LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto E5 Play chega ao Brasil como opção mais cara com Android Go

22 de agosto de 2018 41

A partir desta quarta-feira, 22 de agosto, a família Moto E5 está completa no Brasil. A Motorola incia nesta semana final do mês as vendas do E5 Play com Android Oreo Go, a versão mais leve do sistema operacional do Google.

O dispositivo consegue rodar as tarefas do dia a dia com fluidez bastante aceitável utilizando apenas 1 GB de memória RAM. E oferece espaço de armazenamento interno para mais de 1.000 fotos, além de oferecer versões mais leves e com menor consumo de dados dos principais aplicativos do Google, Facebook e outros desenvolvedores.

Já estamos com o dispositivo na bancada e, junto ao anúncio, trazemos um unboxing com uma prévia do aparelho. É claro que vamos aprofundar ainda mais cada teste nos próximos dias, mas aqui já dá para ter uma ideia legal de como as coisas funcionam neste smartphone mais barato da Motorola.

Embalagem e design

Começamos com a caixa do Moto E5 Play Go, que é a mesma coisa do Moto E5, já mostrada em nosso review completo. Dentro dela também não há muita coisa diferente: os acessórios são embalados separadamente, mas ficam jogados na parte de baixo. Também não temos um extrator de gaveta de chips, e a bateria, que é removível, vem separada do aparelho.

A lista completa de acessórios inclui: cabo de dados no padrão micro USB; carregador de parede comum, sem carregamento rápido; fone de ouvido estéreo; manuais; e a bateria de 2.100mAh.

Passando para o dispositivo em si, temos um visual bastante parecido com os irmãos, digamos, mais completos da linha. O acabamento é plástico, também, mas a aparência é de menos qualidade. A parte frontal tem muito mais bordas, sendo que a tela ocupa cerca de 67% apenas, com bastante espaço desocupado nas laterais, além da parte de cima e de baixo.

Mas as dimensões do dispositivo não são exageradas para a tela de 5,3 polegadas. São 147,88 mm de altura por 71,2 mm de largura, com espessura de 9,19. E o Moto E5 Play é leve, com apenas 145 gramas de peso.

A parte traseira é removível, bem como a bateria. E há três slots para o usuário inserir dois cartões nano SIM e um micro SD sem ter que escolher entre uma segunda linha e espaço extra de armazenamento. Os espaços são acessíveis sem necessidade de remover a bateria.

O E5 Play Go ainda tem leitor de impressão digital localizado na parte de trás, logo abaixo da câmera.

Hardware e software

A tela de 5,3 polegadas tem um painel IPS LCD e, logo de cara, já notamos que não há muito contraste. O preto do painel, mesmo quando o display está apagado, está mais para um cinza escuro para médio, como é possível notar ao comparar com as bordas no modelo preto - que foi o cedido pela Motorola ao TudoCelular. Comparamos também com o Moto E5, e o painel da versão Play é bem menos escuro.

Com relação ao chipset, temos o mesmo Snapdragon 425 encontrado nos outros modelos da família Moto E5. A diferença fica para a quantidade de memória RAM, que cai de 2 GB para apenas 1 GB. O armazenamento também é de 16 GB.

Nossos testes preliminares mostram que o dispositivo tem boa fluidez, considerando o hardware bastante modesto. A abertura e reabertura de aplicativos ficou dentro do esperado, com os apps mais pesados recarregando na segunda volta.

Para entregar um aparelho barato com desempenho satisfatório, a Motorola optou pela versão do Android Oreo Go do sistema. É uma versão mais leve, que ocupa menos espaço de armazenamento e exige menos RAM para rodar. E também foi desenvolvido para ajudar o usuário a consumir menos dados.

Apesar de ser uma variante Play, este Moto E5 com Android Go tem bateria de apenas 2.100mAh. O Google garante que esta versão light do sistema consome menos carga, então espera-se que a autonomia seja satisfatória mesmo com a capacidade bastante reduzida.

Câmeras

Sendo um dispositivo de entrada bastante modesto, o Moto E5 Play Go não oferece um conjunto de câmeras poderoso. Claro que já temos qualidade melhor do que as primeiras câmeras digitais, por exemplo.

São câmeras para fotos de redes sociais e olhe lá. De interessante, temos a presença do modo manual também no sensor frontal, algo raro entre os smartphones que testamos por aqui. Essa é uma função oferecida pela Motorola em todo o seu portfólio mais atual.

As fotos entregues pelo aparelho não são de todo mal, mas também não chegam a ser boas. As cores são bastante frias - o que já é uma questão de gosto - e, mesmo com luz boa, a imagem fica um pouco escura. E isso vale para os sensores principal e frontal.

Preço e disponibilidade

O Moto E5 Play com Android Oreo Go já está à venda nos canais oficiais da Motorola e também pode ser encontrado no varejo online e físico a partir desta quarta-feira, 22. As cores disponíveis são preto e ouro, e o preço sugerido é de R$ 799.

O valor é alto para a proposta do aparelho, mas é o modelo mais em conta da Motorola no mercado brasileiro. Há opções com hardware parecido e o Oreo Go no Brasil a preços um pouco melhores, a exemplo do Quantum You 2 e o MS50X, da Multilaser.

O Motorola Moto E5 Play Go ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

41

Comentários

Moto E5 Play chega ao Brasil como opção mais cara com Android Go
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista