da Motorola sobre o da Samsung: impermeabilização. O X4 tem certificado IP68 contra água e poeira.

Hardware e desempenho
Moto X4 Galaxy J7 Pro
Chipset Qualcomm Snapdragon 630
4x 2,2 GHz + 4x 1,8 GHz
Samsung Exynos 7870
8x 1,6 GHz
Placa gráfica Adreno 508 Mali-T830 MP2
Memória RAM 3GB 3GB
Armazenamento 32 GB + micro SD até 256 GB 64 GB + micro SD até 400 GB

Apesar de trazer um hardware com números melhores no papel, o Moto X4 não se deu muito bem no nosso teste de desempenho. Mesmo após a atualização para o Android Oreo, o dispositivo obteve um resultado alto para um modelo com chipset intermediário premium.

Sendo assim, os 2 minutos e 33 segundos que o smartphone precisou para realizar as duas voltas em nosso teste ficou acima dos 2 minutos e 20 segundos do concorrente da Samsung (lembrando que o tempo total considera, também, milésimos de cada volta).

O J7 Pro levar mais de dois minutos é decepcionante, mas não chega a ser uma grande surpresa. Já o tempo do X4 é realmente impressionante, de maneira negativa.

Olhando para os resultados em benchmarks, dá para compreender como o dispositivo da Motorola surpreendeu negativamente. As pontuações mostram superioridade em todas as ferramentas - mesmo o AnTuTu antes de refazermos o teste no novo algoritmo com o X4.

O alento vem nos jogos. Apesar de não ser tão bom para tarefas do dia a dia e multitarefas como se esperava, o Moto X4 teve bom desempenho nos títulos que testamos (Asphalt 8, Injustice 2, Modern Combat 5, Clash Royale, Subway Surfers e Vainglory). Já o J7 Pro decepcionou, com algumas taxas de quadro bem abaixo do que se esperava.

A medição foi feita com o aplicativo Gamebench, utilizado, também, para calcular a autonomia média dos dispositivos em jogos.

Moto X4 Galaxy J7 Pro
Volta 1 1:20 1:10
Volta 2 1:13 1:09
AnTuTu 89.215* 48.073*
GeekBench CPU 880 / 4.141 730 / 3.701
GeekBench GPU 3.696 2.331
3D Mark 820 / 697 241 / 178
GFX Bench (Manhattan off) - 201,6
GFX Bench (T-Rex off) 1.657 679,7

*O Moto X4 passou pelo teste do AnTuTu após a atualização da ferramenta, que traz um novo cálculo. O Galaxy J7 Pro passou por esse teste no formato anterior.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Bateria

Se em desempenho o X4 não conseguiu superar o Galaxy J7 Pro, será que a autonomia de bateria traz uma vitória para o dispositivo da Motorola? Infelizmente, não. Até porque a capacidade total não ajuda muito, com 3.000mAh contra 3.600mAh do modelo da Samsung. E isso mais que compensa a 0,3 polegada a mais de tela.

Nossa simulação de uso real apontou um total de 17 horas e 55 minutos de duração da bateria no Moto X4. Um tempo muito bom, que deve garantir mais de um dia inteiro de uso. Mas o J7 Pro foi ainda melhor, com 18 horas e 05 minutos, São dez minutos a mais, apenas, mas pode ser um tempo crucial para você chegar até uma tomada.

Os testes específicos apontaram superioridade em praticamente todos os casos para o dispositivo da Samsung. O modelo da Motorola é mais rápido para fazer a recarga de 0% a 100%, e só. De resto, tem menos tempo de reprodução e gravação de vídeo, chamadas de voz, videochamadas e média em jogos.

Moto X4 Galaxy J7 Pro
Uso real TC 17:55 18:05
Recarga 0% a 100% 1:48 2:29
Reprodução de vídeo 13:42 14:29
Gravação de vídeo 3:59 6:54
Chamadas de voz 13:22 26:08
Videochamadas 4:18 5:53
Jogos (média) 6:18 8:04
Tela
Moto X4 Galaxy J7 Pro
Tamanho 5,2" IPS LCD 16:9 5,5" Super AMOLED 16:9
Resolução Full HD (1080 x 1920 pixels) Full HD (1080 x 1920 pixels)
Brilho máximo imagem preta 4 0
Brilho máximo imagem branca 524 717
Brilho mínimo imagem preta 0 0
Brilho mínimo imagem branca 7 8

Passando para os resultados em mais um teste que realizamos com esses dispositivos, temos a qualidade do brilho da tela. A ideia é saber se a visualização do conteúdo é confortável em diferentes situações: em um ambiente externo ensolarado, em um ambiente interno com boa iluminação e em um ambiente noturno, escuro.

Para o primeiro caso, o nível de brilho máximo em imagem branca costuma ser um bom parâmetro para a gente identificar qual tela é boa para usar sob a luz do sol. E, com emissão de 717 lux, o J7 Pro tem conteúdo bem mais visível nesse caso do que o Moto X4, que fica um pouco abaixo, atingindo 524 lux.

Já o uso no escuro depende da emissão no brilho mínimo, também em imagem branca. Quanto mais baixo, melhor. E, dessa vez, o X4 vence, com 7 lux, o que ainda não é muito confortável, mas não vai machucar seus olhos em alguns minutos de uso. O J7 Pro não é muito mais brilhante, com 8 lux, o que dá mais ou menos na mesma.

Câmeras
Moto X4 Galaxy J7 Pro
Resolução máxima 12 MP 13 MP
Abertura f/2.0 f/1.7
Estabilização Digital Digital
Flash Dual LED LED
Frontal 16 MP 13 MP

Não tivemos a oportunidade de fazer um comparativo de câmeras em que Moto X4 e Galaxy J7 Pro estivessem presentes ao mesmo tempo. Porém, temos o Zenfone 4 para servir de parâmetro, já que competiu com ambos em situações distintas.

Pela nossa votação às cegas, o Moto X4 foi superior ao Zenfone 4. Já o J7 Pro ficou abaixo. Daí, é possível dizer, ao menos na opinião de nossos leitores e redatores, em um teste mais prático, que o dispositivo da Motorola tira fotos mais agradáveis que o da Samsung.

Mas, se você gosta muito de tirar selfies, talvez se dê melhor com o J7 Pro, mesmo. O X4 não agradou tanto, e realmente parece estar abaixo do intermediário da Samsung nesse quesito em particular.

Já em vídeos, o Moto X4 provavelmente vai agradar mais. Primeiro, por possuir o suporte à resolução 4K na captação. Segundo, porque o sistema de estabilização do J7 Pro é decepcionante. E, ao menos para vídeos, a câmera frontal tem boa qualidade.

Software/Interface

Em termos de software, temos aqui um dispositivo já atualizado para o Android 8.0 Oreo contra um com promessa de update, mas que deve demorar um bom tempo ainda para receber. O X4 já roda a versão mais recente do sistema operacional do Google, e manteve a interface com poucas modificações. Além disso, há uma porção de recursos com inteligência artificial para explorar.

O J7 Pro, por sua vez, ainda roda o Android 7.0 Nougat, sob a interface Samsung Experience 8.1. A fabricante inclui alguns recursos extras, com o Dual Messenger, que permite o uso de duas contas do WhatsApp, por exemplo, em um só smartphone. Porém, a demora nas atualizações pode ser um ponto contra se você gosta de receber updates frequentes.

Conclusão

Analisando os resultados em nossos testes de desempenho e bateria, chegamos à conclusão que o J7 Pro consegue entregar um pouco mais de potência e uma autonomia levemente superior. Com relação à performance, fazemos um parêntesis por conta dos jogos, que rodam muito mais suavemente no Moto X4.

O teste de tela revelou brilho mais confortável também no dispositivo da Samsung, mesmo que no escuro seja um pouco mais agressivo aos olhos. A diferença nesse caso é muito pequena, e para o uso embaixo da luz do sol, o brilho máximo do Galaxy é bem maior que o do Moto X4.

Por fim, nas câmeras, o J7 Pro novamente prevalece nas fotos com a frontal, mas o X4 se mostrou superior em todo o resto. Ufa, ao menos uma vitória para o dispositivo da Motorola.

Enfim, considerando a diferença pequena nos valores, o Galaxy J7 Pro seria uma opção mais indicada. Mas, considerando que a superioridade não é tão grande assim, e que o desempenho em jogos é bem melhor no Moto X4, que ainda tem proteção contra água e está R$ 51 mais barato no menor valor do momento que essa matéria é redigida, talvez seja uma aposta mais acertada.

E você, já escolheu o seu entre Moto X4 e Galaxy J7 Pro? E por quê? Conta pra gente aí no campo de comentários. Quem tem um dos dois dispositivos também pode adicionar o que mais gosta no aparelho, para tentar ajudar ainda mais os outros leitores.

Que outros dispositivos você quer ver em um duelo direto aqui no TudoCelular? Conta pra gente aí nos comentários, também!

Mais Notícias
Mais Notícias
(atualizado em 23 de abril de 2019, às 13:40)

56

Comentários

Moto X4 vs Galaxy J7 Pro: preços parecidos, mas e a experiência de uso?
  • Eu tenho um motor x4 e gosto muito dele pelo o prossesador eu gosto e do desempenho

      • Só eu que percebi que o X4 estava marcando 72 graus?

          • Tenho o j7 pro, Câmara excelente os jogos no x4 rodam melhor obviamente por ter um processador de 1.8 já o j7 1.6 mais jogo jogos pesado como pug normalmente, sem fala que o j7 é o dobro de memória mais cartão, e os apps você pode mover para o cartão como eu faço, simplesmente não tenho do que reclamar do j7 pro

            • Tenho um x4, aparelho mto bom, foteres negativo que percebi após a compra, não tem suporte para dois Chips mais cartão de memória, é um ou outro. ( Horrível), pelo o fato do celular ter 32g disponível mas só o sistema consome 15g. Sobrando +- 17g ( parece ser muito mas se torna pouco nós dias Thais onde os app estao maiores e fotos com maior quantidade.
              E quando rodado com o cartão de memória a criptografia do Android não deixa mover os app para o cartão assim se tornando um cartão para foto e vídeo!
              Desemprenho e excelente, e sobre a proteção contra água, não caia no conto do vigário, porém é para certas situações que alguém te jogou na piscina e vc saiu igual a um gato ou pegou um pouco de chuva!
              A camera acho mto boa, porém a Motorola atualizou o app e ficou muito confuso acessar suas funcionalidades.

              Não sei se pegaria um J7, mas quem tiver pensando em levar um x4 o aparelho é excelente pelo o valor, mas já compra sabendo dessa situaçães.

                • Minha mae, pegou um Moto X4, ontem no Extra litoral de São Paulo, por 999,00 veio no mesmo dia update para O, 8.0 e 2 atualizações de Pach de segurança... E dizem q vai receber + uma atualização do Android

                    • Eu tbm tenho um cara e não me arrependo... o celular é top . É só ter um bom uso dele é cuidados

                        • Assino embaixo colega
                          E melhor agora mesmo em todos os supermercados Extra de Brasília moto x4 saindo por R$ 999,00

                            • Melhor... Pegar a porcaria do A5 2017, tem o melhor dos dois num só
                              ( Bateria, tela, desempenho, camera...)

                              • Tenho o Meu Moto X4 também é como muitos já mencionaram a câmera muito boa não tenho quase nenhum contra apenas mesmo um pouco da memória eu tenho todos apps que eu quero fora músicas e fotos e ainda tenho 5 GB e ele tá dando conta Galera vão de Moto X4 não estou fazendo propaganda pelo preço vale muito a pena fora que ele tem o IP 68 ou seja é a prova de água ele tem um ótimo custo e benefício não me arrependo da minha escolha.

                                  • As vezes até eu me surpreendo com a qualidade das fotos do meu X4, com certeza é o melhor aparelho na faixa de preço que ele esta hoje

                                      • Tenho um Moto X4, e realmente, só fala mal que nunca teve um. Tem algumas ressalvas claro, como o armazenamento pequeno, gaveta híbrida... Mas é um ótimo produto, compensa muito pelo preço atual. Obs: em relação a câmera frontal, dizem que só os primeiros lotes vieram com problema de foco. Não vi nenhum erro na câmera frontal dele.

                                        • Se vc tiver um cartão de memória bom, vai de x4

                                            • Tenho os 2 performance moto x4 e Bateria J7 pro agora de resto perfeitos são ótimos e muito bonitos

                                                • Caraca. Não tem um ano de moto X4 e ele de 1700 a 1000 reais.

                                                    • No site ele nunca custou 1700, ele chegou custando 1399 acho um pouco menos que o z2play talvez na loja fisica custava 1700 mas os precos que dizem ai é no site!

                                                        • O Moto X4 chegou ao Brasil custando R$1.699. No lançamento não importa se é loja física ou online, custa o mesmo. Porém com o tempo o preço tende a baixar mais rápido nas lojas online.

                                                        • Nossa simulação de uso real apontou um total de 17 horas e 55 minutos de duração da bateria no Moto X4. Um tempo muito bom, que deve garantir mais de um dia inteiro de uso. Mas o J7 Pro foi ainda melhor, com 18 horas e 05 minutos, Uma hora a mais em nosso teste é um tempo considerável.
                                                          1 hora.....não sei contar mais a partir de agora
                                                          KRS

                                                            • Na prática diferente o J7 pro dura dobro

                                                                • pois é depois só eu achava que 1 mais 1 é 11, kkk

                                                                  zuera mas sobre a bateria deixei meu J7 Pro carregar a 100 poo ento e tirei do carregador, ficou ligado 1 dia 10 horas, uso cotidiano, whatsapp, youtube, muita navegacao de internet, e pouca coisa de facebook

                                                                  total 7 horas de tela ligada nesse periodo e ele chegou a 10 por cento de carga

                                                                  foram exatos 2 horas pra carregar total com o aparelho ligado

                                                                  minha opiniao, demora um pouquinho pra carregar mas dura muito a bateria

                                                                  • Moto x4 tem quase 15gb ocupado qnd vc liga pela primeira vez. Não tem customização, falta ferramentas e não tem armazenamento =>

                                                                    • Já peguei nos 2. O j7 pro acaba sendo melhor em tudo, menos câmera e jogos. É decepcionante o que a Motorola fez com o X4. É como um time de futebol cheio de estrelas, aí vai pro jogo e perde pra um time de 5ª. É o moto x4 na vida.

                                                                        • para de mentira. desde quando o x4 fica atraz do j7 em desempenho.

                                                                            • Você pegou os dois ou usou os dois. Por que eu tenho o moto x4 e tirando a questão do armazenamento que deram uma melhorada , no restante o celular é ótimo. Processador dele é muito bom. Quero ver esse J7 pro daqui um ano com esse processador medíocre dele como ele vai estar. O meu x4 tá fazendo de 7 a 8 horas de tela, com wi-fi e 4G+ sempre ligados, e algumas jogadinhas durante o dia. E o carregamento é muito rápido , pouco mais de 1 hora, Alem de ser lindo e ter ip68.Resumindo o celular é top pelo preço.

                                                                              • Cadê a galera que critica o Exynos 7870?

                                                                                • Na prática o X4 é MUITO superior. Principalmente pela facilidade de mexer nele pelo leitor. Fiquei pesquisando e pensando entre o Moto X4, Z2 Play, Zenfone 4 e Galaxy S7. Escolhi o X4 e, sem dúvidas, foi a melhor escolha de longe, principalmente levando em consideração que é possível comprar ele por menos de R$ 1.100 hoje em dia. Não levem tão a sério as críticas dos youtubers quanto à câmera e ao desempenho. Ambos são ótimos. O modo retrato fica perfeito utilizando apk da Google Camera. O desempenho é muito tranquilo para o dia a dia, e a utilização diária é MUITO prática. Eu me assombrei com a precisão do leitor de digitais e a utilização dele no lugar da barra de navegação. O modo retrato bate de frente com o do iPhone 7 Plus, que custa 2.5x mais. O tamanho é perfeito, e dá pra usar capinha sem deixar ele extremamente gigante (recomendo comprar uma assim que sair da loja, porque ele aparenta quebrar bem fácil). A bateria também é excelente. Tirei da tomada ontem às 7h e cheguei em casa às 22h30 com 6h de tela e 13% de carga, tendo ficado o dia todo no 4G com os dados ativados. O bluetooth 5.0, snapdragon 630, câmera dupla, tela de tamanho ideal, bateria, leitor de digitais extremamente eficiente, atualizações rápidas, etc fazem-no preferível aos modelos citados acima.Em suma, até o mês passado era o melhor custo X benefício de um celular por menos de R$ 2.000,00. Agora com o G6 já não sei dizer...

                                                                                    • Vc está louco dizendo que entre Moto X4, Z2 Play, Zenfone 4 e Galaxy S7, o X4 é de longe a melhor opção. O S7 é melhor do que o X4 em todos os quesitos.

                                                                                        • deixei a bateria deixei meu J7 Pro carregar a 100 poo ento e tirei do carregador, ficou ligado 1 dia 10 horas, uso cotidiano, whatsapp, youtube, muita navegacao de internet, e pouca coisa de facebooktotal 7 horas de tela ligada nesse periodo e ele chegou a 10 por cento de cargaforam exatos 2 horas pra carregar total com o aparelho ligadominha opiniao, demora um pouquinho pra carregar mas dura muito a bateria


                                                                                          sobre a tela, o J7 Pro tem uma tela maior no mesmo corpo do X4

                                                                                          ou seja os dois aparelhos sao bons, vai de gosto

                                                                                          1 das coisas q nao sou fã dos motos é esta camera ridiculamente saltada, mas curti muito o efeito de selecionar 1 cor e deixar todo resto preto e branco do X4

                                                                                            • Dessa leva dos motos até 2017, o X4 foi o que mais disfarçou a câmera, o salto do Moto Z2 é literalmente um bueiro

                                                                                                • realmente, não tem como negar que o aparelho é lindo o X4, mas no geral os novos moto estão todos com calombo, se ainda tivesse uma opção como a do Z2 que você coloca o snap de bateria e o calombo some seria legal, ainda mais que você teria uma autonomia melhor

                                                                                              • Eu tava na dúvida de comprar o motoX4 ou J7 pro. Queria o x4 por ser mais potente. Mas infelizmente nunca tive Motorola e não curto essa marca. Vou coroar o j7 pro mesmo devido ser Samsung

                                                                                                  • Depende muito amigo, se vc quiser armazenamento e um pouco mais de bateria, melhor selfie vai de J7 Pro, agr se vc quiser Android 8, câmera traseira dupla, processador, IP68, e com certeza Android 9, vai de X4, cada aparelho encaixa com um tipo de usuário, pra mim ficaria melhor o X4 com um cartão de 32.

                                                                                                      • Pega o A5, J7 é pensamento de pobre!

                                                                                                          • Tenho amigos assim também, deixM de ter um smart melhor por querer sempre samsung como se fosse tao top assim, mas realmente entre os dois j7 vai te atender melhor, mas eu iria de z2play pois vai te atender em absolutamente tudo por 200 a mais! Fora que o j7pro vai ter muito mimi da atualiaçao que acho que só vai atializar uma versão e adeus

                                                                                                              • Tanto J5 Pro quanto J7 Pro vão receber o Android 8, e o X4 só irá receber uma atualização do sistema como o J5 e o J7, eles dois chegaram com o Android 7 e irá receber o 8, o X4 receberá uma versão atual do qual ele veio. Lembre-se, Motorola não é mais aquela empresa de sempre, vide que deixou claro que Moto E e C não receberão atualizações, vão morrer na versão que estavam.

                                                                                                              • Moto X4. Até porque a customização da SAMSUNG em cima do Android é péssima !

                                                                                                                  • Pelo o que andei lendo, a customização da Samsung esta mais leve.

                                                                                                                      • ta muio melhor mesmo. ganho de performance com o samsung experience 8.1 ta super leve

                                                                                                                        sei pq sai de um a5 2016 pro j7 pro e o j7 pro esta mais fluido que o a5

                                                                                                                        • vai por mim nao e ruim nao, estou com meu J7 Pro faz 1 semana, sai de um A5 2016 da Samsung e nao me arrependo

                                                                                                                          a customizacao do J7 Pro com o Samsung experience deixou o celular muito mais rapido, apesar de tecnicamente o meu A5 ter um processador melhor. o j7 pro ta muito mais otimizado e é mais rapudo no uso do dia a dia

                                                                                                                          ja usei o moto X4 mas tem uma coisa q nao gosto na motorola. prefiro ter botoes capacitivos ao lado do botao centrl mesmo sem retroiluminacao do que ter aquele tremendo espaço vazio e inutil dos motorolas

                                                                                                                          • Estou na dúvida ainda entre j7pro e moto x4

                                                                                                                            Android

                                                                                                                            Melhores smartphones: TOP 10 do TudoCelular para você | Abril 2019

                                                                                                                            Especiais

                                                                                                                            Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

                                                                                                                            Android

                                                                                                                            TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                            Android

                                                                                                                            TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular