LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto Z2 Play não tem desempenho comprometido com chegada do Android 8.0 Oreo

16 de maio de 2018 63

Depois de uma longa espera, a Motorola enfim liberou o Android 8.0 Oreo para o Moto Z2 Play, incluindo uma série de novidades importantes para melhor funcionamento do sistema, algumas mudanças visuais e novas funcionalidades para tornar o uso ainda mais prático e intuitivo.

Como já realizamos um completo teste de bateria com o aparelho, mostrando que a boa autonomia vista com o Android Nougat foi mantida quase que completamente após a atualização, chegou a hora de ver se o mesmo pode ser dito sobre o desempenho, incluindo nosso teste prático de velocidade, vários benchmarks e, é claro, muitos jogos de diferentes complexidades e exigências.

Mais Notícias

Em especificações técnicas, o Moto Z2 Play entrega o chipset Snapdragon 626 com oito núcleos a até 2,2 GHz, GPU Adreno 506, 4 GB de RAM e 64 GB de espaço para o armazenamento interno, expansível via microSD. Sua tela é Super AMOLED com 5,5 polegadas de diagonal e resolução Full HD, sendo encontrada uma bateria de 3.000 mAh para lidar com tudo isso.

Teste prático de velocidade

Nosso teste prático de velocidade é bem simples: abrimos 12 aplicativos, incluindo alguns baixados e outros nativos, e marcamos o tempo da primeira volta. Logo depois começamos uma segunda volta com os mesmos apps para ver se eles foram mantidos rodando em segundo plano ou encerrados, sendo então marcado o tempo total.

Dentre os apps, temos: Relógio, Câmera, Galeria, Configurações, Facebook, WhatsApp, Chrome, Netflix, Spotify, Photoshop Mix, Pokémon GO e Asphalt 8, lembrando que o Moto Z2 Play tem bons 4 GB de RAM, o que em outros modelos da Motorola como Moto G6 Plus acabou não sendo suficiente para manter os apps rodando em segundo plano, mas vamos ver como ele se sai.

Na primeira volta o Moto Z2 Play precisou de 59 segundos para abrir todos os apps e voltar ao cronômetro, ficando assim 5 segundos acima do que vimos com o Android Nougat, principalmente por causa do app de câmera bem mais pesado e demorado para ser carregado.

Já na segunda volta foram necessários 17 segundos, o que fica um pouco abaixo em relação aos 19 segundos vistos anteriormente, demonstrando assim que o Android Oreo está ainda mais ágil para gerenciar as aplicações em segundo plano.

Com isso, temos um tempo total de 1 minuto e 16 segundos, ficando pouco acima dos 1 minuto e 10 segundos marcados antes mas ainda representando um ótimo tempo para a faixa intermediária, principalmente se lembrarmos que o Snapdragon 626 é um chipset já bem mais básico do que o Snapdragon 630 ou 660 presentes em modelos mais atuais, e que até mesmo o Galaxy S8 Plus ficou acima disso.

AnTuTu

No AnTuTu o Moto Z2 Play conseguiu a boa marca de 82.283, ficando acima de modelos com o Snapdragon 626 e se aproximando mais do que conseguiram aqueles com o Snapdragon 630.

GeekBench

No GeekBench tivemos pontuações muito similares ao que conseguimos anteriormente com o Moto Z2 Play, indicando que o Android 8.0 Oreo não interferiu muito no desempenho bruto, seja para o bem ou para o mal.

No teste single-core tivemos 910 pontos, enquanto no multi-core a marca foi de 4.634 pontos. Já a Adreno 506 foi capaz de alcançar 3.270 pontos, o que é bom para o nicho intermediário mas nada extraordinário.

3D Mark

O mesmo pode ser dito no teste com o 3D Mark, onde no Sling Shot Extreme temos agora duas variantes ao invés de apenas uma. A versão utilizando a biblioteca OpenGL ES 3.1 é a mesma usada quando fizemos o teste com o Android Nougat, sendo alcançados agora 474. Já com a Vulkan, temos algo um pouco menor devido à maior exigência gráfica, com 424 pontos.

GFXBench

Nosso último teste de benchmark é o GFXBench, que também foca na parte gráfica. Por aqui, tivemos 10 fps no Manhattan e 24 fps no T-Rex, ambas pontuações idênticas ao que alcançamos com o Android Nougat, reforçando que o desempenho foi mantido.

Jogos

Por último, mas não menos importante, vamos aos jogos. Usamos como sempre o GameBench para medir a estabilidade e consumo de seis títulos, incluindo como extra o PUBG Mobile já que basicamente só se fala nele por aí. Caso esteja interessado no app, estará disponível mais abaixo um link para download na Play Store, e você pode conferir também o tutorial que fizemos para ajudar a configurá-lo corretamente em seu aparelho.

  • No Asphalt 8 tivemos média de 30 fps, que é o que se pode conseguir no máximo mesmo, com consumo de CPU em 8% e de RAM em 586 MB.
  • O Modern Combat 5 já foi bem melhor, já que pode ter a trava de fps desativada, sendo executado a 59 quadros por segundo em média no Moto Z2 Play. O consumo de CPU ficou em 9%, e o de RAM em 461 MB.
  • No Injustice 2 tivemos novamente a média de 30 fps, que é mais do que suficiente para uma jogatina fluida e divertida. A CPU ficou em 11% e a RAM em 719 MB.
  • O MOBA Vainglory rodou com média de 60 fps, sendo uma ótima opção para quem curte o gênero e não quer ter problemas com fluidez mesmo nas cenas mais intensas. A CPU ficou em 7% e a RAM em 610MB.
  • Passando aos títulos mais simples, no Clash Royale a média foi de 59 quadros por segundo, com CPU em 5% e RAM em 418 MB. Já o Subway Surfers ficou um pouco abaixo disso, com 56 fps em média, além de apresentar um bug que não permitiu acompanhar seu consumo de CPU e RAM.

Falando sobre o PUBG Mobile, o icônico jogo de tiro rodou com média de 26 fps, mesma que encontramos no Moto G6 Plus, que tem uma GPU mais potente. Vale notar que o jogo escolheu os gráficos mais básicos por padrão, o que demonstra que você até conseguirá uma jogatina bacana com o Moto Z2 Play, desde que não seja muito exigente.

GameBench

Desenvolvedor: GameBench Ltd

Preço: grátis - oferece compras no app

Tamanho: Depende do dispositivo

Conclusão

O Moto Z2 Play mostrou que continua como uma ótima opção em termos de desempenho para quem quer um intermediário e não pode gastar muito com modelos mais caros.

No dia a dia ele se mostrou superior até mesmo a alguns aparelhos mais caros ou com conjunto mais potente, como casos de Moto G6 Plus, Galaxy A8 e até mesmo Galaxy S8 Plus, reforçando o ótimo trabalho feito pela Motorola por aqui.

Claro, em jogos você não terá a mesma fluidez ou qualidade gráfica de modelos mais robustos, mas já é possível se divertir com praticamente todos os títulos presentes na Play Store sem grandes problemas, desde que tenha em mente que possui um intermediário lançado em meados de 2017.

E você, atualizou seu Moto Z2 Play para o Android 8.0 Oreo? O que está achando do desempenho? Não esqueça de comentar abaixo!

O Motorola Moto Z2 Play está disponível na Americanas por R$ 1.349. O custo-benefício é médio e esse é o melhor modelo nessa faixa de preço. Para ver as outras 146 ofertas clique aqui.
(atualizado em 21 de julho de 2018, às 04:48)

63

Comentários

Moto Z2 Play não tem desempenho comprometido com chegada do Android 8.0 Oreo
  • Só se for o seu!! O meu ficou mais lento, as vezes peço para abrir os contatos ou algum video ele fica "pensando"...... O sensor de digital já parou de responder 3x depois q atualizou! Aí só reiniciando msm!!!

      • chegou no dia 05/07/18 o android oreo 8.0!! E tá com uns bugs de restart toda hora.. (moto z2 play)

          • Depois que atualizei para a nova versão, não consigo atualizar meus apps na play store... Alguém com esse problema????

              • Chegou hoje atualização de segurança 1º de junho

                  • Qual é melhor? Moto Z2 Play ou G6 Plus? Quero para jogos e com uma boa autonomia de bateria. Qual vocês me recomendaria?

                    • Vale ainda a pena pegar um z2 play ou esperar o z3 play?

                      • Atualizei. Inicialmente deu um problema com o Wi-fi - não queria abrir quando eu voltava para casa, me obrigando a reiniciar o telefone, mas parou do nada. A reinicialização levava uns bons 10 min. Também, resolveu do nada.

                        Fora isso, não tive problemas. Um aparelho bom, que me atende perfeitamente.

                          • Desde que atualizei pro 8 não consigo usar wallpaper em 1080x1920, ele pede pra cortar a imagem...

                              • Nada para o Moto G5 Plus né Motorola?

                                • O meu está estranho, meio lezado, principalmente os botões de triângulo, círculo e quadrado, estão com delay. Não sei pq, mas acho q pode ser pelo tema da Miui q uso pois não gosto do original da motorola,.
                                  Toco na tela as vezes no navegador e demora a abrir, está com uns legal o cel

                                    • Bobagem! Não sei quem escreve tudo isso, e acredito que esses app apesar de todo o avanço, esses números nem sempre condizem com o aparelho. Sem dúvidas o Moto Z2 Play não é o top de linha da Motorola, mas o desempenho gráfico e processual do aparelho é incrível, digo isso pois uso Motorola desde o Moto Maxx. Recebi a atualização pro Android 8 e sem dúvidas é totalmente perceptível o avanço no desempenho do sistema. Não é a toa que o Moto Z2 Play só perde pro Moto Z e pro Moto Z2 Force na Motorola.

                                        • Recebi a atualização do Android 8 faz umas 3/4 semanas pro meu Moto z2 play

                                            • Tenho meu aparelho a cerca de um mês, estou muito satisfeita com a qualidade gráfica para jogos (Asphalt 8) e a duração da bateria. Sem o Snap ele dura mais de 12 horas de uso ininterrupto, qdo ele chegar em 20% eu coloco o Snap, e fico mais umas 4 horas usando tranquilamente. Foi a melhor aquisição.
                                              Ainda não recebi a atualização pro Oreo.

                                              • depois da atualização meu aparelho nao funciona mais corretamente nas ligações em Bluetooth e minhas digitais estão demorando para leitura de desbloqueio!
                                                alguém mais com problema similar que possa me ajudar?

                                                • Gostei muito da atualização no meu z2 porém depois de 3 dias o microfone de chamadas não funciona... Nem para áudio no whats... Não sei oq aconteceu mais isso me deixou um poko chateada... Mais melhorou MT..

                                                    • Aconteceu a mesma coisa com o meu, o microfone não funciona, as pessoas sobre ouvem se eu falar pelo fone de ouvido, e os áudios do WhatsApp também só consigo enviar com informe de ouvido... Muito chato isso

                                                      • Eu particularmente achei que o meu ficou mais fluido pós atualização, embora o aparelho nunca apresentou engasgos ou travamentos.
                                                        Achei que a qualidade de alguns gráficos melhorou um pouco, embora tenha que reparar bem nos detalhes para poder ver o pouco que melhorou.
                                                        Em termos de autonomia eu já coloquei minhas observações no novo teste realizado ontem.
                                                        Particularmente me agradou a nova atualização.

                                                          • A maior diferença foi na bateria melhorou bastante.
                                                            No restante continua sendo ótimo como sempre.

                                                              • O meu moto z2 play fica o volume alto e depois abaixa o volume de repente, quando está escutando algum áudio ou no YouTube,ou até mesmo quando chega uma mensagem,o som some,e fica bem baixo mesmo.
                                                                Mas não foi depois da atualização, já comprei ele assim, alguém sabe me informar como posso resolver esse problema?
                                                                Obrigado

                                                                • Em compensação o Z1 tá sofrível na bateria.
                                                                  Principalmente quando o mod de bateria tá conectado, bixo drena a bateria =/
                                                                  Fora do mod ela dura o normal de antes de atualizar

                                                                    • Ate agora não recebi a atualização do moto z2 play

                                                                      • A principal diferença que notei foi na bateria. A minha melhorou horrores. De resto, está tudo funcionando ok, com melhor desempenho e mais rapidez. Baixei o Oreo de madrugada, justamente pra evitar pane. Já perdi um Motorola atualizando. Isso acontece porque mesmo no wi fi, há corte de internet e quebra de dados. Daí a atualização não se completa, gerando uma série de problemas, até a necessidade de formatar todo o celular. Por isso escolhi um horário com menos acesso na atualização é wi-fi mais estável. Madrugada. Deu hiper certo. Fica a dica

                                                                          • Para mim não mudou nada continua tudo igual bateria uma bosta não dura nada sem mexer muito atendendo quese nada de ligações dura 12 hrs chorado%uD83D%uDE22

                                                                            • Eu atualizei...depois de 2 dias meu celular ficou mudo e surdo ....pra resolver, somente com um complicado hard reset ...se arrependimento matasse....

                                                                                • Essa atualização está uma verdadeira bosta desculpa da palavra no meu aparelho sumiu as teclas de volta agora todas as funções fica na digital ser pesquisa uma página no Google tenho que fecha a página e fazer a pesquisa novamente pois a tecla de volta sumiu a função de câmera profissional do aparelho também sumiu tá uma bosta ..eu tenho um moto z2 play

                                                                                  • Após atualização meu celular buga para abir a câmera pelo gesto... As vezes abre, as vezes não abre

                                                                                      • Nunca vi uma atualização tão demorada quanto essa. Tenho um Z2 play (TIM) e até agora NADA! Meu patch de segurança de DEZEMBRO do ano passado!!! É Motorola, quem te viu, e quem te vê!! #Decepcionante

                                                                                        • E eu deitado esperando a Vivo disponibilizar atualização para o Moto Z Play.

                                                                                            • Eu atualizei o meu para o Android oreo e não percebi perdas em nada. Muito pelo o contrário, tenho percebido uma melhora na autonomia da bateria bastante significativa, melhorando de 15% às 22 horas para uma média de 23%. A única coisa que tenho percebido é que as vezes, demora mais para abrir algum aplicativo mais pesado, mas nada que eu não esperasse de um celular que já tem um bom tempo de mercado, é que tem um processador e GPU um tanto quanto defasados. No geral, o celular ainda é uma das melhores opções da Motorola atualmente, tendo um ótimo custo benefício e ainda possibilitando a praticidade dos Moto Snaps.

                                                                                                • Queria saber quando o Android 8.0 Oreo chega pro Zenfone4Max, desde já agradeço!

                                                                                                    • Show!!!! Aki a Lenovorola acertou%uD83D%uDC4D%uD83C%uDFFB

                                                                                                        • A manchete da matéria deveria ser "moto z2 play continua praticamente a mesma coisa após atualização para Android Oreo" mas usam desse eufemismo de "não ter desempenho comprometido".. E deveria ter? Quer dizer que atualiza o sistema e temos q torcer pra não estragar a usabilidade e a bateria? Então pq tanta espera? kkkkkkkkk lamentável...

                                                                                                          • E ainda tem gente que diz que os chineses são melhores que o z2 play, tem um vídeo no YT onde o z2 pisa no mi maxx 2 em desempenho

                                                                                                            • Não vi muita diferença no desempenho com a chegada do Oreo, continuou normal, eu jogo PUBG: MOBILE nele e roda de boas, então se você está atrás de uma celular bom e barato a sua escolha é essa!!

                                                                                                                Android

                                                                                                                Se o Brasil for hexa... o TudoCelular vai sortear um smartphone!

                                                                                                                Android

                                                                                                                TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

                                                                                                                Android

                                                                                                                TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular

                                                                                                                Android

                                                                                                                TOP 10 smartphones intermediários com melhor desempenho | Guia do TudoCelular