LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Xiaomi Mi A3 vs Motorola One Vision: qual é o melhor Android One? | Comparativo

14 de agosto de 2019 35

Quem gosta do chamado Android Puro tem motivos para comemorar nos últimos meses. Desde que a chegada do Motorola One ao Brasil, vários outros modelos do programa Android One começaram a desembarcar por aqui.

Duas das marcas mais amadas pelos brasileiros estão com modelos nas prateleiras do país atualmente: o Mi A3, da Xiaomi (ainda não oficialmente), e o One Vision, da Motorola. O TudoCelular pegou os dois para um comparativo que vai tirar a dúvida: qual é o melhor Android One atualmente?

Design

Assim como os antecessores, o Mi A3 é uma versão global de outro modelo chinês da Xiaomi, o Mi CC9e neste caso. No ocidente, ganha o Android One e muda de nome.

E, assim como o One Vision, este modelo possui traseira com acabamento em vidro, mas as laterais são diferentes. O Mi A3 tem um corpo metálico com pintura brilhante, contra laterais de plástico de seu concorrente.

Para quem reclamava do Mi A2, o sucessor corrigiu algumas de suas principais falhas. Em design, a entrada de fone de ouvidos voltou. O One Vision também tem esse conector. Outro retorno é o espaço para cartão micro SD, que pode ser utilizado também para um segundo chip de operadora no modelo da Xiaomi. O mesmo vale para o aparelho da Motorola.

Mais Notícias
Mais Notícias

Na parte da frente, as telas seguem o padrão atual: mais espaço para o conteúdo, menos bordas. A solução para a câmera frontal é diferente: o Mi A3 tem um notch em gota centralizado, enquanto o One Vision tem a câmera de selfies em um furo no canto superior esquerdo. Outra diferença é a proporção do display, que é 21:9 no celular da Motorola.

O primeiro ponto fica com o Mi A3, que tem peso e espessuras menores, apesar da bateria maior.

Tela, som e recursos
Tela do Mi A3 é AMOLED, mas tem resolução HD+

Muita gente costuma avaliar as telas apenas considerando se é AMOLED ou LCD, e observando a resolução. Bom, aqui temos uma comparação bem interessante: um display AMOLED com resolução HD contra um painel LCD de resolução Full HD.

Além da proporção de cinema, o One Vision tem qualidade melhor, mesmo. O Mi A3 tem alguns serrilhados perceptíveis dependendo do tipo de conteúdo exibido e, além disso, não tem nenhum tipo de ajuste das cores, que o One Vision tem, apesar de ser limitado. Desta vez, o ponto vai para o modelo da Motorola, mesmo com o visor LCD - que tem, sim, muito boa qualidade.

A qualidade sonora não é algo que se destaca em nenhum desses dois aparelhos. Ambos apresentam volume em bom nível, mas com alto-falante mono e em local que acaba tampado quando você está jogando ou vendo um vídeo - se ficar segurando o aparelho.

O conector P2 também não é dos melhores em nenhum deles. Empate nesse caso e não recomendamos nenhum caso você seja exigente ao ouvir músicas no seu celular.

Tela LCD do One Vision tem "proporção de cinema"

Nos recursos, Android One nos dois modelos, ou seja, sistema com pouquíssimas modificações das fabricantes e desenvolvimento conjunto com o Google. O Mi A3 tem leitor de impressão digital embaixo da tela e emissor infravermelho - apesar do app de controle remoto não vir instalado.

O One Vision tem os gestos da Motorola como diferenciais, além de ter NFC, que o Mi A3 fica devendo. Com vantagens e desvantagens para os dois lados, vai um ponto para cara.

Desempenho

E mais uma vez a plataforma da Samsung utilizada no One Vision - o Exynos 9609 - se vê frente a frente com um concorrente com solução da Qualcomm - o Snapdragon 665. Desta vez, é um modelo com velocidades mais baixas, mas arquitetura mais eficiente.

Os benchmarks indicam que o One Vision é mais poderoso, mas nosso teste de velocidade mostrou que, em fluidez, quem fica à frente é o Mi A3. Ambos ficaram perto de um minuto e meio, mas o tempo total foi quatro segundos menor no aparelho da Xiaomi.

Que também tem melhor performance em jogos. De todos os títulos que testamos, só o Asphalt 9 não alcançou a taxa máxima de fps, mas possivelmente porque o jogo ainda não está otimizado para o Snapdragon 665. Já o One Vision ficou um pouco abaixo da melhor fluidez em metade dos jogos que instalamos, talvez por conta do formato da tela.

Outro ponto para o Mi A3 neste comparativo.

Bateria

A duração da bateria foi o que mais gerou críticas no Mi A2. Para o Mi A3, a Xiaomi resolveu o problema, aumentando a carga para mais de quatro mil miliampéres hora.

O One Vision tem cerca de 500 miliampéres hora a menos, e tela um pouco maior. Daí não deu jeito: a autonomia do Xiaomi acabou que é bem melhor, ultrapassando as 20 horas no nosso teste. O One Vision tem dificuldade para aguentar um dia inteiro de uso. Ponto para o Mi A3 em duração de bateria.

Na recarga, o Mi A3 tem suporte a carregadores bastante rápidos, mas o que vem na caixa é de apenas 10W. Assim, o aparelho demorou mais de duas horas para ir de 0% até 100%, mais ou menos o mesmo tempo do concorrente. Como oferece bem mais tempo de uso, o Xiaomi leva mais um ponto.

Câmeras

A Xiaomi colocou três câmeras na parte de trás do Mi A3, ficando com uma lente a mais que o One Vision. No caso, é uma ultra-wide. A secundária em ambos serve como sensor de profundidade, para ajudar em fotos com fundo desfocado.

O sensor principal faz um bom trabalho nos dois modelos. No Mi A3, usar o HDR nem sempre ajuda muito. O One Vision tem essa opção automática por padrão, e pode ser melhor manter assim, deixando o aparelho decidir quando usar.

Mi A3

One Vision

A vantagem clara está nas fotos noturnas. O One Vision já fica um pouco à frente normalmente, mas o Night Vision faz uma boa diferença, aumentando a nitidez e texturas da imagem. O Modo Noturno do Mi A3 não ajuda muito.

A lente ultra-wide até oferece uma opção a mais no Mi A3, mas só em cenários bem iluminados. E, mesmo assim, entrega qualidade um pouco menor que a lente principal. No geral, o One Vision fica um nível à frente, mesmo sem a ultra-wide.

Em selfies, de novo um bom duelo. O Mi A3 tem bom nível de detalhes, especialmente com boa iluminação. Mas o One Vision consegue captar mais mesmo quando a iluminação não está tão boa. O Modo Retrato não chega a impressionar, mas é mais equilibrado que o do celular da Xiaomi. Mais um ponto para o One Vision.

Em vídeo, ambos gravam em 4K com suas lentes principais com boa qualidade, ficando o One Vision em pequena vantagem. A estabilização do One Vision também é pouca coisa melhor. Por incrível que pareça, o Mi A3 tem captação de áudio um pouco melhor. Mas o ponto é do Motorola, que empata o comparativo nesta reta final.

Preço

E aí vamos para o preço, que vai desempatar. O One Vision chegou por preço perto dos dois mil reais, mas já teve boa redução no varejo online, baixando para menos de mil e quinhentos reais atualmente.

O Mi A3 ainda não chegou oficialmente pela Xiaomi, mas até agora a parceria da DL não agradou muito com os preços. Mas o modelo é mais barato que o concorrente se você comprar com importadores ou se importar direto da China.

8.5 Hardware
7.7 Custo Benefício

Motorola One Vision

Comparar Aviso de preço
Vencedor: Mi A3

O vencedor é o Mi A3, mas sempre recomendamos que você analise ponto a ponto antes de fazer a sua escolha. Se for o caso de buscar o melhor conjunto geral, é o aparelho da Xiaomi. Mas o One Vision tem seu charme.

Xiaomi Mi A3 Motorola One Vision
  • Desempenho
  • Bateria
    • Tempo de uso
    • Recarga
  • Preço
  • Tela
  • Câmeras
    • Principal
    • Selfie
    • Vídeos

O celular da Motorola tem um bom conjunto de câmeras, que só é realmente superior com pouca luz e nas selfies. Já o Mi A3 tem desempenho e autonomia bem melhores, graças à tela com resolução reduzida - aliás, esse é outro ponto de vantagem do modelo da Motorola.

Uma terceira opção é o Galaxy A50, que já comparamos com o One Vision antes, que tal dar uma olhada? Entre os dois modelos deste comparativo, qual é o seu preferido? Conta pra gente aqui nos comentários.

(atualizado em 20 de agosto de 2019, às 01:40)

35

Comentários

Xiaomi Mi A3 vs Motorola One Vision: qual é o melhor Android One? | Comparativo
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular