LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Motorola detalha One Zoom e não descarta One Macro e linha Z | TudoCelular Entrevista

16 de setembro de 2019 40

A Motorola lançou recentemente o mais novo membro da família One, o Motorola One Zoom. O celular traz novidades interessantes para o portfólio da linha. É o primeiro da marca com quatro câmeras na parte traseira, que, com alinhamento em dois pares, formam com o logotipo da Motorola um visual semelhante a uma pedra de dominó.

Outro recurso destacado do novo smartphone da Motorola é o que dá nome ao aparelho: o zoom. O aparelho combina zoom óptico de alta resolução de 3x com zoom híbrido de 10x, que mantém os detalhes à distância e melhora a qualidade perdida com a aproximação do objeto. As novidades renderam oito prêmios ao One Zoom durante a IFA 2019

O gerente de produtos da Motorola, Thiago Masuchette (Foto: Divulgação/Motorola)

Para conhecer um pouco mais sobre o novo dispositivo e também saber um pouco mais da diferença do One Zoom para os irmãos mais velhos e também sobre os planos futuros da companhia – One Macro a caminho? – o TudoCelular foi até a sede da Motorola, em São Paulo.

Conversamos com o gerente de produtos da Motorola, Thiago Masuchette, que apresentou o One Zoom e também explicou o motivo do ‘sumiço’ da linha Moto Z do país, e deu indícios interessantes sobre quando a linha voltará ao Brasil. Falou ainda sobre a importância do mercado nacional para a estratégia da marca, reforçando um olhar para o Brasil desde 1975, que a marca classifica como uma fortaleza de seu negócio.

A entrevista na íntegra está no vídeo acima. Confira os principais trechos da conversa:

Motorola One Zoom

O gerente de produtos da Motorola destaca alguns dos principais atributos do One Zoom que o diferencia do restante da linha One, como o conjunto de câmeras, acabamento em vidro que não guarda as marcas de dedos e a presença do sensor de impressões digitais sob a tela.

O One Zoom é o aparelho que tem o sistema de câmera mais avançado do nosso portfólio, todo o design do aparelho foi repaginado, redefinido para fazer essa imersão na parte de câmeras. Não só câmeras, mas a gente adicionou, onde aqui a gente está acostumado a ter o logo da Motorola e o sensor de impressão digital, agora tem o LED de notificações, para auxiliar o consumidor na hora em que o telefone está em cima da mesa [...].

É um produto com acabamento em vidro, algo que já foi trabalhado para deixar esse acabamento ainda mais premium, e também o trabalho que foi feito que, mesmo sendo feito em vidro, não é tão suscetível às marcas dos nossos dedos durante o uso.

Outro benefício que a gente acabou implementando nesse aparelho é que esse é o nosso primeiro produto com a presença do leitor de impressão digital sob tela do aparelho. Isso permite que o consumidor faça o desbloqueio do aparelho ainda mais rápido e o uso do aparelho com maior facilidade.

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.

Como mencionamos no lançamento do aparelho, entre as principais diferenças entre o One Zoom em relação aos demais celulares está a proporção de tela - o One Zoom não possui a proporção 21:9 - e também a não participação no programa Android One. Masuchette explicou os motivos dessas decisões.

Segundo o representante da Motorola, os aparelhos da linha One são frutos de pesquisa e atendimento ao desejo do consumidor: "a gente estuda, verifica o que o mercado está necessitando e faz a implementação no produto", afirmou.

É sempre importante destacar que a família Motorola One é a que segue a tendência do mercado, é o que o consumidor mais deseja no momento. E hoje o que o consumidor solicita é câmera, então tudo que a gente vê de inovação de câmera a gente está implementando na família Motorola One".

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.

Ausência de flagships

Outro ponto em comum em toda a família Motorola One é a ausência de chipsets mais avançados, o que posiciona todos os celulares na faixa de intermediários premium, com preços acessíveis a uma camada maior da população. Sobre o posicionamento da Motorola, o gerente de produtos da marca definiu a linha One como aquela que traz um "mix de experiências":

A família Motorola One traz um mix de experiências. Então hoje a gente tem um aparelho que oferece, como o Motorola One Zoom, que está posicionado no segmento com um tíquete mais alto, e você tem um Motorola One Action, que está em um tíquete mais baixo em relação ao Zoom. Então a gente quer oferecer esse mix para o consumidor, combinar as experiências que ele precisa para atender um determinado público. Lógico que, quanto mais caro, você acaba implementando funcionalidades e recursos mais premium no telefone, e quando ele passa a ser mais acessível, você ainda faz uma ou outra implementação, mas seguindo a linha de ter uma incrível experiência para o consumidor.

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.

Concorrência

Nos últimos anos, a empresa viu crescer o número de outras fabricantes que atuam no Brasil e buscam sucesso com o mesmo público consumidor. A Motorola não acirra rivalidade com outras fabricantes e vê o movimento como salutar, afirmando que a entrada de novos concorrentes é um motor que a faz buscar trabalhar melhor.

A concorrência é muito válida e positiva para o consumidor. Isso é algo que agrega, ele passa a ter mais opções. Não vamos partir de uma política de que 'eu só vou oferecer aparelhos da Motorola'. Acho que é saudável para o negócio, e para o mercado, ter diversas opções. O que isso muda no dia a dia da Motorola é que a gente passa a trabalhar mais arduamente para seguir oferecendo produtos de extrema qualidade, com recursos inovadores, e beneficiando o consumidor.

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.

One Macro e o futuro da linha One

Pela entrevista, é possível notar que a linha Motorola One segue em constante evolução e, por ser baseada em pesquisa de mercado e na opinião dos usuários, o leque para implementações é grande. A empresa não afirma datas para mais lançamentos, mas deixa a porta aberta para a chegada de mais modelos em breve.

A linha Motorola One é bem o que a gente vem comunicando. Ela é muito voltada a tendência e a pesquisa, então a gente está continuamente conversando com o conusmidor, entendendo o que ele gostou do aparelho, o que ele gostaria de ter a mais do aparelho e com essas informações a gente vai definindo o portfólio dos nossos próximos aparelhos. A gente não tem a vergonha de reconhecer ou ver algo que o telefone poderia melhorar e, com isso, implementar em uma próxima versão.

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.


Um deles pode ser o Motorola One Macro, que já surgiu em ferramentas de benchmark, como o Geekbench. Sobre o provável novo dispositivo, a companhia não confirma, mas também não nega sua existência, reforçando sua política de não comentar vazamentos e rumores.

Rumores, vazamentos, conversas ou qualquer outra coisa a gente não nega e nem confirma. O que importa para a gente transmitir para o nosso consumidor é o nosso trabalho para garantir e estudar. Os produtos que a gente oferece e venha a oferecer tenha sempre aquele trabalho de qualidade, pensando nos benefícios para o consumidor e uma proposta válida para ele. O que eu posso te compartilhar é exatamente isso, o nosso trabalho para enriquecer ainda mais o nosso portfólio.

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.

Saudades da linha Moto Z?

A linha cada vez maior de modelos Motorola One, juntamente com a chegadas de celulares da linha E, como o recém-lançado Motorola E6 Plus, e a manutenção da icônica linha Moto G fez com que, discretamente, novidades da família Moto Z ficassem cada vez mais escassas. O Moto Z4 não chegou oficialmente ao Brasil, e a marca espera questões, principalmente o 5G para que os smartphones modulares retornem ao radar nacional. Por ora, os modelos têm utilizado o 5G nos Estados Unidos.

A linha Z é voltada para inovação e implementação do 5G, como a gente fez nos Estados Unidos e funcionou. Então é lá que a gente tem uma parceria com uma operadora e já existem locais e cidades com a cobertura 5G, em que é possível transformar os aparelhos da família Moto Z, simplesmente com um snap, acrescentando a conectividade 5G. Aqui no Brasil a gente não tem a rede disponível, então acaba sendo aquela tomada de decisão, onde o carro-chefe desta nova família não está disponível para o Brasil, e a gente tomou a decisão de não trazer o produto.

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.

Contudo, a chegada do 5G, que ainda depende do leilão da Anatel e da resolução de pendências com outros segmentos envolvidos - veja a entrevista concedida pelo presidente da Anatel sobre o assunto - pode fazer as coisas mudarem. A empresa está atenta aos movimentos para a chegada do 5G no Brasil e não descarta a hipótese do retorno da linha Moto Z ao Brasil.

Obviamente a gente está monitorando perante ao governo, perante às operadoras para entender qual é a tendência, qual é a frequência que vai ser definida e, com base nisso, a gente vai trabalhando no portfólio para oferecer recursos que atendam à necessidade do consumidor.

Thiago Masuchette, gerente de produtos da Motorola.

75 x 158.5 x 8.8 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
71.2 x 160.1 x 9.2 mm
6.3 polegadas - 2520x1080 px
71.2 x 160.1 x 8.7 mm
6.3 polegadas - 2520x1080 px
72.2 x 149.5 x 7.97 mm
5.9 polegadas - 1520x720 px
Ir para página de comparação

Confira o hands-on do Motorola One Zoom aqui:

Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias
Mais Notícias
(atualizado em 23 de abril de 2024, às 13:44)

40

Comentários

Motorola detalha One Zoom e não descarta One Macro e linha Z | TudoCelular Entrevista
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista