LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

One Hyper vs Mi 9T: Motorola conseguiu copiar o rei do custo-benefício? | Comparativo

04 de fevereiro de 2020 74

2019 foi o ano do entalhe e 2020 será o ano do furo na tela. Qual você prefere? Nenhum? Pois é, nem todo mundo está feliz com estas tendências que as fabricantes estão adotando. Uma solução alternativa que vimos foi a adoção de câmera pop-up, que deixa a tela totalmente livre para explorar o máximo da área frontal do celular. Infelizmente, vimos poucas opções com esta solução, mas duas que chamaram a atenção foram o Xiaomi Mi 9T e o Motorola One Hyper. Qual é melhor? É isso que você descobre neste comparativo do TudoCelular.

Se não quiser ler todo o comparativo você poderá pular para a parte que mais te interessa pelo índice abaixo.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 9T

Motorola One Hyper

Aqui temos dois intermediários metidos a premium. É aquele tipo de produto que tenta se aproximar da qualidade oferecida em celulares top de linha, mas que custa bem menos.

A qualidade de construção é muito boa em ambos, porém o 9T aposta em metal e vidro enquanto o One Hyper abusa de plástico. O da Xiaomi tem design mais discreto, enquanto o da Motorola tem conjunto de câmera saltado na traseira com uma faixa que vai até a parte inferior para dar uma impressão de design fluido. Os dois apresentam opções coloridas, mas o One Hyper tem tons mais chamativos para atrair o público jovem.

74.3 x 156.7 x 8.8 mm
6.39 polegadas - 2340x1080 px
76.6 x 161.8 x 8.99 mm
6.5 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

O modelo chinês é mais compacto e leve. Você sente que ele encaixa melhor na mão por ser mais ergonômico com sua traseira curva nas bordas. A moldura ao redor da tela é mais fina, o que explora melhor a área frontal.

No modelo da Xiaomi há biometria na tela que é mais confortável de usar do que o leitor de digitais do One Hyper que fica próximo das câmeras na traseira. Os dois possuem entrada padrão para fones de ouvido e apenas um alto-falante na parte inferior, mas apenas o da Motorola tem slot para cartão de memória.

Aqui damos a primeira vitória ao Mi 9T por ser mais compacto e ter melhor acabamento.

Multimídia e recursos

Tela e som


O Hyper tem mais polegadas, porém a diferença é pequena. Ambos possuem a mesma resolução Full HD+. A principal diferença está na tecnologia de tela: LCD no Motorola e AMOLED no Xiaomi. Qual você prefere?

A tela do Hyper é boa, mas já vimos painéis LCD melhores em modelos mais baratos. O nível de brilho é decente, porém a uniformidade não é das melhores. A imagem é mais escura próximo às bordas.

O 9T leva vantagem em tudo. Sua tela tem brilho mais forte, reflete menos fora de casa, tem uniformidade excelente, menor tempo de resposta (o que ajuda em jogos), e exibe cores mais bem calibradas por padrão.

Como dito, ambos têm apenas um alto-falante, o que resulta em som mono. O 9T consegue reproduzir um som mais alto e tende a forçar mais para os agudos. Isso ajuda a ouvir mais claramente o áudio de vídeos em locais com muito barulho, porém o One Hyper tem frequências mais equilibradas o que o torna melhor para ouvir músicas.

Só o da Motorola vem acompanhado de fone de ouvido, e o acessório é confortável e de boa qualidade.

Aqui daremos empate: o 9T tem melhor tela e o Hyper vence em áudio.

Recursos


De um lado temos a interface super customizada da Xiaomi que vem pecando cada vez mais em otimização e do outro o Android quase puro da Motorola. Aqui é questão de gosto, mas se você é fã de celular cheio de firulas vai preferir a MIUI.

O Hyper tem apenas o aplicativo da Motorola que traz alguns gestos como o de girar o celular para abrir a câmera frontal ou sacudir para ligar a lanterna. O da Xiaomi tira proveito do modo escuro para ajuda a economizar bateria graças à tela AMOLED. Há suporte a temas para mudar a cara padrão da interface, e vários apps nativos da própria Xiaomi que são bastante diferentes dos similares do Google.

O 9T chegou com Android Pie e já foi atualizado para a nova versão, enquanto o One Hyper já chegou ao mercado com Android 10.

Aqui daremos empate novamente já que cada sistema tem suas vantagens.

Desempenho

Quanto menor o tempo melhor

O Xiaomi tem hardware mais potente e como esperado entrega melhor desempenho. Ele é um dos intermediários mais rápidos que testamos em 2019 e mostra que mesmo com uma MIUI cada vez menos otimizada, a Xiaomi ainda consegue fazer rivais comerem poeira.

Em nosso teste de velocidade deu uma diferença de 43s no tempo de abertura dos aplicativos. O Hyper sofreu mais com o multitarefas, já que os 4 GB de RAM não foram suficientes para manter os jogos abertos em segundo plano. Parece que mesmo interfaces mais limpas precisam de muito memória.

Em benchmarks a situação se inverte com o Hyper alcançando pontuação 10% maior em ferramentas como o AnTuTu. É aquela velha história: o que importa mais, velocidade em uso real ou números altos?

E qual é melhor para jogos? Os dois rodaram de forma suave todos os títulos que testamos. O menor tempo de resposta da tela do 9T é melhor para jogos de tiro, além de esquentar menos que o Hyper em longas sessões de jogatina.

Aqui damos vitória para o 9T por ter melhor desempenho e ser melhor para jogos.

Bateria

Quanto maior tempo melhor (exceto recarga)

Os dois possuem bateria de 4.000 mAh, um tamanho que já virou padrão em celulares intermediários. É uma quantidade respeitável para alimentar até mesmo hardware mais parrudos e aqui temos autonomia para o dia inteiro em ambos os modelos.

O da Xiaomi consegue render mais, dando uma diferença de quase 5 horas. Se você é do tipo que o celular passa mais tempo na sua mão do que no bolso, é capaz que o Motorola não aguente até o final do dia.

Pelo menos o Hyper vem com carregador bruto de 45W que faz ele recuperar metade da bateria em apenas 20 minutos.

Temos mais um empate: o 9T tem autonomia maior, porém o Hyper passa bem menos tempo na tomada.

Câmeras

O Motorola tem apenas duas câmeras na traseira, enquanto o Xiaomi tem três. A diferença fica para a lente teleobjetiva que ajuda a aproximar objetos com menor perda de qualidade que o zoom digital do Hyper.

A Motorola investiu em sensor de 64 MP que comprime quatro pixels em um para resultar em imagem de 16 MP. O 9T também faz o mesmo, com imagens finais de 12 MP. A qualidade é bastante próxima entre os dois, pelo menos em locais abertos e bem iluminados.

Em locais fechados notamos mais ruídos na câmera do Hyper, especialmente ao usar a lente ultra-wide. Já à noite temos fotos mais escuras e o Night Vision não ajuda tanto quanto o modo noturno do 9T. O da Motorola funciona mais como um HDR forçado na maioria das vezes, sendo quase sempre inútil.

Aqui damos vitória para o 9T por ter uma melhor câmera traseira.

Fotos capturadas com o Xiaomi Mi 9T

O Hyper também comprime quatro pixel em um com a câmera frontal. Por ter resolução maior, ele consegue capturar mais detalhes, o que é bom e ruim. Sabe aqueles defeitinhos da sua pele que você tenta desesperadamente esconder com filtros do Instagram? Pois é, eles ficam mais evidentes no Motorola.

Porém é aqui que vemos o Night Vision fazer o seu papel. Ele realmente ajuda a ter selfies mais claras em locais mal iluminados sendo ótimo para quem não perde uma oportunidade de tirar fotos na balada.

Damos um ponto para o One Hyper por ser melhor para selfies.

Fotos capturadas com o Motorola One Hyper

Já em vídeos não tem como muito como defender a Motorola. Todos os lançamentos da empresa em 2019 realmente deixam a desejar com a filmadora. É excesso de ruídos, muitos tremidos, foco que nem sempre ajuda e baixa qualidade na captura de áudio.

Ambos gravam vídeos na resolução máxima 4K. Se você está pensando em comprar um celular para fazer vídeos para o YouTube ou registrar momentos da família, vá no modelo da Xiaomi que é superior em tudo.

O 9T ganha mais um ponto por ter melhor filmadora.

Preço

Chegamos na parte que mais importa para a maioria. Qual tem melhor custo-benefício? Bem, o modelo da Xiaomi é mais barato. Aqui no Brasil a diferença é pequena e se for considerar o preço do oficial vendido pela DL a Motorola até sai em vantagem.

Porém, você pode importar por lojas parceiras do TudoCelular como a GearBest ou Banggood, o que faz o preço sair muito mais em conta com uma diferença média de R$ 500. E por ser melhor e mais barato, não tem como não dar vitória para o Xiaomi.

Mi 9T ganha mais um ponto por ter melhor custo-benefício.

8.5 Hardware
7.4 Custo Benefício

Xiaomi Mi 9T

Comparar Aviso de preço

Onde importar:

8.5 Hardware
6.9 Custo Benefício

Motorola One Hyper

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Xiaomi Mi 9T foi uma das compras mais indicadas pelo TudoCelular em 2019 e ele continuará dando trabalho para a concorrência no começo de 2020. Ele tem melhor acabamento, é mais compacto e leve, sua tela AMOLED é muito superior, tem ótimo desempenho, esquenta menos, bateria dura mais e oferece melhor câmera no geral que o rival da Motorola.

As únicas vantagens do Hyper são o melhor som para músicas, o menor tempo de recarga, melhores selfies e ter garantia nacional pagando menos. Se você está em dúvida entre os dois recomendamos o Xiaomi como uma melhor compra.

RESULTADOS

Xiaomi Mi 9T: 8 PONTOS

  • Menor e mais leve, além de melhor construção
  • Tela tem brilho superior e melhor imagem
  • Cheio de recursos extras
  • Desempenho superior e esquenta menos
  • Bateria tem duração maior
  • Conjunto mais completo de câmeras
  • Melhor filmadora
  • Melhor custo-benefício (especialmente se importado)

Motorola One Hyper: 4 PONTOS

  • Melhor qualidade sonora para músicas
  • Sistema mais limpo
  • Menor tempo de recarga
  • Selfies de melhor qualidade

O Motorola One Hyper é um celular bacana, e o que entrega a experiência mais equilibrada entre os recentes lançamentos da Motorola, mas seu preço mais salgado não compensa perto do que o Xiaomi Mi 9T tem a oferecer.

O que você achou do nosso comparativo? Qual é o melhor dos dois na sua opinião? Não deixe de comentar abaixo.

(atualizado em 08 de abril de 2020, às 18:42)

74

Comentários

One Hyper vs Mi 9T: Motorola conseguiu copiar o rei do custo-benefício? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 800 mortes em 15.927 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Android

Evite golpes: passo a passo para obter o auxílio de R$600 | Tutorial TudoCelular

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Abril 2020

Economia e mercado

Coronavírus: como diferenciar doenças como resfriados, rinite e mais da COVID-19