LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto Z3 Play derrapa, mas supera Z2 Play, A8 Plus e XA2 Ultra em comparativo de câmeras

20 de junho de 2018 27

O Moto Z3 Play foi o primeiro de sua linha a contar com câmera dupla, buscando solucionar um dos pontos de maior crítica em relação ao seu antecessor. Por outro lado, a Motorola decidiu remover o flash LED frontal, e não foi dessa vez que vimos um sistema de estabilização óptica, o que deixou muitos usuários com o pé atrás.

Chegou a hora de descobrir então se o novo intermediário realmente consegue entregar resultados satisfatórios, e se ele é capaz de superar rivais como Galaxy A8 Plus e Xperia XA2 Ultra, ambos focados principalmente na qualidade das selfies, mas sem abrir mão de uma boa câmera principal.

Especificações ténicas
Moto Z3 Play Xperia XA2 Ultra Galaxy A8 Plus Moto Z2 Play
Resolução 12 MP + 5 MP 23 MP 16 MP 12 MP
Abertura f/1.7 + f/2.2 f/2.0 f/1.7 f/1.7
Tamanho do pixel 1.4 µm - 1.12 µm 1.4 µm
Câmera frontal 8 MP
f/2.0
16 MP + 8 MP
f/2.0 + f/2.4
Flash LED
16 MP + 8 MP
f/1.9 + f/1.9
5 MP
f/2.2
Flash Dual LED

Todas as fotos foram tiradas com os aparelhos em modo automático e resolução máxima permitida na proporção 4:3, que é geralmente onde alcançamos todo o potencial do sensor. Com isso, a escolha por usar HDR ou qualquer outro recurso ficou inteiramente por parte do software da câmera de cada modelo, assim como acontecerá caso você vá utilizá-lo.

Agora descubra a ordem dos smartphones usados no teste:

80 x 163 x 9.5 mm
6 polegadas - 1920x1080 px
76.2 x 156.2 x 5.99 mm
5.5 polegadas - 1920x1080 px
76.5 x 156.5 x 6.7 mm
6 polegadas - 2160x1080 px
75.7 x 159.9 x 8.3 mm
6 polegadas - 2220x1080 px
Ir para página de comparação

Para chegarmos aos resultados que estão listados mais abaixo, utilizamos a seguinte metodologia com criação do ranking individual e final. Cada smartphone recebeu uma pontuação em cada comparativo individual, onde a soma de todos os pontos revelou o vencedor. Foram usados os seguintes pesos:

  • Primeiro colocado: 4 pontos
  • Segundo colocado: 3 pontos
  • Terceiro colocado: 2 pontos
  • Quarto colocado: 1 ponto

Explicações básicas dadas, vamos aos resultados!

Foto 1

Na primeira cena tivemos vitória incontestável do Moto Z3 Play, que não apenas conseguiu lidar melhor com áreas claras e escuras (algo notável principalmente na grade à esquerda) como também balanceou melhor as cores, deixando tudo mais natural. A decepção ficou por conta do Galaxy A8 Plus, que mesmo superando o Xperia XA2 Ultra no alcance dinâmico entregou cores frias demais.

Foto 2

Na segunda cena contra o Sol tivemos o Moto Z2 Play como vencedor, de acordo com a votação. Ele superou por pouco o Xperia XA2 Ultra ao entregar uma foto menos embaçada pela claridade excessiva, ficando novamente a última posição para o Galaxy A8 Plus, que mais uma vez puxou tudo para tons mais frios do que deveria.

Foto 3

Na cena da locomotiva, Moto Z3 Play e Moto Z2 Play entregaram resultados muito parecidos, ocupando primeira e segunda posição, respectivamente. Dessa vez a última colocação ficou para o Xperia XA2 Ultra, provavelmente por deixar algumas áreas escuras demais, como na parte de baixo do telhado ou na construção ao fundo.

Foto 4

Mais uma vez tivemos imagens muito parecidas com Moto Z3 Play e Moto Z2 Play, o que justifica o empate entre os dois intermediários da Motorola na primeira colocação. O Galaxy A8 Plus mais uma vez desapontou, com cores frias demais e um tanto quanto "lavadas".

Foto 5

Na primeira cena de macro vemos que o HDR da Sony nem sempre ajuda, com o Xperia XA2 Ultra deixando tudo claro demais. O Moto Z3 Play, por outro lado, não teve problema algum para balancear a cena e entregar o melhor resultado dos quatro, arrematando a vitória com certa facilidade.

Foto 6

Reforçando o ótimo trabalho da Motorola com o HDR de seu novo app de câmera, tanto Moto Z3 Play quanto Moto Z2 Play se sobressaíram por aqui, apresentando o dobro dos pontos alcançados pelo Galaxy A8 Plus na votação. O modelo da Samsung não foi tão mal assim, mas sua tendência a entregar cores frias parece não agradar muito.

Foto 7

Moto Z3 Play e Moto Z2 Play ficaram novamente empatados na primeira colocação, demonstrando que o modelo de 2017 ainda dá conta do recado frente a rivais mais recentes. O Xperia XA2 Ultra foi o único a ter problemas para focar no rosto do encanador mais famoso do mundo, o que o deixou na última posição.

Foto 8

Em ambiente interno, enfim tivemos uma vitória do Galaxy A8 Plus. O aparelho da Samsung entregou ótimo foco e balanceamento de cores, sendo esse um cenário onde seus tons mais frios acabam agradando mais do que as cores quentes entregues por Moto Z3 Play e Moto Z2 Play.

Foto 9

Já no segundo cenário em ambiente interno o Galaxy A8 Plus não agradou tanto assim, superando apenas o Xperia XA2 Ultra que entregou uma foto escura demais. O Moto Z3 Play levou a melhor por aqui, conseguindo superar seu antecessor por entregar algo ligeiramente mais balanceado e puxando para tons frios.

Foto 10

Nossa primeira tentativa em ambiente noturno mostra que nem sempre a foto mais clara é a que mais agrada. O Xperia XA2 Ultra, por exemplo, não conseguiu captar detalhes do lado esquerdo da cena, mas ao menos foi capaz de suprimir o ruído para entregar algo minimamente aceitável. O Galaxy A8 Plus ficou um pouco atrás neste quesito, mesmo conseguindo balancear melhor as cores, e ambos os representantes da Motorola entregaram ruído demais.

Foto 11

Na segunda cena noturna o Galaxy A8 Plus levou a melhor de forma indiscutível, conseguindo balancear muito bem as cores e entregando um nível de ruído aceitável. Dessa vez foi o Xperia XA2 Ultra que ficou um pouco atrás, e novamente os modelos da Motorola amargaram as últimas posições por forçar demais o ISO.

Foto 12

Mais uma cena noturna e mais uma vitória do Galaxy A8 Plus, reforçando que ao menos neste tipo de ambiente a Samsung continua acima das rivais. A foto não é a melhor do mundo em balanceamento de cores ou controle das fontes de luz, mas o nível de ruído é aceitável e no geral temos algo superior aos rivais.

Foto 13

Na primeira selfie tivemos uma boa disputa entre Moto Z2 Play e Xperia XA2 Ultra, com o modelo da Motorola levando a melhor por muito pouco de acordo com a votação. O Galaxy A8 Plus ficou em terceiro, e a grande decepção ficou para o Moto Z3 Play, que amarelou demais a cena e com isso acabou distorcendo as cores.

Foto 14

Em ambiente interno com boa iluminação o Xperia XA2 Ultra se sobressaiu, entregando mais detalhes e cores melhores que os rivais. Os três modelos restantes alcançaram pontuações parecidas, com o Galaxy A8 Plus apresentando cores mais frias enquanto a dupla da Motorola deixou tudo um pouco mais quente e amarelado.

Foto 15

Por fim, temos mais uma vitória do Xperia XA2 Ultra, demonstrando que o novo intermediário da Sony honra a fama da linha focada em selfies. O Moto Z3 Play foi o que mais desapontou por aqui, mostrando que retirar o flash LED frontal não foi uma ideia muito boa por parte da Motorola, já que a luz branca emanada pelo display acaba distorcendo as cores.

Pontuação final

Somando todos os cenários acima, temos a seguinte pontuação final:

  • Xperia XA2 Ultra: 341 pontos
  • Moto Z2 Play: 417 pontos
  • Moto Z3 Play: 394 pontos
  • Galaxy A8 Plus: 348 pontos
Bônus 1

Em situação de selfie contra a luz, o Galaxy A8 Plus consegue balancear melhor as coisas. O Xperia XA2 Ultra acaba por distorcer um pouco as cores, além de deixar o primeiro plano um pouco escuro demais para tentar balancear o plano de fundo.

Bônus 2

Em ambiente interno vemos com mais clareza que o Xperia XA2 Ultra entrega maior nível de detalhes, mas acaba por errar um pouco o balanceamento de cores, o que o deixa ligeiramente abaixo do Galaxy A8 Plus.

Bônus 3

Por fim, em ambiente noturno o Xperia XA2 Ultra não deixa espaço para dúvidas, e entrega uma imagem consideravelmente superior do que temos no Galaxy A8 Plus. O flash frontal junto ao sensor de melhor qualidade fazem a diferença por aqui, ainda que seja entregue um nível de ruído maior por conta do embelezamento forçado do Galaxy A8 Plus.

Conclusão em fotos

Em ambiente externo com boa iluminação a Motorola se destacou, seja nas cenas com maior nível de detalhes ou nos momentos onde foi necessário um maior alcance dinâmico. Isso é curioso, já que os modelos da marca sempre foram bastante criticados justamente por não saber lidar com diferenças entre áreas claras e escuras, o que demonstra o esforço da fabricante para melhorar seu HDR.

Passando para o macro, tivemos novamente a Motorola como grande vencedora, mas aqui com uma vantagem clara do Moto Z3 Play frente aos rivais, sendo ele o vencedor em todas as três cenas. O Moto Z2 Play também não foi mal, dividindo o primeiro lugar em uma das cenas e ficando em segundo nas outras duas.

Em ambiente interno com boa iluminação já tivemos algo mais balanceado, com o Galaxy A8 Plus levando uma das cenas enquanto o Moto Z3 Play levou a melhor em outra. Como o novo intermediário da linha Moto ficou na segunda posição no momento em que não liderou a disputa, ele acabou somando mais pontos que seu rival sul-coreano.

Fotos noturnas são sempre um problema para smartphones, sendo difícil capturar boas cenas mesmo com alguns flagships. Ainda assim, a Samsung parece ter conseguido corrigir problemas da geração passada e otimizar seu software para este complicado ambiente, pois o Galaxy A8 Plus levou a melhor em duas das ocasiões, ficando atrás apenas do Xperia XA2 Ultra na terceira delas.

Fechando, temos as selfies, onde o Xperia XA2 Ultra honrou a fama da linha e arrematou duas vitórias em três cenas, ficando na segunda posição com a foto restante. O Galaxy A8 Plus, outro com marketing focado nos autorretratos, não foi tão bem assim, sendo incapaz de alcançar a liderança uma vez sequer e dividindo a segunda/terceira posição em duas das tentativas.

Nas selfies com lentes grande-angulares, temos o Galaxy A8 Plus com melhor balanceamento de cores e menor índice de ruído, enquanto o Xperia XA2 Ultra entrega campo de visão maior e mais detalhes, ficando para você decidir qual a sua prioridade.

Conclusão em vídeos

O Galaxy A8 Plus é o único que não grava em 4K nem em Full HD a 60 fps, então se quiser mais fluidez ou uma resolução maior já é bom desconsiderar o modelo da Samsung logo de cara. Com a câmera frontal, todos gravam no máximo em Full HD a 30 fps.

Com a câmera traseira tivemos vitória do Moto Z3 Play, que entregou foco mais preciso, imagens mais nítidas e, incrivelmente, um sistema de estabilização satisfatório, praticamente resolvendo um dos maiores problemas do Moto Z2 Play. O Galaxy A8 Plus também foi bem, mas deixou muito a desejar em ambiente noturno, enquanto o Xperia XA2 Ultra entregou imagens ruins tanto em ambiente diurno quanto noturno.

Na gravação com a câmera frontal tivemos novamente uma disputa entre Moto Z3 Play e Galaxy A8 Plus, com o modelo da Samsung tendo o diferencial das duas câmeras com campos de visão distintos enquanto o da Motorola entregou uma imagem mais nítida. A decepção ficou para o Xperia XA2 Ultra, que parece brigar um pouco com o sistema de autofoco.

Com relação à qualidade do áudio, o Moto Z3 Play foi o que entregou som mais limpo, ficando o Galaxy A8 Plus como o mais alto enquanto o Xperia XA2 Ultra foi o pior dos quatro.

Software

A Sony não incluiu muitos extras no Xperia XA2 Ultra em termos de software, sendo possível acessar apenas um modo profissional (com ajustes de foco, velocidade do obturador, ISO, compensação de exposição e balanço de branco), um modo de câmera lenta para vídeos a 120 fps em HD e alguns outros modos que provavelmente não serão muito usados, como foto com som, efeitos criativos, panorama e foto sequencial.

Já o Galaxy A8 Plus oferece por padrão um modo profissional onde temos apenas controle de ISO, balanço de branco e compensação de exposição, panorama, time-lapse, modo noturno e alimentos, bem como alguns filtros para mudar cores e contraste de suas fotos e vídeos, bem como alguns adesivos e máscaras para tornar suas fotos mais divertidas. Caso desejado, é possível baixar outros modos como esportes, GIF e selfie com a câmera traseira.

O Moto Z2 Play possui provavelmente o app de câmera mais básico dos quatro, contando apenas com modo panorama e um de câmera lenta para vídeos em HD a 120 fps, além do modo manual para controle de ISO, foco, balanço de branco, velocidade do obturador e compensação de exposição.

Por outro lado, o Moto Z3 Play tem um app bastante completo, trazendo todas as funções vistas no Moto Z2 Play com o acréscimo de alguns extras bacanas, como coloração seletiva, recorte de fundo, modo retrato, cinemagraph, scanner de texto, efeitos animados e time-lapse, sem contar o uso do Google Lens e a possibilidade de transmitir ao vivo para o YouTube.

Conclusão final

O Moto Z3 Play se saiu muito bem na maior parte do comparativo, entregando ótimo HDR, foco preciso e bom balanceamento de cores. Ele não é o melhor para cenas noturnas e as selfies acabaram custando alguns pontos preciosos que o colocaram no segundo lugar geral em fotos, mas sua qualidade nos vídeos pesa a seu favor e o deixa na liderança do embate como um todo.

O Moto Z2 Play vem logo em seguida, demonstrando que as correções feitas pela Motorola em seu app de câmera e, consequentemente, no pós-processamento, corrigiram boa parte dos problemas. Não fosse pelo resultado abaixo da média em ambiente noturno teríamos um modelo capaz de aguentar ainda mais alguns anos figurando como uma boa opção em câmeras.

Se você é do tipo que tira muitas fotos noturnas, o Galaxy A8 Plus é provavelmente a melhor opção. A Samsung consegue lidar com este tipo de cena de maneira muito mais natural que as demais, não elevando demais o ISO como faz a Motorola nem deixando ele baixo demais como faz a Sony, e assim entregando uma foto balanceada mas com pouco ruído digital.

Por fim, o Xperia XA2 Ultra é indicado principalmente para quem tira muitas selfies, sendo ele o mais versátil nesse quesito e devendo resolver na maioria dos cenários, exceto se você for do tipo que grava muitos vídeos.

E você, qual dos quatro te agradou mais? Concorda com o veredito? Não esqueça de comentar abaixo!

  • O Motorola Moto Z3 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Sony Xperia XA2 Ultra ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A8 Plus 2018 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto Z2 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

27

Comentários

Moto Z3 Play derrapa, mas supera Z2 Play, A8 Plus e XA2 Ultra em comparativo de câmeras
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista