LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 vs Moto G7: a tela pior é compensada com outras melhorias? | Comparativo

20 de abril de 2020 13

Mesmo tendo lançado metade da linha Moto G8 em 2019, junto com a linha Moto G7 inteira, pouco mais de um ano separa o Moto G7 tradicional do Moto G8 comum. Isso deu um tempo para que algumas diferenças a mais fossem implementadas.

Ainda assim, você já deve ter conferido por aqui o comparativo do Moto G7 Power com o Moto G8 Power e seus resultados inesperados, além do nosso guia de qual Moto G8 comprar. E já deve ter visto que os celulares mais perdidos dessas linhas podem ser as versões comuns.

Mas elas têm muito a oferecer, sim, são bem equilibradas, e muitas pessoas irão procurar pelo aparelho que dá nome a uma linha tão tradicional da Motorola. Por isso, preparamos para vocês este comparativo sensacional, aqui no TudoCelular.com, acompanhe.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G7

Esse tempo que separou uma geração da outra foi o suficiente para que acontecessem mudanças substanciais no design do Moto G8. A maior diferença está no módulo de câmeras, que passou da tradicional tampa de bueiro para um conjunto comprido vertical em um dos cantos. Menos estranho, mas muito parecido com concorrentes de outras marcas.

A segunda diferença está no material do corpo desses celulares, que passou de um muito mais elegante vidro para o plástico mais resistente, e de um corpo de metal para um de plástico no Moto G8. A traseira muito mais reta deu lugar a uma pegada mais curva, e as cores sólidas deram lugar a efeitos holográficos.

E mesmo com o fim do vidro, o Moto G8 é mais pesado que o Moto G7, além de maior e mais espesso. Os botões estão nas mesmas posições na lateral direita, assim como a saída de som abaixo, mas a conexão de áudio e o berço de chip estão em locais distintos.

Motorola Moto G8

No primeiro, passou da parte inferior para a superior, e no segundo, de cima para a lateral esquerda. E falando em berço, o Moto G7 oferecer versão single e dual SIM, além de espaço exclusivo para o microSD. O Moto G8 só vende em dual sim e seu berço é híbrido.

O notch é em gota centralizada no Moto G7 ou em furo em um dos cantos no Moto G8, e o melhor fica a cabo de gosto pessoal. O sensor biométrico de ambos fica na traseira, um pouco afundado e com o logotipo da empresa, e funcionam a contento. Os dois contam com a resistência a respingos d’água da Motorola.

O primeiro ponto vai para o Moto G7, que é claramente mais caprichado.

Melhor construção Moto G7
Slot é híbrido ou não? Moto G7
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Moto G7
Melhor tipo de conexão Ambos
75.3 x 157 x 7.92 mm
6.24 polegadas - 2270x1080 px
75.8 x 161.3 x 9 mm
6.4 polegadas - 1560x720 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


A tela sofreu um grande revés. Uma vez que o Moto G8 foi rebaixado em relação ao Moto G8 Power, ficou também mais simples. Por isso, embora o display tenha crescido um pouquinho de 6.2 polegadas do Moto G7 para 6.4 polegadas neste, a definição caiu de FullHD+ para HD.

A tecnologia de ambos continua sendo IPS, e mesmo maior e com um queixo também mais visível, o Moto G8 tem melhor aproveitamento corpo tela por ter menos borda e o notch em furo. Também não temos mais o logotipo abaixo da tela como vemos no Moto G7.

O Moto G8 está um pouco mais esticado, com aspecto de 19.9:9 contra o 19:9 do anterior. Na qualidade, o ângulo de visão de ambos é bom, e os dois também sofrem com brilho não muito forte, o que pode dificultar em ambientes externos.

Mas, se o FullHD+ do Moto G7 era bom para qualquer uso, no Moto G8 o HD+ permite enxergar serrilhados, uma pena. Por fim, essa nova geração também perdeu a proteção Gorilla Glass que vinha no anterior.

O ponto da tela é claramente do Moto G7.

Melhor tecnologia de tela Moto G7
Melhor resolução de tela Moto G7
Melhor proporção tela/corpo Moto G8
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Moto G7

Som


Não tivemos nenhuma evolução notável aqui, e os dois são celulares mono, com os mesmos fones de ouvido na caixa, já que a conexão P2 foi mantida. Eles são pretos, intra auriculares e trazem conforto e uma qualidade de som decente.

No som externo, os dois estão de acordo com a sua categoria, e não têm um volume muito alto, distorcendo o som em algumas ocasiões. Eles trazem aptX para melhorar o áudio via Bluetooth.

Temos um empate.

Som é estéreo? Nenhum
Quantas saídas de som tem? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


No sistema, temos a diferença de que, lançado em 2020, o Moto G8 já sai da caixa em dia com o Android 10, e deve receber no ano que vem a atualização para o Android 11. Já o Moto G7, chegando nos primeiros meses de 2019, veio bem atualizado com o Android 9 Pie, mas no momento espera o update para a versão mais recente.

Nos recursos de cada sistema, não há mudanças essenciais, e você ainda terá a mesma interface Motorola, com menos funções e mais simples de mexer. Como esperado, os dois trazem o app Moto, que traz recursos extras de gestos e outros que mantém a tela ligada, permitem captura de tela mais completa, entre outros.

A novidade fica para o Moto G8 que tem Android 10, onde é possível escolher qual câmera ativar com o gesto. Há também o Moto Gametime, modo de jogo presente, por enquanto, apenas nele.

Nas conexões, o Moto G7 traz um WiFi melhor e dual band, mas um Bluetooth mais antigo, 4.2, contra o 5.0 do Moto G8. Nenhum deles conta com NFC mas têm rádio FM, e o GPS do G8 é mais avançado. A Motorola fez a maior bagunça aqui.

Ficamos com ponto para o Moto G8 pelo sistema mais atualizado, mas a falta do dual band é um problema.

Quantas soluções de biometria oferece? Ambos
Sistema bem atualizado? Moto G8
Sistema será atualizado futuramente? Moto G8
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Moto G8
Faltam conexões? Sobram? Ambos

Desempenho

Tivemos uma atualização de processamento. Enquanto o Moto G7 tem chipset Snapdragon 632, o mais novo conta com um mais novo Snapdragon 665. Os dois têm 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

Infelizmente, atualizar o processador não foi o suficiente para que o software interagisse melhor com o hardware, e em nossos testes de abertura de apps e multitarefa o Moto G8 se saiu pior que seu antecessor, chegando a uma diferença de 12 segundos a mais.

Em benchmarks, que não dependem de RAM e nem de entrosamento com o sistema, o Moto G8 passa na frente e tem desempenho até 40% melhor do que seu rival. Em jogos, os dois vão rodar bem títulos pesados que sejam jogados em qualidade gráfica média. Era de se esperar que o Moto G8 fosse melhor, mas essa diferença não foi sentida.

São dois aparelhos mais simples, não serão os reis de desempenho, mas ficamos com um empate pelo hardware mais novo versus o que performou melhor na abertura.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Moto G7
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Nenhum
Quem tem melhores números de benchmark? Moto G8
Qual o processador mais atualizado? Moto G8
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Nenhum
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Sendo maior, a Motorola aumentou a bateria no Moto G8, que passou para 4.000 mAh em relação aos 3.000 mAh do Moto G7. Isso e o processador novo, mais voltado para economia de energia do que para desempenho, levaram a um grande salto de duração geral.

De pouco mais de 13 horas registradas em nossos testes para o Moto G7, passamos para mais de 23 horas e meia no Moto G8, deixando ele próximo até do Moto G8 Power, famoso por sua bateria mais duradoura. Em tempo de tela, foram quase 4 horas e meia a mais.

No carregamento, o Moto G7 leva a melhor. Não apenas por ter bateria menor, mas pelo seu carregador TurboPower ser de 18W, ele leva uma hora e meia para chegar aos 100%. Já com Moto G8, com bateria maior e carregador de apenas 10W, chega a quase 2 horas e meia na tomada.

A diferença no rendimento é brutal, então o ponto fica com o Moto G8.

Qual tem mais bateria? Moto G8
Qual recarrega mais rápido? Moto G7
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G8
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Como toda boa nova geração de smartphones intermediários, o maior upgrade está no conjunto de câmeras, que foi aprimorado no Moto G8: uma wide principal de 16 megapixels, abertura f/1.7, foco a laser e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels e uma macro de 2 megapixels.

O conjunto do Moto G7 é mais humilde, e traz apenas uma uma wide principal de 12 megapixels, abertura f/1.8 e PDAF e um sensor de profundidade de 5 megapixels. Só esse conjunto mais completo qualifica o Moto G8 como mais versátil.

Nenhum dos dois é um primor em fotos, e sofrem severamente com pouca iluminação, não possuindo qualquer modo escuro e apresentando muita granulação e perda de detalhes. De qualquer forma, em boa luz eles ficam mais razoáveis, e aí você tem a vantagem de ter uma ultrawide e uma macro a mais.

O sensor de profundidade do Moto G7 funciona muito bem no modo retrato, mas atualmente a Motorola consegue trabalhar de maneira igual apenas no software. A ultrawide do Moto G8 satura bastante as cores e traz diferença em baixa luz, enquanto que a lente principal do G7 pode superexpor as capturas com frequência.

Esse ponto é do Moto G8.

Melhor conjunto de câmera traseira Moto G8
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Moto G8
Melhores fotos noturnas Moto G8
Melhores fotos externas Moto G8
Melhores fotos internas Moto G8

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8

Em vídeos também não temos dois destaques, mas eles serão razoáveis, ambos com boa captura de som, gravação em 4K e estabilização eletrônica em FullHD.

Eles empatam em sua simplicidade e recursos.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Nenhum

Fotos tiradas com o Motorola Moto G7

Para selfies, o sensor de 8 megapixels é o mesmo para ambos, gravando em FullHD a 30fps. As duas sofrem com falta de nitidez em ambientes de menos luz, mas contam com um bom recorte no modo retrato. São selfies que apenas quebram galhos, nada para postar no Instagram.

Ficamos com mais um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Nenhum

Preço

Na data de seus respectivos lançamentos, janeiro de 2019 e de 2020, esses aparelhos chegaram a preços um pouco elevados, com R$ 1.400 para o Moto G7 e R$ 1.300 para o Moto G8.

Atualmente, é possível encontrar ambos pelo mesmo preço mínimo de pouco menos de mil reais, e a média de preço deles é muito parecida, de aproximadamente R$ 1.200. Se ficar de olho em promoções, preços como 900 ou 800 reais para o mais novo e mais antigo podem ser vistos.

Os dois ainda devem ter quedas de preço, mas estando ao mesmo valor do modelo anterior, podemos ver um custo benefício maior no Moto G8 atualmente.

O ponto final é do Moto G8.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G8
Qual tem melhor custo benefício? Moto G8
7.4 Hardware
5.9 Custo Benefício

Motorola Moto G8

Comparar Aviso de preço
7.8 Hardware
7.3 Custo Benefício

Motorola Moto G7

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Chegamos ao final deste comparativo com a vitória do Moto G8. Ele levou custo benefício, fotos principais, bateria e desempenho. O Moto G7 ficou majoritariamente com tela e design. Ainda assim, o mais antigo se sai melhor no teste de abertura e recarrega bem mais rápido.

Será que essas coisas seriam o suficiente para escolher o G7? No geral, não, pois a única diferença que realmente pega é a queda na qualidade da tela, mas para um smartphone que já está abaixo dos mil reais, pode ser suficiente. Se precisar muito de um display FullHD, é melhor escolher um aparelho de outra marca, ou investir um pouco mais em um Moto G8 Power.

RESULTADO

Motorola Moto G8: 8 PONTOS

  • Som de qualidade decente
  • Sistema terá mais updates e está atulizado
  • Bom desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Razoável em vídeos
  • Boas selfies
  • Bom custo benefício

Motorola Moto G7: 6 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Som de qualidade decente
  • Bom desempenho
  • Razoável em vídeos
  • Boas selfies

Você teria algum bom motivo para escolher o Moto G7? Acredita que a Motorola tenha regredido muito no lançamento do Moto G8 ou acha que o que foi retirado vale para manter o preço menor? Comenta aí embaixo!

(atualizado em 27 de maio de 2020, às 12:18)

13

Comentários

Moto G8 vs Moto G7: a tela pior é compensada com outras melhorias? | Comparativo
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 24.512 mortes em 391.222 casos confirmados | Relatório diário da Covid-19

Samsung

Dividindo com a TSMC! Samsung fabricará GPUs básicas de 7 nanômetros para a Nvidia

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Maio 2020

Tech

De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular