LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A30 ou Moto G7 Plus: quem vence essa equilibrada disputa? | Comparativo

03 de julho de 2019 75

Samsung e Motorola atualizaram suas linhas intermediárias no primeiro semestre de 2019 e, claro, traz dúvidas para quem quer trocar de celular neste momento. E agora, qual atende melhor as suas necessidades, ou qual entrega mais pelo melhor preço?

O TudoCelular pegou o Galaxy A30 e o Moto G7 Plus para fazer um comparativo que, esperamos, vai te ajudar a tomar uma decisão de qual será seu próximo smartphone.

Vem com a gente para ver qual entrega mais em bateria, desempenho e câmeras, entre outros aspectos.

Design

Apesar de estarmos passando por uma espécie de crise em identidade dos smartphones atuais, Galaxy A30 e Moto G7 Plus se diferenciam bem um com o outro. Olhando de frente ou de costas, dá para saber fácil quem é quem.

Na parte traseira, ambos trazem conjunto de câmera dupla, mas o G7 Plus as mantém mais centralizadas e no círculo que se tornou assinatura da Motorola nos últimos anos. O A30 tem câmeras no canto. Ambos ainda trazem leitor de impressão digital.

Aí tem outra diferença: o acabamento da carcaça. A Samsung optou pelo plástico, mais barato, mas também mais resistente que o vidro utilizado pela Motorola. Aliás, o G7 Plus ainda vem com capinha protetora na caixa para ajudar a proteger em eventuais quedas.

74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
75.3 x 157 x 8.27 mm
6.24 polegadas - 2270x1080 px
Ir para página de comparação

Partindo para a parte frontal, o famigerado notch, recorte ou entalhe está presente em ambos, centralizado e apenas para a câmera frontal. O aproveitamento das telas é muito bom, mas o A30 fica à frente nesse quesito, com bordas mais finas e, portanto, display maior em um corpo menor.

Aliás, mesmo com tela maior, o modelo da Samsung é menor que o da Motorola. E mais leve, também. Assim, o primeiro ponto deste comparativo vai para o Galaxy A30.

Hardware e desempenho

A Samsung atualizou as plataformas de seus intermediários este ano, e oferece uma solução própria um pouco melhor no Galaxy A30. O Exynos 7904 também é usado no M20 e M30, aliás, todos com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno.

O Moto G7 Plus tem a mesma quantidade de memória, mas traz uma solução da Qualcomm, o Snapdragon 636. Que não é lá muito diferente do Exynos no papel, mas mostra superioridade nos benchmarks. E isso se repete em nosso teste de abertura de aplicativos, que mostra fluidez próxima, mas melhor no G7 Plus, quatro segundos mais veloz.

Já o uso em jogos mostra bem a vantagem do Snapdragon sobre o Exynos aqui neste caso. O A30 perdeu fluidez em alguns jogos que testamos, enquanto o Moto G7 Plus conseguiu reproduzir todos os títulos dentro do que é esperado de um intermediário: fluído, mesmo que sem gráficos incríveis.

E isso empata este nosso comparativo.

Bateria

Enquanto a Samsung já aposta em capacidade de bateria maior nos seus dispositivos deste ano, trazendo 4.000mAh em boa parte da linha A, a Motorola manteve os 3.000mAh dos antecessores no G7 Plus, apostando na otimização melhor do Android Pie.

Mas a aposta não deu certo. O A30 mostrou tempo de uso bem superior em nosso teste de bateria, aguentando quase cinco horas a mais que o G7 Plus. Ponto para o Galaxy.

Mas há uma vantagem para quem optar pelo Moto G7 Plus, ao menos: o tempo de recarga ficou abaixo de uma hora para ir de zero até cem por cento com o carregador poderoso que vem na caixa. O Galaxy A30 já precisa de quase duas horas para o mesmo processo.

E o comparativo continua empatado.

Tela, som e recursos
Galaxy A30 tem tela Super AMOLED de 6,4 polegadas

Um embate de tela Super AMOLED versus LCD, no qual a primeira ainda tem algumas polegadas a mais, na mesma proporção.
E a qualidade de exibição, especialmente o nível do brilho, é melhor no Galaxy A30. Não que a tela do G7 Plus não seja boa, mas fica alguns degraus abaixo, especialmente em relação à visibilidade embaixo da luz do sol.

Já em áudio, as coisas se invertem. O G7 Plus tem bons níveis, sem perder tanta qualidade no máximo quanto o A30. Em multimídia, portanto, um ponto para cada e empate mantido

Tela do Moto G7 Plus tem 6,26 polegadas e é IPS LCD

Passando para os recursos, temos a interface One UI da Samsung, desenvolvida para ajudar no uso do aparelho com uma só mão, contra o chamado “Android puro” da Motorola.

Mas claro que o G7 Plus tem bons recursos extras, como a Moto Tela, que acende ao notar movimento próximo para mostrar relógio e notificações, e os gestos para abrir câmera, ligar lanterna e outros.

De vantajoso sobre o G7 Plus, o A30 tem a TV digital no modelo nacional, que é um bônus para alguns usuários. No balanço final, empate em recursos, com boas opções em ambos, dependendo da preferência de cada usuário

Câmeras

Vamos ver se o quesito câmeras desempata este equilibradíssimo comparativo. Aqui, temos situação parecida com a que vimos no A30 contra o Remdi Note 7: um dispositivo com duas lentes que tiram fotos com enquadramento diferente contra outro que tem a lente a mais para ajudar no efeito de desfoque e outros recursos.

E no geral, vemos uma tendência dos intermediários deste ano: falta equilíbrio na exposição, com áreas muito claras estouradas com frequência em ambos os modelos. Nenhum se destaca muito nos outros aspectos, entregando qualidade muito parecida com condição de luz boa.

Já nas fotos com pouca luz, ambos conseguem bons níveis de detalhes, com granulação dentro do esperado. Dependendo do cenário, há perda de cores, que também é normal. De novo, a qualidade geral é muito próxima.

Galaxy A30

Moto G7 Plus

No modo retrato, temos recorte razoável de novo nos dois, ficando em um bom nível para intermediários.
O G7 Plus oferece mais recursos, como destaque de cor, mas o A30 tem a grande angular de recurso a mais, e aí fica a seu critério qual é mais interessante. Nas câmeras principais, empate mantido, mesmo.

Já nas selfies, temos finalmente um vencedor claro. O A30 oferece bons níveis de detalhes e estoura um pouco menos as fotos nas áreas claras. Ponto de desempate para o modelo da Samsung, portanto.

Mas voltamos ao empate com a qualidade dos vídeos. O G7 Plus tem permite a gravação em 4K, com um pouco mais de riqueza de detalhes que o full hd do a30. além disso, a estabilização e a qualidade do áudio não tem muita vantagem em nenhum dos dois.

Preços

Então vamos para o critério final: preço. O valor de lançamento já era menor pro Galaxy A30, que já teve boa redução no varejo e pode ser encontrado por menos de mil e duzentos reais atualmente. O Moto G7 Plus fica cerca de cem reais a mais em seu melhor preço.

8 Hardware
7.7 Custo Benefício

Samsung Galaxy A30

Comparar Aviso de preço
8.3 Hardware
7.7 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Plus

Comparar Aviso de preço
Vencedor: Galaxy A30

Como ambos entregam experiência muito parecida, ponto final da vitória para o A30. Embate para lá de equilibrado, mostrando que as opções para o consumidor brasileiro, ao menos nessa faixa de intermediários, são boas.

Galaxy A30 Moto G7 Plus
  • Autonomia
  • Câmera
    • Selfies
  • Preço
  • Desempenho
  • Tempo de recarga
  • Câmera
    • Vídeos

Resumindo, se você quer mais bateria, tela melhor e selfies de mais qualidade, aposte no Galaxy A30. Já se a sua preferência for pelo desempenho, especialmente em jogos, gravação de vídeos ou até tempo menor de recarga, o G7 Plus é a sua escolha.

E aí, você concorda? Acha que esquecemos de levar algum ponto em conta? Fala aí nos comentários.

(atualizado em 18 de julho de 2019, às 20:30)

75

Comentários

Galaxy A30 ou Moto G7 Plus: quem vence essa equilibrada disputa? | Comparativo
Android

Melhores smartphones: TOP 5 do TudoCelular para você | Julho 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular