LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A50 vs Moto G8 Plus: você ficaria com atualização ou bateria? | Comparativo

30 de maio de 2020 24

Dois sucessos de venda das duas maiores fabricantes no país. O Galaxy A50 da Samsung foi substituído em menos de um ano pelo Galaxy A51. O Moto G8 Plus da Motorola substituiu em ainda menos tempo o Moto G7 Plus.

São dois dos intermediários mais procurados na hora da compra, com preços que podem ficar abaixo dos 1500 reais, e a dúvida acaba aparecendo. Qual deles é melhor para você? Qual seria uma melhor compra?

Acompanhe com a gente neste comparativo completo, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A50

Nestes dois celulares as empresas optaram pelo plástico brilhante na traseira e o mesmo material no corpo. Eles também usam de efeitos visuais para uma diferenciação, com algo mais holográfico no A50 e degradê no G8 Plus.

A Motorola deixou o módulo redondo de câmeras no G7 e adotou a disposição semafórica vertical da sua linha One, a mesma praticada pela Samsung com o A50, só que mais chamativa e protuberante, com uma câmera maior separada do módulo principal.

O Galaxy A50 é mais leve e mais fino que o Motorola, mas o tamanho geral é praticamente o mesmo entre eles. Não há qualquer proteção contra água no Samsung, mas o Moto G8 Plus traz a resistência contra respingos d’água. O notch é em formato de gota para ambos.

Motorola Moto G8 Plus

Os dois são dual SIM e o A50 traz berço com slots independentes do terceiro, que pode ser ocupado pelo microSD, enquanto o do G8 Plus é híbrido. No A50 a biometria é mais prática na frente e abaixo da tela, mas é vagarosa. No G8 Plus fica na traseira, e é mais veloz.

Este último também tem corpo mais arredondado e de melhor pegada, enquanto o corpo menos curvo do A50 é mais elegante.

O A50 é mais leve e fino, o G8 Plus tem alguma resistência a água, então eles empatam.

Melhor construção Nenhum
Slot é híbrido ou não? Galaxy A50
Possui alguma resistência? Moto G8 Plus
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy A50
Melhor tipo de conexão Nenhum
74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
75.8 x 158.4 x 9.1 mm
6.3 polegadas - 2280x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


O tamanho de tela é quase o mesmo para os dois, com 6.3 polegadas para o Moto G8 Plus e 6.4 polegadas para o Galaxy A50. Sendo do mesmo tamanho, a proporção tela corpo é melhor no Samsung, que tem o queixo grande como seu rival, mas borda superior menor.

A definição FullHD+ é a mesma para ambos, e as principais diferenças estão na presença de Gorilla Glass 3 no A50, além da tecnologia Super AMOLED deste, enquanto o G8 Plus ainda conta com o IPS LCD.

O IPS em si não é uma tecnologia ruim, mas este utilizado pela Motorola costuma trazer bordas escurecidas, além de o brilho não ser muito forte, sendo inferior ao do seu concorrente. O A50 se sai melhor em ambientes externos e conta com cores mais intensas. O aspecto do A50 é 19,5:9, um pouco mais comprido do que os 19:9 do G8 Plus.

O ponto do display é do Galaxy A50.

Melhor tecnologia de tela Galaxy A50
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Galaxy A50
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy A50

Som


A Motorola investiu mais no áudio, e por isso seu alto falante acima da tela é maior e completa com o de baixo um conjunto estéreo, sendo o A50 apenas mono. O Samsung até tem potência decente, mas a qualidade sonora decepciona em clareza e detalhes.

Pelo menos a parte sonora do G8 Plus não decepciona. Além de alto-falantes estéreo, também há a tecnologia Dolby Atmos para dar maior imersão em filmes. A potência sonora é muito boa, assim como a qualidade entregue. Ele também tem ajustes para o som sem fios e os dois têm entrada P2.

Já o Moto G8 Plus tem também tecnologia Dolby Atmos, e traz boa potência e qualidade, sendo superior. E é melhor também nos fones, trazendo na caixa modelos intra auriculares confortáveis e com bom som. O A50 entrega fones iguais aos da linha mais básica M, são simples e com baixa potência.

Este ponto é então do Moto G8 Plus.

Som é estéreo? Moto G8 Plus
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Moto G8 Plus
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


São dois celulares Android, mas sendo cada um de uma fabricante temos interfaces distintas. O A50, assim como o G8 Plus, sai da caixa com o Android 9 Pie de fábrica, mas o smartphone da Samsung já recebeu a atualização para o Android 10.

É provável que ele chegue ao Android 11, enquanto ainda esperamos o update para o aparelho da Motorola. Este tem interface mais simples, com menos recursos e de mais fácil manuseio. Seu destaque é o Moto App, que traz alguns gestos especiais para controle do sistema e extras de navegação.

O Android 10 chega com a interface OneUI 2 da sul coreana, com direitos a temas e modo escuro, além de usabilidade melhor para uso com uma mão em telas maiores. É uma interface com muitos recursos.

Nas conexões, o básico é contemplado por ambos, com WiFi ac e Bluetooth 5.0, mas o Galaxy A50 ganha uma dianteira ao trazer também TV digital embutida, bússola e o ANT+, protocolo para aparelhos de saúde. Nenhum deles conta com NFC.

Nesse quesito o Galaxy A50 leva a melhor e fica com o ponto.

Quantas soluções de biometria oferece? Nenhum
Sistema bem atualizado? Galaxy A50
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy A50
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Galaxy A50
Faltam conexões? Sobram? Galaxy A50

Desempenho

Um clássico embate de um Snapdragon contra um Exynos, como vocês adoram. E qual será o resultado? No A50 temos um Exynos 9610 com 4 GB de RAM e 64 GB ou 128 GB de espaço interno. O G8 Plus traz um Snapdragon 665 também com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento.

Na tradução menos técnica, ou seja, benchmarks, o Moto G8 Plus leva a melhor nos números, sendo 15% melhor em versões diferentes. Porém, nos testes de abertura temos resultados opostos, porque o A50 se sai melhor, e os números mostram que o Motorola tropeça na otimização do sistema.

Isso fica mais claro nos jogos, onde o G8 Plus performou melhor nos títulos do que o Samsung, rodando com fluidez superior. No A50 é possível usar gráficos no máximo, mas a fluidez nãos será a mesma, mostrando ter uma GPU inferior.

Mesmo mais rápido no multitarefa, o A50 fica atrás no restante em relação ao G8 Plus, que leva o ponto.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy A50
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Moto G8 Plus
Quem tem melhores números de benchmark? Moto G8 Plus
Qual o processador mais atualizado? Moto G8 Plus
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Moto G8 Plus
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

Os dois smartphones chegam com o mesmo número na bateria, 4.000 mAh. Mas um deles se sai melhor na duração geral, e esse é o Moto G8 Plus. Com quase 20 horas e meia de duração, ele faz mais de duas horas e meia a mais do que o A50.

São duas horas a mais de tela, e o Galaxy A50 só sai do sufoco na recarga, que com pouco mais de uma hora e cinquenta na tomada é melhor do que as quase duas horas e dez minutos do G8 Plus. Mas não é uma diferença enorme, mesmo o carregador do A50 sendo de 15W e o do Moto G8 Plus, de 18W. Eles não trazem carregamento sem fio.

Durando mais, o Moto G8 Plus fica com o ponto.

Qual tem mais bateria? Nenhum
Qual recarrega mais rápido? Galaxy A50
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G8 Plus
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Tanto o Moto G8 Plus quanto o Galaxy A50 trazem um conjunto triplo de câmeras traseiras, quase nas mesmas especificações, mas com diferenças importantes:

  • Galaxy A50: wide principal de 25 megapixels e abertura f/1.7 com PDAF; ultrawide de 8 megapixels; sensor de profundidade de 5 megapixels.
  • Moto G8 Plus: wide principal de 48 megapixels e abertura f/1.7 com PDAF, Laser AF e estabilização óptica; ultrawide de 16 megapixels; sensor de profundidade de 5 megapixels.

Dá para vermos que a Motorola caprichou mais no conjunto, não apenas em megapixels como em recursos extras de foco. Entretanto, ela perde na versatilidade de fotos pois sua ultrawide é exclusiva para vídeos.

Na câmera principal, as duas juntam pixels em um só para ter fotos melhores, e enquanto o G8 Plus se sai melhor em fotos mais próximas, o celular da Samsung vai fazer capturas melhores em espaços abertos e amplos.

O sensor de profundidade atua melhor no A50, e é um dos destaques do conjunto, desfocando muito bem no modo retrato. A wide também dá vantagem para o A50, uma vez que a do G8 Plus não faz fotos. Além disso, não há muita diferença de qualidade e detalhes da principal para ela.

Em situações de menos luz quem se sai melhor é o Moto G8 Plus, uma vez que ele traz o modo Night Vision e, embora não tenha fotos incríveis, consegue enxergar melhor do que o A50. Em compensação, o HDR do A50 faz um bom trabalho em internas com menos luz.

Por fim, eles empatam aqui, com a melhor qualidade do G8 Plus e a versatilidade do A50.

Melhor conjunto de câmera traseira Moto G8 Plus
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas Moto G8 Plus
Melhores fotos externas Galaxy A50
Melhores fotos internas Galaxy A50

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A50

O sensor wide do Moto G8 Plus é especial para gravações. Você faz capturas em modo paisagem mesmo segurando o smartphone em pé, e a gravação é em 4K com boa captura de áudio e estabilização decente feita por software.

O A50 não conta com estabilização e faz bons vídeos com boa captura de áudio, mas apenas em FullHD.

O ponto é do Moto G8 Plus.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Moto G8 Plus
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G8 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Plus

Mesmo ambos tendo sensor de 25 megapixels com abertura f/2.0, o A50 tem uma melhor performance aqui. Seu recorte no modo retrato é melhor e há um gerenciamento de entrada de luz mais eficaz, com fundo menos estourado.

O ponto fica com o Galaxy A50.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Galaxy A50

Preço

Por fim, no preço, o Moto G8 Plus chegou por R$ 1.900, mesmo preço do A50 de 128 GB, lançado tempos depois do primeiro, de 64 GB. O equivalente ao Motorola chegou 100 reais mais barato.

Atualmente, os valores de ambos esbarram, e são quase os mesmos. A média de preços é de R$ 1.500 reais. Poucos meses atrás era mais baixo, mas a alta do dólar e problemas de saúde pública empurraram todos os preços para cima.

Eles acabam empatando neste quesito.

Qual teve melhor preço de lançamento? Galaxy A50
Qual tem melhor custo benefício? Nenhum
7.4 Hardware

Samsung Galaxy A50

Comparar Aviso de preço
7.6 Hardware

Motorola Moto G8 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Temos um quase empate aqui, mas o Moto G8 Plus leva a melhor. A linha Galaxy A já é tradicional, mas a Moto G é consagrada. Não que seja isso que leva à vitória do celular da Motorola, mas a empresa já sabe melhor o que colocar para conquistar o público de intermediários.

Comparado ao Moto G7 Plus, esse novo modelo não empolgou muito, mas seu preço ligeiramente mais barato que o A50 o deixa melhor. É a pedida para quem quer jogos, áudio para ver vídeos e jogar, boa bateria e uma câmera sem muita criatividade, mas que captura bem.

O Galaxy A50, mesmo perdendo, ainda pode ser a escolha de quem quer uma tela mais vibrante e brilhante, sistema melhor atualizado e com mais recursos e selfies mais caprichadas. Mas, no geral, os dois vão agradar o público em geral.

RESULTADO

Samsung Galaxy A50: 6 PONTOS

  • Boa construção
  • Melhor tela
  • Mais atualizações e recursos
  • Boa câmera traseira
  • Melhor em selfies
  • Bom custo benefício

Motorola Moto G8 Plus: 7 PONTOS

  • Boa construção
  • Melhor áudio
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Boa câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Bom custo benefício

E você, concorda com esse resultado? Tem um A50 ou um Moto G8 Plus? Diga para nós nos comentários a sua experiência com eles!

  • O Motorola Moto G8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A50 ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

24

Comentários

Galaxy A50 vs Moto G8 Plus: você ficaria com atualização ou bateria? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista