LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A50 vs One Vision: qual é o melhor intermediário com inovação? | Comparativo

09 de julho de 2019 105

O mais recente smartphone da Motorola trouxe inovações interessantes à categoria intermediária, com hardware semelhante ao Galaxy A50, ficando na mesma faixa de preço. Isso, claro, gerou dúvidas entre os consumidores.

Afinal, qual vale mais a pena, o One Vision, com a tela de cinema e câmera com recursos para fotos com pouca luz, ou o Galaxy A50, um pouco mais tradicional e com leitor de impressão digital na tela?

O TudoCelular compara os dois para ajudar a responder a essa questão.

Design

Nada de design semelhante neste comparativo. O Galaxy A50 tem aparência mais próxima à de aparelhos top de linha atuais, com a frente de poucas bordas e recorte em gota para a câmera frontal.

Já o One Vision tem tela em proporção diferente, 21:9, igual à do cinema - e, por enquanto, único smartphone assim à venda no Brasil. O recorte da câmera frontal é o furo na tela, repetindo a série Galaxy S10.

Atrás, o desenho é mais ou menos igual, mas dá para diferenciar bem os dois aparelhos. O A50 tem um acabamento que gera efeitos de luz, enquanto o One Vision tem só um efeito degradê. As opções de cores não variam muito, mas o A50 tem mais variações, ficando entre o preto, azul e o branco. O One Vison tem um acabamento em bronze ou azul.

74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
71.2 x 160.1 x 8.7 mm
6.3 polegadas - 2520x1080 px
Ir para página de comparação

Aliás, o material é outro ponto distinto aqui. O A50 é de plástico, mais resistente e, apesar de mais barato, com boa aparência. O One Vision tem vidro curvo em todos os cantos, o que ajuda a garantir boa pegada.

E mesmo com o furo na tela, o aproveitamento frontal do aparelho da Motorola é menor que o do A50, que ainda é mais fino. Ponto para o Galaxy por ser opção mais compacta, mesmo com tela e bateria maiores.

Desempenho

A Motorola usa uma plataforma da Samsung no One Vision, o Exynos 9609, muito parecido com o Exynos 9610 usado no Galaxy A50. Só o que muda é a velocidade máxima dos núcleos do processador, ficando o chip gráfico o mesmo.

Mas pudemos ver em nossos testes que a diferença é, realmente, bem pequena. O A50 foi apenas três segundos mais rápido no nosso teste de abertura de aplicativos.

E ambos tiveram um pouco de dificuldade para manter a fluidez em alguns dos jogos testados, talvez por conta da placa gráfica. Asphalt 9 e Modern Combat foram dois títulos que ficaram um pouco abaixo do máximo em fps. Mas não deixam de ser dois bons aparelhos para jogar.

Enfim, ponto aqui vai para o Galaxy A50, mesmo, por muito pouco.

Bateria

A Samsung colocou uma bateria com boa capacidade no Galaxy A50, de 4.000mAh, e conseguiu deixar o dispositivo mais fino que o One Vision, que tem carga menor, de 3.500mAh. Mas nem sempre ter mais carga significa ter maior autonomia, certo?

Bom, esse não é um desses casos. O A50 realmente tem tempo de uso maior, chegando perto das 18 horas em nosso teste. O One Vision decepcionou com 12,5 horas, apenas.

E o tempo de recarga também é melhor no A50, com cerca de 10 minutos a menos para carregar cerca de 500 milliampéres a mais de carga do zero até os cem por centro.

Ponto para o A50 em bateria.

Tela, som e recursos
Galaxy A50 tem tela Super AMOLED com boa qualidade

Estamos chegando aos diferenciais do One Vision, então até agora está tudo bem a dianteira do A50. Apesar da tela ser LCD, o aparelho da Motorola tem preto bastante profundo e atinge bons níveis de brilho. Mas é difícil competir com um Super AMOLED, e no final das contas a imagem do A50 chama mais atenção, e os reflexos na luz do sol não atrapalham tanto.

De novo, ponto para o Galaxy.

Mas o jogo ainda pode virar. O One Vision tem sistema de áudio melhor, que não perde tanta qualidade no volume máximo quanto o Galaxy A50. O som, aliás, é um dos maiores pontos fracos desse modelo da Samsung.

E assim, o One Vision marca seu primeiro ponto.

Tela com proporção de cinema é interessante, mas opção pelo LCD não foi a melhor

Já em recursos, temos uma disputa boa. O A50 tem o leitor de impressão digital na tela, recurso presente ainda em poucos tops de linha. E ainda tem todos os recursos da OneUI, interface da Samsung, como Dual Messenger, Modo Escuro e outros.

O One Vision não tem esses recursos adicionais. Tem um tema escuro, que não chega a deixar todos os menus com fundo preto. Mas tem os gestos da Motorola, que também são muito úteis.

Pela inovação do desbloqueio por digitais sob a tela, o A50 leva mais um ponto.

Câmeras

A Motorola apostou em mais inovação na câmera, com uma tecnologia que ajuda nas fotografias com pouca luz, além do modo noturno. Já a Samsung colocou um conjunto triplo no A50, com uma lente ultra-wide além da principal e do sensor de profundidade, que o One Vision também tem.

E o dispositivo da Motorola deixa a desejar com boa iluminação, comparado ao rival aqui. O aparelho exagera na exposição e perde detalhes em áreas mais claras, algo que não acontece no A50.

Mas tudo se inverte em ambientes menos iluminados. O uso do NIght Vision dá um ganho pequeno em exposição, mas é na qualidade de detalhes que você vai notar a real melhoria. O Galaxy A50 tem nos ambientes com pouca luz um dos maiores pontos fracos de sua câmera.

Galaxy A50

One Vision

O Modo Retrato do One Vision é muito bom, e ainda permite ao usuário escolher entre seis níveis de desfoque. O A50 também permite essa mudança, e ambos dão essa possibilidade tanto antes quanto depois de tirada a foto.

E aí o A50 acaba ficando à frente no conjunto principal por oferecer o campo de visão maior com a ultra-wide. É verdade que essa lente é bem fraca com pouca luz, mas em cenários com boa iluminação, a qualidade não fica muito abaixo da lente principal.
O primeiro ponto em câmeras vai, portanto, para o Galaxy A50.

Nas selfies, temos boa disputa novamente. Ambos fazem bom trabalho com boa iluminação, mas o One Vision de novo tem uma tendência a estourar o fundo para priorizar o objeto da foto, enquanto o A50 é mais equilibrado. Com pouca luz, ambos fazem um serviço razoável. O modo retrato em selfies é um pouco melhor no dispositivo da Samsung. Mais um ponto para ele, então.

Finalmente, em vídeos, temos um modelo que grava em FullHD e outro que já filma em 4K. O One Vision tem boa estabilização e qualidade de gravação, ficando à frente do A50 somente pela resolução maior - que, no fim das contas, garante mais detalhes à imagem. E o One Vision fica com o ponto em vídeo.

Preços

Os preços oficiais de lançamento são os mesmos, beirando os dois mil reais. Mas ambos já tiveram boa redução no varejo, e aí o A50 entra em vantagem por estar no mercado a mais tempo.

Atualmente, o modelo da Samsung está cerca de 100 reais mais barato que o One vision.

7.4 Hardware

Samsung Galaxy A50

Comparar Aviso de preço
6.7 Hardware
4.6 Custo Benefício

Motorola One Vision

Comparar Aviso de preço
Conclusão

Entregando bem mais por preço um pouco mais baixo, o Galaxy A50 é o vencedor claro neste comparativo.

O dispositivo da Samsung teve superioridade em praticamente todos os quesitos, mas apenas em bateria ele é realmente muito melhor que o rival. O One Vision ficou sempre atrás, mas não tem desempenho ou câmera muito inferiores, além de ter áudio melhor.

Galaxy A50 One Vision
  • Desempenho
  • Bateria
  • Câmeras
    • Boa iluminação
    • Selfies
  • Câmeras
    • Fotos noturnas
    • Vídeos

Enfim, fica a seu critério escolher qual dos dois levar, mesmo. Pode escolher pelo design ou por algum critério específico. Aqui, nós demos todas as características para te ajudar a saber em que vai ganhar ou perder escolhendo um ou o outro.

E aí, qual deles é a sua escolha? Conta pra gente aqui embaixo, nos comentários, dizendo o motivo.

(atualizado em 25 de abril de 2024, às 01:44)

105

Comentários - página 2

Galaxy A50 vs One Vision: qual é o melhor intermediário com inovação? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista