LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi Mi 8 Lite ou Motorola Moto G7 Plus: um embate que pode te surpreender | Comparativo

14 de maio de 2019 57

Se você está em dúvida entre dois dispositivos intermediários, o TudoCelular vai te ajudar. Pegamos um dos queridinhos dos importadores de plantão, o Mi 8 Lite, que vai passar a ser vendido oficialmente por aqui em breve, e comparamos com um dos modelos da família queridinha de muitos brasileiros, o Moto G7 Plus.

E já adianto um spoiler: o resultado é surpreendente. Então dá play no vídeo e segue descendo a página para acompanhar o embate.

Design
75.8 x 156.4 x 7.5 mm
6.26 polegadas - 2280x1080 px
75.3 x 157 x 8.27 mm
6.24 polegadas - 2270x1080 px
Ir para página de comparação

De frente, a diferença entre os dois fica, principalmente, na parte superior, onde o Mi 8 Lite tem um notch a lá iPhone, enquanto o G7 Plus traz o recorte em gota, que ocupa um pouco menos de espaço.

Porém, o modelo da Motorola tem tela ligeiramente menor em um corpo um pouco maior. O aproveitamento frontal, no fim das contas, é melhor no Mi 8 Lite. Que ainda é menos espesso e menos pesado.

Ambos ainda têm corpo de metal com acabamento em vidro na traseira, e trazem capinha protetora na caixa. O que o modelo da Xiaomi fica devendo em acessórios é um fone de ouvido, mas nem o conector para isso o dispositivo tem.

Na parte traseira, ambos são bem diferentes quanto à disposição das câmeras e com lombada, que é um pouco maior no Moto G7 Plus. Ambos ainda possuem leitor biométrico centralizado.

Damos um ponto para o Mi 8 Lite aqui porque, no geral, tem menos desvantagens.

Desempenho

Snapdragon 660 e Snapdragon 636 a 80 km/h, quem vence? Claro que todo mundo vai responder que o primeiro, ainda mais com base nos benchmarks, que realmente dão resultado maior no Mi 8 Lite. Mas...

Nosso teste de velocidade vai além de testar apenas o hardware. Tem também a questão do software. E a MIUI 10 não está muito bem otimizada no Mi 8 Lite, que demorou um tempo consideravelmente maior para realizar a abertura dos aplicativos, especialmente por não segurar os processos abertos na segunda volta. Por incrível que pareça, aqui temos ponto para o Moto G7 Plus.

Mas calma que o desempenho em jogos a gente analisa separadamente. Nos títulos que testamos, os dois aparelhos conseguiram a melhor taxa possível em boa parte deles. Mas o G7 Plus não foi tão bem em Injustice 2. Já o Mi 8 Lite tropeçou em Vainglory. Eita, mas e agora? Um ponto para cada, por oferecerem boa fluidez na maior parte dos jogos, com a observação que cada um tem seu ponto fraco em títulos diferentes.

Bateria

O Mi 8 Lite tem bateria um pouco maior que o Moto G7 Plus, mas ambos entregaram praticamente a mesma autonomia em nosso teste de uso. O modelo da Xiaomi ficou em quase treze horas e meia, enquanto o da Motorola parou em pouco mais de treze horas. O tempo de tela foi também quase o mesmo, assim como a quantidade de ciclos. Empate, mais um ponto para cada.

Agora, no tempo de recarga, mais um ponto para o dispositivo da Motorola, pois você consegue preencher a bateria de zero até cem por cento em apenas 55 minutos com o carregador que vem na caixa. O Mi 8 Lite precisou de quase duas horas para fazer a mesma coisa.

Sistema

Android bastante modificado ou uma versão com aparência “original”? Essa discussão vai longe, mas vamos focar em recursos extras, já que em sistemas entramos em uma análise mais por gosto pessoal.

A MIUI tem bastante recurso bacana, e a cada atualização a Xiaomi traz novidades de modelos mais recentes também para alguns de seus aparelhos anteriores. Aliás, a interface é quem manda aqui, sendo a versão do Android apenas uma base para rodar o software da empresa.

Já a Motorola opta por fazer poucas modificações, mas inclui os gestos e alguns recursos de tela bem interessantes. Quem tem ou teve um aparelho da marca sabe a facilidade que é sacar o smartphone do bolso e ligar a lanterna ou abrir a câmera.
Nenhum dos dois tem nada muito diferente ou inovador, então vai mais um ponto para cada.

Câmeras

Dois intermediários com conjunto de câmeras duplo na parte traseira. E os dois com segunda lente que funciona como sensor de profundidade.

O Moto G7 Plus tem uma mania de expor demais as imagens, estourando não apenas o fundo, mas também áreas mais claras do objeto da imagem, dependendo do cenário. O Mi 8 Lite também faz isso, mas não é tão aparente. Então o ponto aqui vai para o modelo da Xiaomi.

Fotos do Mi 8 Lite (com e sem IA)

Com pouca luz, o Mi 8 Lite já vai pior, mas oferece um modo noturno que melhora bastante a visibilidade do dispositivo nesse cenário. Coisa que ainda não chegou ao Moto G7 Plus, que acaba perdendo nessa disputa por conta disso.

Nas selfies, novamente o dispositivo da Xiaomi fica à frente. Ambos erram ao expor demais a imagem para pegar mais detalhes do objeto da imagem, mas o G7 Plus faz isso no rosto da pessoa fotografada e de jeito bem mais aparente que o Mi 8 Lite. Mais um ponto para o modelo da Xiaomi.

Fotos do Moto G7 Plus

Em vídeos, por fim, o G7 Plus se recupera um pouco por trazer estabilização ótica de imagens e áudio um pouco melhor que seu concorrente. A qualidade, no geral, é bem parecida, ficando os dois devendo um pouco em ambientes mal iluminados.

Mais três pontos pro Mi 8 Lite e um para o Moto G7 Plus, no total das câmeras.

Preço

Ainda não temos o preço do Mi 8 Lite na venda oficial aqui no Brasil, mas em marketplace ele aparece por valor um pouco mais baixo que o G7 Plus. Considerando que entrega um pouco mais, parece um investimento melhor de seu dinheiro, caso a DL, parceira da Xiaomi no país, traga por uma faixa próxima do concorrente por aqui.

8.2 Hardware
8.4 Custo Benefício

Xiaomi Mi 8 Lite

Comparar Aviso de preço
8.3 Hardware
7.9 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Plus

Comparar Aviso de preço
Resultado

Que disputa surpreendente, não é mesmo? Quem diria que o Moto G7 Plus tem mais fluidez que um Xiaomi com chipset mais potente? E que, no fim das contas, o modelo da chinesa venceria por ter câmeras de melhor qualidade?

Seja como for, você pode escolher qualquer um dos dois e estará bem servido. Claro, é sempre importante conhecer os pontos fracos, além dos pontos fortes, de seu smartphone.

Mi 8 Lite Moto G7 Plus
  • Design
  • Desempenho em jogos
  • Autonomia de bateria
  • Câmera: geral
  • Câmera: pouca luz
  • Câmera: selfies
  • Fluidez
  • Desempenho em jogos
  • Autonomia de bateria
  • Tempo de recarga
  • Câmera: vídeos

O Mi 8 Lite então tem câmeras melhores e é mais confortável de segurar. O G7 Plus tem desempenho mais fluido, mas por muito pouco. E tem velocidade de recarga impressionante.

E aí, qual deles é a sua escolha? Conta pra gente aqui embaixo, nos comentários, explicando o motivo.

(atualizado em 24 de junho de 2019, às 22:54)

57

Comentários

Xiaomi Mi 8 Lite ou Motorola Moto G7 Plus: um embate que pode te surpreender | Comparativo
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Junho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular