LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 Plus vs Moto G7 Plus: nem sempre as trocas são as melhores | Comparativo

05 de dezembro de 2019 26

Com a linha Moto G8 de celulares da Motorola dominando vitrines, é fácil a gente pensar que o Moto G7 Plus foi lançado muito tempo atrás, lá longe em 2018. Mas isso foi o Moto G6 Plus, e a linha G7 é do começo desse ano.

Viúvos da Motorola by Google vão lembrar de quando só existiam três aparelhos em todo o portfólio da marca, e ver com horror que a Motorola se tornou uma Xiaomi. E é bem isso que a empresa usa para justificar tamanha velocidade em lançamentos. Assim como a chinesa, correm para botar quantas novidades forem possíveis antes que alguém lance.

Por causa disso, o G7 não é mais lançamento, mas ele ainda vale? Ele tem alguma coisa melhor do que o G8 Plus? É isso o que você confere agora nesse comparativo, aqui no TudoCelular.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G8 Plus

Motorola Moto G7 Plus

Muita coisa mudou no visual da linha G da sétima para a oitava geração. Se você era um dos que se incomodava com o conjunto de câmeras em uma peça circular do G7, conhecido carinhosamente como “tampa de bueiro”, vai ficar aliviado em saber que a Motorola seguiu uma linha mais chinesa (que por sua vez segue uma linha mais Apple) e agora as câmeras são semafóricas.

Porém, a troca pode não ter sido tão vantajosa quando vemos que o vidro na traseira e a moldura em metal do G7 Plus deram lugar ao plástico em 100% do corpo no G8 Plus. A Motorola provavelmente justifica essa troca por recursos que considerou mais importantes em pesquisas de mercado.

75.8 x 158.4 x 9.1 mm
6.3 polegadas - 2280x1080 px
75.3 x 157 x 8.27 mm
6.24 polegadas - 2270x1080 px
Ir para página de comparação

A tela cresceu um pouquinho, a bateria também e não houve redução de bordas, então o G8 Plus é maior, mais espesso e mais pesado. Na tela, foi mantida a solução do notch em gota, mas a Motorola finalmente removeu o logotipo do queixo do aparelho, embora não tenha diminuído.

Os dois contam com resistência a respingos d’água, possuem conexão P2 e USB-C e são Dual SIM, ambos com slot para cartão microSD, mas apenas o Moto G7 Plus não tem o segundo slot híbrido. A biometria fica na traseira, no logotipo da Motorola.

Abrimos o placar com o Moto G7 Plus.

Melhor construção Moto G7 Plus
Slot é hibrido ou não? Moto G7 Plus
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Moto G7 Plus
Melhor tipo de conexão Nenhum

Multimídia e recursos

Tela


A tela mudou, mas pouca coisa. De 6.2 polegadas do G7 Plus, a nova geração desse celular passou para 6.3 polegadas, mantendo a tecnologia IPS e a resolução FullHD+ junto ao aspecto 19:9, mas dando uma ligeira melhor proporção de tela/corpo para o G8 Plus.

A pouca força do brilho da tela não mudou, mas de um Moto G7 Plus com proteção Gorilla Glass 3, que já era meio antiga, passamos para apenas uma solução genérica no Moto G8 Plus. Um outro downgrade.

Mantendo a mesma qualidade geral, eles acabam empatados aqui.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Ambos
Melhor proporção tela/corpo Moto G8 Plus
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Moto G7 Plus

Som


Por ser bem popular e não ter que se preocupar com design ultra fino, a linha Moto G ainda mantém a conexão P2 para áudio com fio, mesmo nessa geração mais nova. E ainda envia fones de ouvido na caixa, diferente da Xiaomi.

Para o som externo, o Moto G7 Plus tem bom som e é estéreo que nem o G8 Plus, e ainda há a opção de configurar ajustes com a tecnologia Dolby Atmos em ambos. Para áudio sem fio, os dois trazem Bluetooth 5.0 com AptX.

A Motorola não descuidou do áudio, e por isso eles empatam.

Som é estéreo? Ambos
Quantas saídas de som tem? Ambos
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Recursos


Uma coisa não muito boa de lançar duas gerações no mesmo ano fica no fato de que os dois provavelmente morrerão com a mesma versão do sistema operacional. Tanto o G7 quanto o G8 chegaram com o Android Pie, e serão atualizados para o Android 10. Provavelmente o aparelho mais novo deve receber primeiro, mas a Motorola não divulgou datas.

O G8 Plus fica um pouco na dianteira porque, tendo sido lançado oito meses depois que seu antecessor, deve receber mais atualizações de segurança e se manter protegido por mais tempo.

A interface do Android, como conhecemos, é bem pouco mexida nos Motorolas, ficando bem similares à versão idealizada pelo Google. Ainda assim, a empresa aprimora o sistema do robozinho com o Moto App, aplicativo com recursos extras como gestos, captura de tela extendida, tela Always On com atalhos e outros. E isso está presente nos dois aparelhos. Nas conexões, ambos são bem completos, mas se o NFC é importante para você, ele foi deixado de lado no G8 Plus.

Mais uma vez, temos um empate aqui, por detalhes nem tão grandes.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Nenhum
Sistema será atualizado futuramente? Moto G8 Plus
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Ambos
Faltam conexões? Sobram? Moto G7 Plus

Desempenho

Nessas próximas categorias é quando começamos a ver as diferenças em que a Motorola investiu na nova versão do celular Moto G. Como esperado, o G8 Plus tem conjunto de processamento superior ao do Moto G7 Plus, embora tenha mantido os mesmos 4 GB de RAM e os mesmos 64 GB de armazenamento.

O G8 Plus chega com a plataforma Snapdragon 665, mais atual e poderosa que a do G7 Plus, um Snapdragon 636. O clock é maior e a GPU é também superior. Porém, a surpresa aqui é que apesar de se sair melhor em benchmarks, o G8 Plus não é mais rápido que o G7 Plus.

A provável causa disso está na pouca otimização de Motorola entre o sistema e esse conjunto de processamento. Ela acertou bem no Moto G7 Plus vindo de um G6 Plus menos otimizado também, mas talvez o G8 Plus melhore no Android 10.

Para jogos, os dois rodam bem todos os tipos de títulos e deixarão os fãs de jogos satisfeitos em relação ao preço médio de ambos, mas a GPU do Moto G8 Plus se mostrou melhor em muitos casos.

Por isso, tendo um processador um pouco mais potente e mais novo, o G8 Plus deve ter menos tropeços por um tempo maior, aumentando seu tempo de uso. O ponto é dele.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Moto G7 Plus
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem melhores números de benchmark? Moto G8 Plus
Qual o processador mais atualizado? Moto G8 Plus
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador? Moto G7 Plus
Qual tem mais armazenamento? Ambos

Bateria

No quesito da bateria, as coisas começam bem para o Moto G8 Plus, que trouxe um enorme upgrade em relação ao G7 Plus, claramente um dos pontos em que a Motorola viu que precisava de destaque. Por isso, o modelo mais novo vem com 4.000 mAh frente aos 3.000 mAh do anterior.

Em nossos testes, tivemos finalmente o resultado esperado. O Moto G8 Plus entrega praticamente sete horas a mais de uso total e quase três horas a mais de tela em relação ao G7 Plus. Um aumento muito benvindo.

A dúvida fica no momento de olharmos para o carregador. A Motorola surpreendeu quando trouxe na caixa do G7 Plus um carregador de 27W, o mais rápido do Brasil no começo do ano, mas colocou um de 15W no G8 Plus. Com uma bateria muito maior, o G8 Plus leva mais de 35 minutos extras para chegar aos 100% na bateria.

Por um mundo em que a bateria dos smartphones duram mais, o ponto é do G8 Plus.

Qual tem mais bateria? Moto G8 Plus
Qual recarrega mais rápido? Moto G7 Plus
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TudoCelular? Moto G8 Plus
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmera

E aqui temos o provável sentido de existir do Moto G8 Plus. Juntando tudo o que a Motorola experimentou nos vários modelos da linha One, ele chega com três câmeras cheias de recursos, contra duas do G7 Plus. Cada uma tem sua wide e sua de profundidade, ficando uma ultrawide extra para o modelo mais novo.

O sensor principal passou de 16 megapixels para 48 megapixels (a mesma do One Zoom), com a mesma abertura de f/1.7. Porém a estabilização óptica do G7 deu lugar ao foco a laser e PDAF no G8, e a Motorola afirma ser a mesma coisa. Para fotos até se mostrou parecido, mas não em vídeos.

No geral, as fotos do Moto G8 Plus se mostraram mais equilibradas, com mais cor e mais nitidez, sinal de que a Motorola acertou no upgrade da câmera. O modo noturno Night Vision está presente nos dois aparelhos, e apesar de não serem o ideal, trazem melhores capturas no G8 Plus.

O ponto é do Moto G8 Plus, mostrando um bom investimento da Motorola nesse quesito.

Melhor conjunto de câmera traseira Moto G8 Plus
Melhor DxO Mark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Moto G8 Plus
Melhores fotos noturnas Moto G8 Plus
Melhores fotos externas Moto G8 Plus
Melhores fotos internas Moto G8 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Plus

A ultrawide a mais é interessante, embora ela apenas faça vídeos. É a mesma câmera de ação que encontramos no One Action, e grava vídeos horizontais mesmo segurando o aparelho na vertical. É uma boa opção para viagens e momentos de movimento.

As duas filmam em 4K, mas nenhuma delas alcança 60 fps nessa qualidade, apenas em FullHD+, onde também fazem a câmera lenta a 120 fps.

Eles acabam empatando, porque estabilização é um diferencial em vídeo, mesmo que perca em qualidade.

Possui estabilização ótica? Moto G7 Plus
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G8 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G7 Plus

Mesmo perdendo a capacidade de gravar em 4K, função presente no G7 Plus, o G8 Plus faz fotos melhores, com um sensor de 25 megapixels contra um de 12 megapixels no mais antigo. Há mais detalhes e o modo retrato está mais suave.

Mais um ponto para o G8 Plus nas selfies.

Melhor conjunto de câmera frontal Moto G8 Plus
Câmera frontal grava em 4k? Moto G7 Plus
Melhor selfie Moto G8 Plus

Preço

O Moto G8 Plus chegou 200 reais mais barato que o G7 Plus, mostrando uma vontade da Motorola em se popularizar ainda mais e fazer frente a modelos chineses importados. o Moto G7 Plus chegou a quase 2 mil reais em seu lançamento.

Por ser de geração anterior e ter tido lançamento no primeiro semestre, o G7 Plus já mostrou uma queda acentuada de preço, e mesmo sendo possível encontrá-lo por menos de 900 reais, um preço médio a ser considerado é o da Motorola, onde fica abaixo dos 1.200 reais.

Por ter sido lançado em setembro, o Moto G8 Plus ainda é muito novo e apesar de não estar mais em seu preço de lançamento, teve uma variação de menos de 100 reais nos últimos meses. Ele deve cair mais em 2020, proporcionalmente mais do que o G7 Plus, que deve estacionar nesse valor médio.

No custo benefício, o valor médio atual do Moto G8 Plus já o deixa mais interessante, com recursos que podem justificar sua compra, ainda mais por ser mais novo.

O ponto fica com o Moto G8 Plus.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G8 Plus
Qual tem melhor custo benefício? Moto G8 Plus
8.3 Hardware
9.5 Custo Benefício

Motorola Moto G8 Plus

Comparar Aviso de preço
8.2 Hardware
8.7 Custo Benefício

Motorola Moto G7 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Muito do que fez o G7 Plus perder pontos está na sua idade e na evolução natural de alguns recursos da linha Moto G em si. Ainda assim, em alguns quesitos como acabamento, é inegável a superioridade do modelo mais antigo.

E ele mostra que não deve muito quando vemos os empates entre os dois aparelhos, mostrando que em algumas categorias a Motorola ou manteve a mesma coisa ou fez trocas nem tão vantajosas. É o que ocorre quando dois aparelhos da mesma linha são lançados com apenas oito meses de diferença.

De qualquer forma, a Motorola resolveu melhorar no Moto G8 Plus o que considera mais importante para os seus consumidores, bateria e fotos, mantendo uma tela grande e dando uma atualizada no processamento. É um movimento natural e para o intervalo de tempo de lançamento, é o que esperávamos dele.

O G7 Plus fica para quem quer um celular mais bem acabado e, atualmente, mais barato, enquanto que o G8 Plus pode ser a escolha dos que querem mais bateria e fotos melhores, com mais recursos divertidos da marca.

RESULTADO

Moto G8 Plus: 9 PONTOS

  • Boa tela
  • Som estéreo e fones na caixa
  • Recheado de recursos
  • Desempenho superior
  • Maior duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Bom para vídeos
  • Melhores selfies
  • Melhor custo benefício

Moto G7 Plus: 5 PONTOS

  • Melhor qualidade de construção
  • Boa tela
  • Som estéreo e fones na caixa
  • Recheado de recursos
  • Bom para vídeos

Você concorda com esse resultado? Acha que a Motorola acertou em lançar duas gerações do Moto G no mesmo ano? Conte para nós nos comentários, queremos saber quais as suas opiniões sobre isso. Até a próxima.

(atualizado em 02 de julho de 2020, às 19:58)

26

Comentários

Moto G8 Plus vs Moto G7 Plus: nem sempre as trocas são as melhores | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 61.884 mortes em 1.496.858 casos confirmados | Relatório diário

Google

Nearby Share: "AirDrop do Google" começa a chegar aos usuários Android em versão beta

Apple

Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Junho 2020