LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A50 vs One Macro: câmera é o fator decisivo | Comparativo

01 de dezembro de 2019 10

Buscando um novo celular para comprar na faixa dos 1.200 reais? Há diversas opções no mercado, mas duas que chamam bastante a atenção são o Motorola One Macro e o Galaxy A50 da Samsung. Qual é a melhor opção de comprar? É isso que você vai descobrir neste comparativo do TudoCelular.

Se não quiser ler todo o comparativo, você pode usar o índice abaixo para pular para a parte que mais te interessa.

Índice do comparativo

Design

Motorola One Macro

Samsung Galaxy A50

O design dos dois é parecido, pelo menos ao olhar de frente. Tanto o One Macro quanto o Galaxy A50 adotam o convencional entalhe em formato de gota que tomou conta do mercado de celulares básicos e intermediários.

Eles são do mesmo tamanho, porém o da Motorola é mais espesso e pesado. Ambos têm mesma qualidade de construção, com corpo feito de plástico. O Galaxy tem a vantagem de trazer proteção Gorilla Glass na tela, o que reduz a chance de aparecerem riscos.

75.41 x 157.6 x 8.99 mm
6.2 polegadas - 1520x720 px
74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

As bordas do A50 são mais finas e com isso o aparelho consegue entregar uma tela maior sem superar o rival nas medidas. Ambos contam com conexão USB-C e trazem entrada padrão para fones de ouvido. No Galaxy há biometria na tela, já no Motorola fica na traseira.

Se você escolhe celular por beleza, pode curtir a pintura degradê do One Macro, enquanto o da Samsung tem um efeito furta-cor mais discreto.

Aqui daremos ponto ao A50 por ser mais fino e leve, e também ter maior proteção contra riscos.

Multimídia e recursos

Tela e som


De um lado temos tela IPS LCD e do outro Super AMOLED. Como é de se esperar, a tecnologia usada pela Motorola tem cores mais opacas, enquanto a da Samsung exagera na saturação para deixar tudo mais vívido. A preferência aqui vai de cada um. A diferença maior fica para o brilho.

Usar o Galaxy A50 fora de casa é mais confortável não apenas pelo brilho maior ajudar na visibilidade como o contraste elevado torna os diferentes tons de cores mais perceptíveis contra luz. O ângulo de visão também é superior na tela AMOLED. E por fim, o Galaxy leva vantagem pela tela maior e resolução superior.

A parte sonora se inverte. Aqui o Motorola leva vantagem por entregar som mais potente. Os dois têm áudio mono, porém o One Macro será uma melhor escolha se você usa muito o celular em locais abertos com muito barulho.

O fone da Motorola que vem com o aparelho tem melhor qualidade que o basicão oferecido pela Samsung. A qualidade sonora e potência também são superiores no One Macro.

Aqui damos empate. O A50 leva a melhor em tela e o One Macro vence em som.

Recursos


E na parte dos recursos? Aqui é aquela velha briga de sempre. De um lado há o Android mais limpo com pequenos extras da Motorola. Samsung por outro lado aposta em mudanças mais radicais enchendo seu sistema de recursos que você talvez nunca nem vá usar. Qual é melhor?

Por ser menos modificado, o Android do One Macro sofre menos com engasgos. A One UI sofre deste problema até mesmo em celulares mais caros da coreana. Muitos nem se incomodam com isso, mas se você busca fluidez superior, o One Macro é a escolha.

Os dois estão atualmente no Android Pie. Samsung promete a atualização para a versão 10 do sistema apenas lá para abril de 2020. Já a Motorola ainda não divulgou quando veremos o One Macro atualizado, mas talvez chegue antes.

Aqui damos empate, já que cada um tem suas vantagens.

Desempenho

Quanto menor tempo melhor

O Motorola não apenas tem um sistema mais fluido como também foi mais rápido em nosso teste de velocidade, graças à plataforma Helio P70 da MediaTek, que supera o Exynos 9610 não apenas na abertura de apps, como também consegue números maiores em benchmarks.

Tenha em mente que a diferença não é grande e os dois acabam entregando uma experiência próxima, mas se faz questão de ter o mais rápido, já sabe qual deve escolher.

Mas em jogos, quem é melhor? Os dois possuem exatamente o mesmo chip gráfico, no caso a Mali-G72. E aqui vem a vantagem do One Macro em ter tela com resolução inferior, ele roda jogos com melhor fluidez. Títulos mais pesados como o Call of Duty não seguram 60 fps todo o tempo, mas no geral o desempenho é melhor que no rival da Samsung.

A vitória vai para o One Macro pelo melhor desempenho.

Bateria

Quanto maior tempo melhor (exceto recarga)

Os dois têm exatamente o mesmo tamanho de bateria, então podemos esperar pela mesma autonomia? Não é bem assim. A tela de menor resolução no One Macro ajuda a reduzir o consumo e apesar do chip da MediaTek ter tecnologia de fabricação mais antiga, ele está melhor otimizado que o da Samsung.

O resultado é que você pode usar o One Macro por 24 horas com uma única carga. Com pausas maiores a bateria dura dois dias tranquilamente. Já o Galaxy A50 vai render no máximo até a manhã do dia seguinte, o que também é bom.

O tempo de recarga é onde Samsung leva vantagem. Se você não tem paciência de esperar mais de 2 horas para ter o celular carregado, provavelmente vai preferir o A50. Mas a verdade é que mesmo que você não dê uma carga completa no One Macro, sua bateria ainda vai render bastante.

E com isso damos um ponto ao modelo da Motorola.

Câmeras

Chegamos em câmeras, que é o grande foco do One Macro. Os dois trazem um conjunto triplo na traseira. A diferença é que o da Motorola tem uma câmera dedicada para registrar fotos de objetos próximos e o da Samsung traz grande-angular para capturar mais coisas de uma vez. O que você prefere?

Motorola promete que a câmera macro pode chegar até cinco vezes mais perto do objeto sem perder o foco e realmente cumpre o que promete. Aqui o Galaxy A50 vai sofrer mais. Porém, na qualidade geral das fotos, Samsung leva a melhor.

O One Macro só tira boas fotos quando há luz ideal e mesmo assim sofre com excesso de exposição deixando o céu todo branco. Texturas, detalhes e cores estão dentro do aceitável, exceto à noite. É aqui que o aparelho realmente peca e tira fotos piores que modelos de entrada.

Os dois têm sensor de profundidade para ajudar no efeito retrato. O Galaxy A50 faz um melhor trabalho ao falhar menos no recorte. Se você não se importa com a câmera macro, vá de A50.

Modelo da Samsung leva um ponto.

Fotos capturadas com o Motorola One Macro

Ambos possuem apenas uma câmera frontal e a do Galaxy tem resolução muito superior e lente mais ampla. A qualidade geral é melhor no A50, seja em locais abertos, dentro de casa ou mesmo em ambientes mais escuros. As selfies saem mais nítidas, com mais detalhes e cores balanceadas.

As selfies do One Macro têm boa representação de cores, porém falta nitidez e os detalhes da pele são sacrificados. Usar o modo retrato ameniza um pouco o problema. Mas até o efeito de desfoque é melhor no rival da Samsung.

Para selfies, o Galaxy A50 leva a melhor.

Fotos capturadas com o Samsung Galaxy A50

Em vídeos, quem filma com melhor qualidade? Os dois gravam na resolução máxima Full HD. A vantagem do One Macro está na possibilidade de fazer slow motion. O ruim é que a qualidade geral das filmagens deve e muito para o rival coreano.

Os vídeos saem mais escuros, há mais tremidos, as cores e exposição sofrem com mudanças bruscas (especialmente com a frontal) e a captura de áudio é ruim. A única vantagem é poder filmar de muito perto com a macro sem sofrer com foco.

O A50 leva a melhor em vídeos.

Preço

Como todo celular da Samsung, o preço de lançamento é bastante salgado. O A50 chegou por absurdos 2 mil reais, mas atualmente custa quase metade disso. Viva a desvalorização, não é verdade?

O One Macro é mais recente e chegou por 1.400 reais. Seu preço desvalorizou bem menos que o da Samsung, mas ambos custam o mesmo atualmente. Qual escolher?

Por estarem no mesmo valor, damos um ponto a cada.

6.8 Hardware
6.6 Custo Benefício

Motorola One Macro

Comparar Aviso de preço
8.3 Hardware
7.5 Custo Benefício

Samsung Galaxy A50

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O One Macro tinha tudo para ser um verdadeiro sucesso. Ele tem hardware potente, sua bateria dura muito, mas peca bastante em câmera. Seu único destaque é a câmera macro, que muitos nem devem usar.

Se você quer um melhor celular no geral, vai preferir o Galaxy A50. Ele é mais fino e leve, entrega bom desempenho, bateria dura bem, suas câmeras registram boas fotos e ainda tem leitor biométrico na tela e TV Digital como diferencias.

O One Macro só faria sentido se custasse menos que o da Samsung. Como ele é um lançamento mais recente, o seu preço deve cair logo. Enquanto isso, recomendamos o A50 como uma melhor compra.

RESULTADOS

Samsung Galaxy A50: 7 PONTOS

  • ​Mais fino e leve com proteção Gorilla Glass
  • Bela tela AMOLED
  • Recursos extras como TV Digital
  • Melhor câmera para fotos
  • Selfies de melhor qualidade
  • Melhor filmadora
  • Bom custo-benefício

Motorola One Macro: 5 PONTOS

  • Som mais potente
  • Sistema mais limpo que engasga menos
  • Melhor desempenho geral e em jogos
  • Maior autonomia de bateria
  • Bom custo-benefício

Você abriria mão da melhor câmera do Galaxy A50 para ter um celular mais rápido e com melhor duração de bateria como o Motorola One Macro? Comente abaixo.

(atualizado em 10 de dezembro de 2019, às 15:37)

10

Comentários

Galaxy A50 vs One Macro: câmera é o fator decisivo | Comparativo
Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Novembro 2019

Especiais

Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor desempenho | Guia do TudoCelular

Android

TOP 10 smartphones de elite com melhor autonomia | Guia do TudoCelular