LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 e G8 Power: a Motorola não mexe em time que está ganhando | Hands-on em vídeo

05 de março de 2020 111

A Motorola completou o line-up da oitava geração da icônica linha Moto G no Brasil com o lançamento dos novos Moto G8 e Moto G8 Power no país. A empresa, que celebra 100 milhões de unidades vendidas da família em todo mundo - 40 milhões deles no Brasil - traz dois novos celulares para fechar o circuito.

Os Moto G8 e G8 Power, apesar de alguns incrementos na câmera e bateria, não representam exatamente uma evolução dos primeiros membros, lançados em outubro de 2019. Vemos o mesmo chipset Snapdragon 665 da Qualcomm, sistema de câmeras traseiras e opções de RAM e armazenamento que seguem os modelos anteriores.

O que se vê aqui é um novo posicionamento da câmera frontal, agora em formato de furo no canto superior esquerdo, o que gera maior aproveitamento de tela. O novo notch na tela é uma herança clara da linha Motorola One, especialmente do One Vision, e One Action que possuem esse tipo de entalhe.

A função mais divulgada pela empresa é que, através do app Moto, que é cheio de funções extras para o aparelho, é possível agora escolher qual câmera será ativada ao chacoalhar o aparelho, a frontal ou a traseira, algo implementado no Motorola One Hyper. Eles não têm WiFi Dual band e nem NFC.

Para entender melhor, vamos detalhar os novos membros da família. Confira a seguir:

Moto G8 Power

O modelo chega para manter o legado da geração anterior, lançada em 2019. Para isso, mantém a bateria de alta capacidade, com 5.000mAh, capaz de manter o aparelho por até dois dias longe da tomada, dependendo do modo de uso. Traz na caixa um carregador TurboPower de 18W.

Mas esse não é o único incremento da atual geração. Entre outras funções, ele ganha zoom óptico de 2x com alta resolução, além da lente macro, que garante chegar até 5x mais perto do objeto selecionado. Sua câmera ultrawide também permite filmar, ainda que com o celular na horizontal.

No menu do app da câmera é possível escolher facilmente qual das lentes será usada, exceto pela macro. Há inteligência artificial e funções especiais como Cinemagraph, cor em destaque, time lapse e filmagem com a ultra wide e com a macro.

Android 10 com a interface quase sem customizações da Motorola, chipset Qualcomm Snapdragon 665, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento compõem o pacote interno. A tela conta com 6,4 polegadas e é FullHD+.

75.8 x 158 x 9.6 mm
6.4 polegadas - 2300x1080 px
Ir para página de comparação

Especificações técnicas:

  • Tela IPS LCD de 6,4 polegadas
  • Display com entalhe em formato circular para câmera frontal
  • Chipset Qualcomm Snapdragon 665
  • 4 GB de memória RAM
  • 64 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 16 MP Quad Pixel
  • Quatro câmeras traseiras
    • Sensor principal de 16 MP com abertura f/1.7
    • Sensor de 8 MP com lente grande angular de 118º
    • Sensor de 8 MP com lente telefoto para zoom de 2x
    • Sensor de 2 MP com lente macro
  • Bateria de 5.000 mAh com carregamento de 18W
  • Android 10 de fábrica
  • Leitor biométrico na tampa traseira
Moto G8

O Moto G8 tem mais semelhanças com o G8 Plus do que com o G8 Power. Nada de Quad Camera ou bateria com capacidade extra-grande. O modelo possui três câmeras traseiras equipadas com inteligência artificial e bateria de 4.000mAh.

A tela é apenas HD+, com as mesmas 6,4 polegadas de seu irmão mais robusto. Por dentro, as especificações são semelhantes: chipset octa-core Snapdragon 665, 4GB de RAM e 64GB de armazenamento expansível via cartão microSD. O modelo também vem com Android 10 e livre de bloatwares.

A Motorola destaca que o processador traz desempenho superior em jogos e funcionalidades de câmera. Por falar em jogos, destaque ainda para o novo modo Moto Gametime, um modo dedicado para jogos que bloqueia interrupções e melhora o desempenho da GPU.

Em câmeras, uma lente normal de 16 MP é combinada com ultra-wide de 8 MP e macro de 2 MP. A câmera frontal faz selfies de 8 MP.

75.8 x 161.3 x 9 mm
6.4 polegadas - 1560x720 px
Ir para página de comparação

Especificações técnicas:

  • Tela IPS LCD de 6,4 polegadas
  • Display com entalhe em formato circular para câmera frontal
  • Chipset Qualcomm SNapdragon 665
  • 4 GB de memória RAM
  • 64 GB de armazenamento interno
  • Câmera frontal de 16 MP
  • Três câmeras traseiras
    • Sensor principal de 16 MP com abertura f/1.7
    • Sensor de 8 MP com lente grande angular de 118º
    • Sensor de 2 MP com lente macro
  • Bateria de 4.000 mAh com carregamento de 18W
  • Android 10 de fábrica
  • Leitor biométrico na tampa traseira
Mercado e posicionamento

A Motorola mudou também o posicionamento dos telefones da linha. O Moto G8 Power, com bateria robusta de 5.000mAh e tela Full HD+, entre outros recursos, agora está inserido um degrau acima do Moto G8 comum, algo que não acontecia nas gerações anteriores.

Outra mudança está na fragmentação da linha, lançada em duas etapas. Segundo Thiago Masuchette, gerente de produtos da companhia, o motivo da divisão em duas etapas é fruto da observação do comportamento do consumidor, que não espera mais um momento específico para comprar um aparelho, aliado à forte concorrência no segmento intermediário, com marcas como Samsung e Xiaomi lançando modelos nessa faixa de preço em ritmo constante.

A chegada dos novos Moto G8 representa, para a Motorola, a manutenção do legado da linha Moto G7, lançada em 2019. Essa preocupação fica visível no processo de desenvolvimento do Moto G8 Power, que só foi lançado quando a empresa percebeu que a bateria teria duração melhorada em comparação com seu antecessor.

O Moto G7 Play foi o segundo modelo mais vendido no Brasil em 2019, segundo dados do IDC revelados pela Motorola e, embora não abra oficialmente os números, a empresa diz que um em cada seis modelos vendidos no Brasil no ano passado foi um Moto G. O modelo foi, obviamente, o mais vendido da linha, e a empresa atribui a seu preço mais baixo o sucesso de vendas.

Globalmente, foram mais de 100 milhões de Moto G vendidos desde o lançamento em 2013, e o Brasil responde por 40 milhões de unidades embarcadas.

Moto G Stylus e Coronavírus

Uma ausência notável no lançamento brasileiro é o Moto G8 Stylus, novidade que chegou a outros mercados. Ainda segundo Masuchette, o modelo foi pensado para os Estados Unidos, e a empresa não viu, em pesquisas com o público brasileiro, a necessidade de ter uma caneta em um modelo intermediário. A marca não tem a intenção de trazer o produto para o Brasil.

Ainda sobre mercado, a Motorola afirma que, para o consumidor final, o surto do Covid-19 não interferiu em preços ou disponibilidade do produto. Como começou a produzir o modelo antes de a doença tomar corpo, a empresa teve prazo. Questões como logística e peças foram trabalhadas internamente para que o público não fosse afetado.

Preço e disponibilidade

O novo Moto G8 Power chega nas cores Preto Titanium e Azul Atlântico; já o Moto G8 vem nas cores Azul Capri e Branco Prisma. Os dois estarão disponíveis no mercado brasileiro a partir de hoje (5 de março), com o preço sugerido de R$ 1.599 e R$ 1.299, respectivamente.

Mais Notícias
Mais Notícias
  • O Motorola Moto G8 Power ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

111

Comentários

Moto G8 e G8 Power: a Motorola não mexe em time que está ganhando | Hands-on em vídeo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista