LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Detetive TudoCelular: uso excessivo do celular vira preocupação para vida das pessoas

21 de março de 2019 2

Os smartphones e as redes sociais chegaram a um ponto de presença constante na vida do usuário. Quem consegue se imaginar ficar por um dia sem mexer no seu celular? Devido a isso, a dependência da tecnologia se torna cada vez maior.

A coluna Detetive TudoCelular teve acesso a uma nova pesquisa da Motorola – “Phone Life Balance”, a qual foi base para o novo reality show “Desconectados” –, com o objetivo de mostrar se as pessoas possuem uma relação saudável com seu smartphone. A empresa entende que os resultados são preocupantes – consequentemente, exigem cuidados maiores por parte dos consumidores.

“A Motorola acredita que o smartphone mudou a vida das pessoas para melhor. É possível trabalhar, estudar e se comunicar com muito mais agilidade atualmente, mas é necessário ter equilíbrio para que essa relação se mantenha positiva.”


Renata Alterfelder

Diretora de Marketing da Motorola para América Latina

Confira abaixo alguns dos dados do estudo global e dicas para ter um uso mais consciente do smartphone em cada situação. É importante ressaltar que utilizar de forma equilibrada o seu celular não necessariamente significa parar de usá-lo, e sim possuir uma prática mais “saudável”.

“Melhor amigo”

A pesquisa indicou que 49% dos usuários brasileiros da geração Z² - entre 16 e 20 anos – consideram o smartphone “seu melhor amigo”. Dos entrevistados, 33% afirmaram priorizar o smartphone em vez de passar mais tempo com amigos, família ou pessoas importantes – 36%, ao considerar apenas os respondentes do Brasil.

A saída não é conceder o título de “melhor amigo” para o objeto em si, mas sim utilizá-lo como meio para fazer amizades. Com o celular, é possível se conectar a um velho amigo ou parente que se localiza distante de você. Ou ainda usá-lo para marcar encontros com sua turma de infância ou adolescência.

Necessidade de equilíbrio

61% dos participantes concordaram que querem aproveitar o aparelho ao máximo enquanto utilizam e, da mesma forma, também desejam curtir o melhor da vida quando não estão com ele. Outro dado mostra que 60% dos entrevistados declaram ser importante ter uma vida separada do celular – 48%, ao considerar apenas o Brasil.

A fim de equilibrar o mundo virtual com o real, a busca por atividades presenciais diferentes parece ser uma das principais alternativas. Para isso, o smartphone consegue auxiliar em cronometrar exercícios físicos ou acompanhamento de saúde, além de servir como fonte de pesquisas para sugestões de que fazer ou para onde ir naquele momento.

Limitar a quantidade de horas que você usa o seu dispositivo, apesar de exigir disciplina por parte do usuário, pode ser uma das maneiras de dedicar mais tempo ao “mundo real”, fora do ambiente conectado.

Ansiedade e dependência emocional

Você é daquelas pessoas que precisa checar as suas mensagens no mesmo momento em que chegam as notificações – ou cobra essa velocidade dos seus contatos? Quase metade dos respondentes (49%) confessaram que verificam o celular com mais frequência do que gostaria. Já 44% se sentem obrigados a checar o aparelho de forma constante.

Apesar de a ansiedade ser uma rotina na vida das pessoas, quando ela atinge um ponto extremo e constante, há o perigo de se tornar uma doença – o chamado Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Portanto, é válido investir em momentos de lazer e autocontrole, para não deixar chegar a esse nível.

Os respondentes ainda possuem mais comportamentos emocionais ligados ao celular. Dois terços (65%) admitiriam entrar em pânico quando acham que perderam o celular, enquanto mais da metade (56%) se preocupa com uma possível perda do aparelho.

Metodologia

Ao todo, a pesquisa Phone Life Balance entrevistou 4.418 usuários de smartphones entre 16 e 65 anos, nos Estados Unidos, Brasil, França e Índia. Ela foi aplicada entre os dias 30 de novembro até 26 de dezembro de 2017.

Você se considera um usuário equilibrado do seu smartphone? Já passou por alguma situação de forte dependência da tecnologia? Participe conosco!


2

Comentários

Detetive TudoCelular: uso excessivo do celular vira preocupação para vida das pessoas
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista