LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Qual Moto G8 é o melhor para você?! | Comparativo em vídeo

11 de abril de 2020 35

A Motorola não pára. Ainda em 2019 iniciou os lançamentos da linha Moto G8, mesmo tendo lançado os Moto G7 no mesmo ano. Trazendo o Moto G8 Plus e o Moto G8 Play no ano passado, finalizou a linha nesse primeiro semestre, com o Moto G8 e o Moto G8 Power. E ela ainda deve trazer outros.

Mas, por enquanto, esses quatro já lançados têm uma variação de preço de quase 500 reais, então você pode ficar confuso ao escolher entre um deles. Para resolver isso, preparamos um comparativo genial aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G8 Plus

Motorola Moto G8 Power

Por serem da mesma linha, o visual deles não muda muito de um para o outro, principalmente na traseira. A Motorola seguiu o arranjo de câmeras vertical com uma principal separada em todos eles, com o G8 Plus tendo o conjunto mais protuberante. Além das bordas arredondadas, o acabamento de todos eles é em plástico.

A disposição de botões, conexões e saídas de áudio é a mesma para os quatro, e a mudança fica na frente. Os modelos lançados em 2019, G8 Plus e G8 Play, têm notch em gota no meio da tela. Já os outros dois seguem a tendência deste ano e trazem um furo no canto superior esquerdo, o que modifica a interface deles nessa área.

No acabamento, o G8 Power pode ter visual meio texturizado, enquanto que o Moto G8 é mais cintilante, o G8 Plus traz visual de profundidade e o G8 Play traz degradê na tinta. O mais caro Plus tem o ar de melhor acabado, como esperado, e ele também é o único que não tem slot híbrido do microSD com o segundo SIM.

Motorola Moto G8

Motorola Moto G8 Play

Em peso eles são muito parecidos e variam menos de 10 gramas, enquanto que no tamanho o Moto G8 é o maior deles, seguido do G8 Plus e Power, com o Play sendo bem pouca coisa menor e mais fino. No geral, praticamente não vai fazer diferença.

O leitor de digitais fica na traseira, junto ao logotipo da marca, em todos os modelos. No geral, todos funcionam bem, mas o do G8 Power se sai melhor entre os concorrentes de outras marcas. Eles também trazem a proteção contra respingos d’água e conexão USB-C.

O ponto fica com o Moto G8 Plus, feito para ser o melhor em acabamento.

Melhor construção Moto G8 Plus
Slot é híbrido ou não? Moto G8 Plus
Possui alguma resistência? Todos
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Moto G8 Play
Melhor tipo de conexão Nenhum
75.8 x 158.4 x 9.1 mm
6.3 polegadas - 2280x1080 px
75.8 x 158 x 9.6 mm
6.4 polegadas - 2300x1080 px
75.8 x 161.3 x 9 mm
6.4 polegadas - 1560x720 px
75.4 x 157.6 x 9 mm
6.2 polegadas - 1520x720 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


No display, a Motorola seguiu a similaridade entre os aparelhos. Todos eles são IPS, com definições FullHD+ para o G8 Plus e G8 Power e HD+ para o G8 e o G8 Play. No tamanho, os maiores são o Moto G8 e o G8 Power, com 6.4 polegadas, seguido do G8 Plus com 6.3 e o G8 Play, com 6.2.

Nenhum deles tem as bordas muito finas, muito menos o queixo. Este último acaba sendo mais discreto apenas no G8 Power, que tem por consequência a melhor proporção tela corpo. Pela melhor definição, os dois mais caros se saem melhor.

Por fim, a melhor tela é do G8 Power por equilibrar melhor design e qualidade.

Melhor tecnologia de tela Nenhum
Melhor resolução de tela Moto G8 Plus e Moto G8 Power
Melhor proporção tela/corpo Moto G8 Power
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Moto G8 Plus e Moto G8 Power

Som


Mais uma vez, os modelos mais caros levam a melhor. Tanto o Moto G8 Plus quanto o G8 Power trazem som estéreo, uma boa novidade para a sua faixa de preço, com qualidade decente, clareza de som e ajustes Dolby. Os outros dois são mono e distorcem o áudio em volume mais alto.

Todos eles mantiveram a conexão P2 e trazem o mesmo modelo de fone na caixa, preto e intra auricular. São fones com qualidade decente, que serão melhor aproveitados também nos modelos mais potentes.

No Bluetooth, três celulares contam com a versão 5.0 mais nova do protocolo, mas apenas o G8 Power e o G8 trazem aptX, o que melhora a qualidade da recepção de áudio. O G8 Play fica com Bluetooth 4.2.

O ponto fica mais uma vez com o Moto G8 Power.

Som é estéreo? Moto G8 Plus e Moto G8 Power
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Todos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Moto G8 Power e Moto G8
Vem fones de ouvido na caixa? Todos

Recursos


Todos eles uma hora estarão juntos no Android 10, mas apenas o Moto G8 Power e o Moto G8 chegam de fábrica com essa versão atualizada, e devem ter update para o Android 11. Os outros dois chegam com Android 9 Pie.

A Motorola possui um sistema com menos funções, mais simples e próximo do Android de código aberto. Há anos que a Motorola não mexe muito no visual de sua interface, e os que já usam a marca há alguns anos se adaptarão mais rapidamente.

Uma boa notícia é que as funções do Moto App estão quase todas disponíveis para todos, incluindo os atalhos com gestos. A novidade fica para os que trazem Android 10, onde é possível escolher qual câmera ativar com o gesto. Há também o Moto Gametime, modo de jogo presente, por enquanto, apenas no Moto G8.

Nas conexões, nenhum deles conta com NFC e apenas o Moto G8 Plus traz WiFi ac e também dual band. O GPS é mais completo no Moto G8 Power e Moto G8 e todos trazem rádio FM.

O ponto nesse quesito fica para o Moto G8.

Quantas soluções de biometria oferece? Todos
Sistema bem atualizado? Moto G8 Power e Moto G8
Sistema será atualizado futuramente? Moto G8 Power e Moto G8
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Moto G8
Faltam conexões? Sobram? Moto G8 Plus

Desempenho

No conjunto interno, a maioria deles é bem parecido. O Moto G8 Play é o único MediaTek, com chipset Helio P70M, 2 GB de RAM e 32 GB de espaço. Os outros são mais poderosos e iguais, abrigando um Snapdragon 665 com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento. Ainda assim, os resultados são bem diversos.

Em benchmark, tem quem os melhores números é o Moto G8, seguido do G8 Plus, G8 Power e G8 Play.Nos testes padronizados de abertura do TudoCelular, o G8 Plus leva a melhor por menos de dois segundos em relação ao Moto G8. O G8 Power fica um pouco mais atrás e o G8 Play, bem atrás.

Nenhum deles traz resultados superiores aos Moto G7, mostrando falta de otimização entre o sistema e o hardware. Para jogos, os três mais caros irão rodar títulos pesados, mas apenas o Moto G8 Plus dará conta do recado com maior qualidade gráfica. Os outros dois terão alguns engasgos em mais definição e o G8 Play pode ter problemas de compatibilidade devido ao processador.

Por ter os melhores resultados, o ponto é do Moto G8 Plus.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Moto G8 Plus
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Moto G8 Plus
Quem tem melhores números de benchmark? Moto G8
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Moto G8
Qual tem mais armazenamento? Moto G8 Plus, Moto G8 Power, Moto G8

Bateria

Falando em bateria você imediatamente pensa no modelo Power, e acerta. Enquanto os outros mostram 4.000 mAh, o celular que tem como destaque a bateria ostenta 5,000 mAh. Isso não faz com que a carga dure mais do que no lendário Moto G7 Power, mas já o deixa em primeiro neste comparativo.

O G8 Power chega a quase 26 horas de carga, aproximadamente cinco horas a mais do que o que pior performou em nossos testes, o Moto G8 Plus. O G8 Play dura uma hora a menos, e o Moto G8, duas. Em tempo de tela, a diferença diminui um pouco.

Na recarga, ter menos bateria e um carregador mais rápido dá a dianteira ao Moto G8 Plus. Tanto ele quanto o G8 Power têm carregador de 18W na caixa, contra um de 10W na embalagem do Moto G8 e Moto G8 Play.

Mesmo pior que seu antecessor, neste comparativo o G8 Power reina e o ponto é dele.

Qual tem mais bateria? Moto G8 Power
Qual recarrega mais rápido? Moto G8 Plus
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G8 Power
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Em câmeras, temos conjuntos bem diversos. Cada aparelho traz sua parte:

  • Moto G8 Plus: wide 48 MP, f/1.7, PDAF, Laser AF; ultrawide 16 MP; profundidade 5 MP
  • Moto G8 Power: wide 16 MP, f/1.7, PDAF; telefoto 8 MP, 2x zoom óptico; ultrawide 8 MP; macro 2 MP
  • Moto G8: wide 16 MP, f/1.7, PDAF, Laser AF; ultrawide 8 MP; macro 2 MP
  • Moto G8 Play: wide 13 MP, f/2.0, PDAF; ultrawide 8 MP, f/2.2; profundidade 2 MP

Em luminosidade, profundidade de campo e cores mais acertadas, temos o Moto G8 Plus se sobressaindo, muito graças a sua câmera principal de 48 megapixels. O mesmo se repete em situações de menos luz, já que este é o único dos quatro a conter Modo Noturno em seu app de câmera.

Porém, ele não é o mais versátil da linha. Um dos seus sensores serve apenas para ajudar no desfoque do fundo, enquanto a ultrawide é uma câmera de ação que nem a do Motorola One Action, e vai apenas filmar na horizontal mesmo quando o celular é segurado na vertical. Nesse caso o conjunto do G8 Power é o mais completo, trazendo até uma telefoto com zoom óptico, sua vantagem sobre o Moto G8 e seu conjunto quase idêntico, incluindo aí a macro.

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Plus

O problema desses dois intermediários é que, além de grande diferença de qualidade entre as fotos com os diferentes sensores se você não estiver em um local muito bem iluminado, os dois ainda sofrem em situações noturnas.

Já o Moto G8 Play, como esperado, é o mais simples de todos, e traz até sensores iguais aos do seu antecessor na linha. Faz fotos razoáveis em boa luz e sofre em outras ocasiões.

O ponto fica empatado entre o Moto G8 Plus e Moto G8 Power, um pela qualidade, o outro pela versatilidade.

Melhor conjunto de câmera traseira Moto G8 Plus e Moto G8 Power
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Moto G8 Plus
Melhores fotos noturnas Moto G8 Plus
Melhores fotos externas Moto G8 Plus
Melhores fotos internas Moto G8 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Power

Em vídeo, os três mais poderosos gravam em 4K, mas apenas em 30fps, com o G8 Play ficando apenas em FullHD. Tanto o Moto G8 Plus quanto o Moto G8 Power contam com estabilização eletrônica quando a filmagem é em FullHD.

A vantagem fica para o Moto G8 Plus, que possui sua ultrawide dedicada para fazer vídeos mais estabilizados e segurando o smartphone em uma posição mais fácil. Já a captura de áudio está boa no G8 Power, Plus e no G8 comum. Nenhum deles é incrível nas filmagens, e vão ser bastante prejudicados em pouca luz.

No geral, o ponto dos vídeos fica com o Moto G8 Plus.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Moto G8 Plus e Moto G8 Power
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G8 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8

Na frontal, é de se esperar que a mais potente seja também a do G8 Plus, com 25 megapixels. A do G8 Power segue com 16 megapixels, enquanto que a dos dois últimos tem 8 megapixels. Nenhuma delas grava em 4K.

E é o que acontece, com o G8 Plus trazendo fotos mais satisfatórias, sendo que o G8 Power suaviza demais os rostos e o Moto G8 perde um pouco em nitidez. O G8 Play tem uma câmera interessante para sua faixa de preço, mas é pior que a do G8.

O ponto final das fotos é do G8 Plus.

Melhor conjunto de câmera frontal Moto G8 Plus
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Moto G8 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Play

Preço

Assim como o preço atual destes celulares, o preço de lançamento de todos fica dentro de uma faixa de 500 reais. O Moto G8 Plus chegou a partir de R$ 1.699, com os R$1.599 do Moto G8 Power sendo apenas 100 reais a menos. O Moto G8 e o G8 Play chegaram a R$ 1.299 e R$ 1.099, respectivamente.

Alguns meses depois, os dois mais baratos já podem ser encontrados abaixo de mil reais, e a diferença entre os dois mais caros pode chegar a apenas 30 reais entre um e outro. Nesse caso, o Moto G8 entra como um melhor custo benefício, por já estar em um preço menor mesmo sendo mais atual.

O ponto é do Moto G8.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G8 Plus
Qual tem melhor custo benefício? Moto G8
7.6 Hardware

Motorola Moto G8 Plus

Comparar Aviso de preço
7.4 Hardware

Motorola Moto G8 Power

Comparar Aviso de preço
6.6 Hardware

Motorola Moto G8

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Temos uma pontuação final aqui, mas ela acaba sendo um pouco injusta para o comparativo que apresentamos, de escolha entre vários aparelhos. No final, o Moto G8 Plus foi desenhado para ser melhor do que os outros, assim como o G8 Power está pouco abaixo dele, então certamente eles levariam a maior parte dos pontos.

Mas o que vale é ver para qual público é cada aparelho. Se o seu foco está nas câmeras e desempenho, certamente o Moto G8 Plus é a escolha. Se prefere dar mais atenção a bateria e tela, o G8 Power é mais atraente. Os dois são bons para áudio também.

Se quer um aparelho equilibrado e não pode gastar mais de mil reais, o Moto G8 já é uma solução plausível, embora seja o mais perdido nessa linha. Talvez valha investir um pouco mais em um G8 Power.

Por fim, o Moto G8 Play, mesmo sem nenhum ponto, é a escolha de quem precisa economizar. Você terá um design bem parecido com o do mais caro, com direito a biometria e conjunto múltiplo de câmeras.

Existem melhores indicações em outras fabricantes, mas aqui a atenção é toda da linha Moto G8, que aliás deve crescer em breve.

RESULTADO

Motorola Moto G8 Plus: 5 PONTOS

  • Ótima construção
  • Melhor desempenho
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies

Motorola Moto G8 Power: 4 PONTOS

  • Melhor tela
  • Áudio bom
  • Melhor duração de bateria
  • ​Melhor câmera traseira

Motorola Moto G8: 2 PONTOS

  • Recheado de recursos
  • Bom custo benefício

Motorola Moto G8 Play: 0 PONTOS

Qual dos Moto G8 você escolheria? Acha que o Moto G8 tem o seu valor? Comenta aí embaixo!

  • O Motorola Moto G8 Power ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G8 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G8 Play ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

35

Comentários

Qual Moto G8 é o melhor para você?! | Comparativo em vídeo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista