LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 Power vs G7 Power: escolha vai muito além da bateria | Comparativo

02 de abril de 2020 38

Se você busca o melhor celular em bateria já deve ter visto que o G7 Power está por muito tempo no topo do ranking do site TudoCelular.com como o melhor em autonomia. Agora com a chegada do G8 Power deve ter batido aquela dúvida: economizo e vou no antigo ou pago mais caro pela novidade? É isso que vou te ajudar a descobrir neste comparativo completo.

Mas antes eu te adianto que o G8 Power não é apenas um G8 com bateria mais parruda. A Motorola sabe que brasileiro gosta de celular com bateria grande e desta vez caprichou mais na variante que mais interessa ao público.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G8 Power

Motorola Moto G7 Power

A primeira coisa que você notará de diferente nos dois é o design. O antigo ainda tem entalhe tradicional que devora parte da tela, já o mais atual vem com furo mais discreto que alguns modelos da linha Motorola One.

O G8 Power ganhou mais tela ao mesmo tempo que teve as bordas reduzidas. Muito bem Motorola, está fazendo direitinho o trabalho de casa e ainda removeu o nome da marca na borda inferior.

75.8 x 158 x 9.6 mm
6.4 polegadas - 2300x1080 px
76 x 159.4 x 9.3 mm
6.2 polegadas - 1520x720 px
Ir para página de comparação

A qualidade de construção segue a mesma de plástico de antes na traseira. Poderia ser melhor, é verdade, mas intermediários que ficam situados pouco acima dos R$ 1 mil raramente fogem disso. Os dois são quase do mesmo tamanho e têm peso similar, o que não vai fazer diferença na usabilidade.

Na traseira saiu o design de tampa de bueiro que marcou a linha Moto por várias gerações e agora temos as câmeras alinhadas no canto que mais parece uma exclamação invertida. É o mesmo padrão dos membros restantes da família Moto G8.

Por ter design mais atual com bordas mais finas, damos ponto ao G8 Power.

Multimídia e recursos

Tela e som


Se esperava ver tela AMOLED no Moto G8 Power, então prepare-se para ficar decepcionado. Motorola continua usando painel IPS LCD na sua linha principal. O nível de brilho não evoluiu; se você sofre para usar o seu G7 Power na praia, também vai passar raiva com o novo.

A evolução fica apenas na resolução que subiu de HD+ para Full HD+. A reprodução de cores e ângulo de visão seguem iguais a antes. Já passou da hora da Motorola caprichar mais na tela dos seus celulares.

Bom, pelo menos a parte sonora recebeu mais atenção dessa vez. O G7 Power tem som mono, enquanto o G8 Power tem duplo alto-falante estéreo. Isso significa som mais imersivo e potente, sendo ótimo para ver filmes e jogar.

O fone de ouvido que acompanha os dois aparelhos é exatamente o mesmo. Ele é confortável e tem qualidade decente, mas a vantagem para o G8 Power fica no Bluetooth 5.0 que permite conectar dois fones sem fio e curtir as suas músicas com um amigo sem ter que dividir o fone.

Eles empatam em tela, mas o G8 Power leva ponto por melhor som.

Recursos


O Moto G8 Power já vem com Android 10 de fábrica enquanto a Motorola vem enrolando a atualização para o G7 Power... pode chegar amanhã, próxima semana, mas um dia você terá as novidades em seu celular.

Mas vou ser honesto: o Android 10 não traz nada de inovador que faça o G8 Power entregar uma experiência superior, ainda mais quando o software da Motorola é levemente alterado. Além do suporte a gestos que temos em qualquer outro da linha Moto G, a novidade aqui fica apenas para o app Moto Audio.

Ele identifica o tipo de conteúdo consumido e ajusta a equalização de áudio para uma melhor experiência. Você também pode criar seus próprios perfis para filmes, músicas ou jogos. E é basicamente isso.

Damos mais um ponto ao G8.

Desempenho

Quanto menor o tempo, melhor

Até aqui o Moto G8 Power vem mostrando ser um bom sucessor, mas é agora que as coisas começam a desandar. Normalmente se espera que o novo celular seja mais rápido que o seu antecessor, certo? A troca do Snapdragon 632 pelo 665 é bem-vinda, mas por incrível que pareça o G8 Power é mais lerdo.

Culpa do hardware? Claro que não, apenas a Motorola que ficou com preguiça de otimizar o software, o que comprometeu o desempenho do multitarefas com o novo sendo quase 1 minuto mais lento que o antigo em nosso teste de velocidade.

Ela incluiu o novo modo de gerenciamento de RAM chamado ‘Desempenho Adaptável’, que analisa quais os apps mais usados por você e já os pré-carrega na memória. Isso faz diferença? Até faz, reduzindo o tempo de reabertura dos aplicativos e jogos, mas ainda assim não consegue superar o G7 Power em velocidade.

Em benchmarks temos uma diferença grande entre os dois, chegando a uma pontuação quase 50% superior no AnTuTu para o G8 Power. Já em jogos tenho outra má notícia para te dar: ao aumentar a resolução houve um maior peso para a GPU e o G8 Power engasga mais em jogos pesados que o seu antecessor.

Aqui damos ponto ao G7 Power por ter melhor desempenho.

Bateria

Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

E a bateria como ficou? Temos os mesmos 5.000 mAh de antes com hardware mais econômico, porém em tela maior e com resolução superior. Isso pesou e faz a autonomia do G8 Power render menos do que o esperado.

Calma, ele entrega carga para dois dias em uso mais leve ou um dia e meio em uso moderado. Mesmo que você pegue pesado ainda terá bateria suficiente para o dia todo. Mas a do G7 Power dura em média 3 horas a mais e faz com que ele continue no trono do nosso ranking de bateria.

O tempo de recarga que era alto piorou. O carregador do G8 Power demora 16 minutos a mais para preencher os mesmos 5.000 mAh. Pode parecer muito ter que esperar 2 horas e meia para poder usar o celular novamente, mas uma carga incompleta renderá o dia todo na mão de muitos usuários.

Aqui damos dois pontos ao G7 Power por ter melhor autonomia e recarregar mais rápido.

Câmeras

Qual dos dois é melhor para fotos? Bom, se levarmos em consideração o número de câmeras, o G8 Power sai em vantagem no 4 contra 1. Ele também tem resolução superior e maior abertura focal, o que vai ajudar nas fotos noturnas.

O G8 tem melhor câmera, seja para fotografar em dias ensolarados, dentro de casa ou menos na balada. Ele captura mais detalhes, as cores saem mais vibrantes e há menos ruídos. Além disso, você ainda leva uma lente grande-angular para tirar fotos da turma toda sem cortar ninguém.

Se quiser fotografar de perto há uma câmera macro para isso. A qualidade não é lá essas coisas, mas ajuda a quebrar o galho. Já se pretende fotografar algo distante pode usar a lente teleobjetiva com zoom óptico de 2x. Você pode tentar ir além disso, mas a qualidade cai bastante e terá fotos tão ruins quanto o zoom do G7 Power.

Só faltou a Motorola ter incluído um modo noturno no G8 Power para ter uma melhor experiência ao fotografar à noite, mas ele faz menos feio que o seu antecessor.

Por ter melhor câmera e um conjunto mais completo, o G8 Power leva um ponto.

Fotos capturadas com o Moto G8 Power

A frontal também evoluiu, agora temos o dobro de resolução e maior abertura da lente. Sabe o que isso significa? Que o G8 Power pegará os defeitos da sua pele que o G7 Power deixava passar. Calma, a Motorola incluiu um efeito suavizante que vem ativado por padrão para esconder as imperfeições. Se você não curte o embelezamento artificial, pode desativar o recurso.

O que importa é que o G8 Power registra selfies muito melhores, especialmente em locais com iluminação mais fraca. O modo retrato também está melhor do que antes, fazendo um bom recorte e falhando menos.

E por ser melhor para selfies, o G8 Power leva mais um ponto.

Fotos capturadas com o Moto G7 Power

Os dois gravam em 4K, mas o hardware mais fraco do G7 Power faz os vídeos engasgarem um pouco. Este não é um problema para o G8 Power, que ainda vem com melhor sistema de estabilização que reduz bastante os tremidos, mas funciona apenas ao gravar em Full HD.

A frontal continua gravando em Full HD com qualidade um pouco melhor do que antes. Já na captura de áudio não tivemos uma evolução, mas também não há do que reclamar já que os dois estão acima da média na qualidade do áudio.

O G8 Power leva ponto por oferecer uma melhor experiência com vídeos.

Preço

É, o G8 Power é um celular melhor no geral, mas ele custa bem mais que o G7 Power com uma diferença média de 400 reais neste momento. O preço vai cair nos próximos meses, mas se você está buscando a melhor opção quando o assunto é bateria e desempenho satisfatório, o G7 Power acaba sendo a melhor escolha pelo preço.

Quando o preço do G8 Power cair para menos de R$ 1 mil, aí sim será uma opção com bom custo-benefício, mas por enquanto damos ponto ao G7 Power por ter valor mais justo.

Conclusão

Se você assistiu esse vídeo pensando que o G8 Power teria melhor bateria que o antecessor, deve ter ficado decepcionado. A verdade é que o novo é até um bom sucessor, mas a Motorola pecou na otimização. Ainda assim ele é um melhor celular no geral por ser mais compacto com menos bordas, ter som estéreo potente e melhores câmeras.

Se não está disposto a pagar caro nele, então não ficará decepcionado com o G7 Power que tem mesma qualidade de tela, melhor desempenho e bateria que dura mais. A câmera dá para o gasto e você poderá publicar suas fotos tranquilamente no Instagram. Quando o preço do novo cair e estiver próximo do G7 Power aí acabará com qualquer dúvida sobre qual comprar.

RESULTADOS

Motorola Moto G8 Power: 7 PONTOS

  • Tela IPS Full HD
  • Design atual com menos bordas
  • Som estéreo mais potente
  • Extras para equlizador
  • Câmeras mais completas
  • Melhor para selfies
  • Filmadora superior

Motorola Moto G7 Power: 5 PONTOS

  • Mesma qualidade de tela
  • Desempenho superior
  • Maior autonomia de bateria
  • Menor tempo de recarga
  • Preço mais acessível

O que achou do G8 Power, ele é uma boa evolução comparado ao antecessor? Comente abaixo.

  • O Motorola Moto G8 Power ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G7 Power ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

38

Comentários

Moto G8 Power vs G7 Power: escolha vai muito além da bateria | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista