LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G8 Power Lite vs Galaxy A30s: uma comparação com pouco sentido | Comparativo

20 de junho de 2020 23

Celular abaixo dos R$ 1.500 estão sendo muito procurados atualmente. Ninguém está podendo gastar demais e você com certeza prefere economizar sem abrir mão de alguns recursos no celular que vai escolher.

Dois aparelhos chamam a sua atenção. A Motorola lança um novo membro da linha Power, famosa por sua bateria duradoura, o Moto G8 Power Lite, enquanto que o Galaxy A30s parece equilibrado e já caiu um pouco de preço. Está com essa dúvida? Está curioso? Então acompanhe este comparativo aqui, no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G8 Power Lite

No corpo, temos o esperado plástico, tanto na traseira como na moldura. Os dois investem em efeitos visuais para deixar o aparelho mais bonito: enquanto o G8 Power Lite é fosco e conta com degradê de duas cores, o A30s é brilhante e um padrão em diamante na mesma cor aparece sob a luz.

De frente, eles são muito parecidos, com o mesmo notch em gota na parte central superior, mas o A30s traz bordas mais finas ao redor do display. No tamanho, o G8 Power Lite é maior em tudo, principalmente em altura, além de ser 30 gramas mais pesado, tendo bateria maior. Ele também traz proteção contra respingos, enquanto o A30s não tem nada contra água.

Samsung Galaxy A30s

Estes dois aparelhos são dual SIM, mas apenas o A30s possui um slot para cada chip e mais um para o microSD, sendo o G8 Power Lite híbrido. Na biometria, o Galaxy A30 evoluiu no A30s ao trazer a biometria da traseira para a tela, só não é muito rápido.

O Moto G8 Power Lite ainda traz o sensor na traseira, e embora isso pareça ruim, é mais eficaz que o que fica abaixo da tela. Por fim, o conjunto se completa com a conexão física, que se no A30s é uma esperada USB-C, a do Motorola é uma microUSB, já bem antiga.

O ponto de melhor construção e visual fica com o Galaxy A30s.

Melhor construção Galaxy A30s
Slot é híbrido ou não? Galaxy A30s
Possui alguma resistência? Moto G8 Power Lite
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy A30s
Melhor tipo de conexão Galaxy A30s
75.76 x 164.94 x 9.2 mm
6.5 polegadas - 1600x720 px
74.7 x 158.5 x 7.7 mm
6.4 polegadas - 1560x720 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Aqui temos dois passos para trás. Tanto o Moto G8 Power quanto o A30 têm tela com definição FullHD+, e nestes dois celulares do comparativo passamos para HD+. O motivo é a economia de bateria, já que são dois displays grandes, de 6.5 e 6.4 polegadas para o Motorola e o Samsung, respectivamente.

Na tecnologia, temos uma IPS no G8 Power Lite e uma Super AMOLED no A30, dando uma vantagem de melhores cores para o Samsung. No brilho os dois mandam bem e podem ser usados em áreas externas sem problemas.

O G8 Power Lite é mais comprido, e traz aspecto de 20:9 ante o 19.5:9 do A30. Este último, porém, tem um melhor aproveitamento tela corpo por ter bordas menores. Não há proteção no vidro de nenhum deles.

Este ponto fica com o Galaxy A30s por ter caprichado mais na tela.

Melhor tecnologia de tela Galaxy A30
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Galaxy A30
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy A30

Som


Neste quesito a Motorola recupera alguma vantagem. Isso porque, apesar de o G8 Power Lite não ser estéreo como seu irmão maior, tem um som que mesmo no máximo não distorce tanto, e acaba tendo mais equilíbrio geral, mantendo um volume alto.

O A30s também é mono, e o áudio distorce bastante em volumes mais altos. Nos fones, temos nesse Samsung os mesmos de toda a linha Galaxy A, sendo inclusive os mesmos da linha M. São simples e de qualidade apenas razoável. os da Motorola também são os mesmos da linha G, mas são mais confortáveis e com qualidade um pouquinho superior.

Para o som, o ponto é do Moto G8 Power Lite.

Som é estéreo? Nenhum
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Nenhum
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Dois Android 9 Pie fresquinhos, só que não, saídos da caixa. A diferença é que o Galaxy A30s já tem update para o Android 10 disponível e o Moto G8 Power Lite, que é bem mais novo, não tem previsão. Sendo eles mais simples, não dá para prever se terão mais um update além do 10, mas o A30s tem mais chances disso.

O Android 10 chegou ao A30s com a interface OneUI 2 da sul coreana, com direito a temas e modo escuro, além de usabilidade melhor para uso com uma mão em telas maiores. É uma interface com muitos recursos.

Já o G8 Power Lite tem interface mais simples, com menos recursos e de mais fácil manuseio. nem mesmo o destaque do Moto App que costuma ter nos outros aparelhos da marca há muito tempo aparece aqui, e apenas os gestos de câmera e lanterna estão presentes.

Nas conexões, o G8 Power Lite também leva a pior, porque traz versões de Bluetooth e WiFi defasadas em relação ao A30s, que é dual band e tem o Bluetooth mais novo. Nenhum deles traz NFC e TV Digital só no A30s, mas os dois trazem rádio FM.

Outro ponto para o Samsung Galaxy A30s.

Quantas soluções de biometria oferece? Nenhum
Sistema bem atualizado? Galaxy A30s
Sistema será atualizado futuramente? Galaxy A30s
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Galaxy A30s
Faltam conexões? Sobram? Galaxy A30s

Desempenho

No desempenho, temos aqui dois aparelhos mais simples, próximos a um de entrada. Dito isto, temos chipset Helio P35 da MediaTek com 4 GB de RAM no Moto G8 Power Lite e um Exynos 7904 com a mesma RAM no A30s. O armazenamento dos dois é de 64 GB.

Nos benchmarks já temos uma ideia do resultado geral, com o A30s performando quase 10% mais nos números. Nos testes padronizados de abertura de aplicativos do TudoCelular o A30s segue quase o mesmo padrão, sendo 12% mais rápido que o rival da Motorola.

Para jogos, os dois rodam bem títulos mais simples, mas os mais exigentes como um PUBG terão diferenças. No A30s você até consegue rodar o jogo em gráficos mínimos, mas no G8 Power Lite terá vários engasgos.

O ponto do desempenho é do do A30s.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy A30s
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Galaxy A30s
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy A30s
Qual o processador mais atualizado? Galaxy A30s
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Galaxy A30s
Qual tem mais armazenamento? Nenhum

Bateria

E é na bateria que o Moto G8 Power Lite mostra a que veio, tanto pelo nome como pela capacidade de 5.000 mAh, contra 4.000 mAh do A30s. São duas baterias de tamanho considerável, e os números também são bons.

As pouco mais de 19 horas obtidas pelo celular da Samsung em nossos testes foram superadas pelas 22 horas aproximadas conseguidas pelo G8 Power Lite. Foram duas horas de tela a mais para o Motorola também, justificando seu tamanho maior.

Na recarga o G8 do teste perde força ao trazer na caixa um carregador de 10W contra um de 15W do A30s. Sendo assim, o mais parrudo passa quase 3 horas na tomada, enquanto que o Samsung leva alguns minutos além de duas horas para chegar aos 100%.

Três horas é um número puxado, e isso faz com que eles empatem aqui.

Qual tem mais bateria? Moto G8 Power Lite
Qual recarrega mais rápido? Galaxy A30s
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G8 Power Lite
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Mesmo sendo simples, as duas fabricantes não deixaram de colocar um conjunto triplo em cada um desses smartphones. Você poderia pensar que são iguais, mas uma das câmeras é inesperada:

  • Moto G8 Power Lite: uma wide principal de 16 megapixels e abertura f/2.0 com PDAF; uma macro de 2 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.
  • Galaxy A30s: uma wide principal de 25 megapixels e abertura f/1.7 com PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels e um sensor de profundidade de 5 megapixels.

É fato que muitos smartphones estão vindo com câmera macro, mas geralmente não tomam o lugar da grande angular para existirem, como vimos no caso do G8 Power Lite. Se é uma câmera mais útil, você quem vai decidir.

E, mais uma vez, os resultados pendem para o A30s da sul-coreana. As cores serão um pouco mais equilibradas no celular da Motorola, mas em todo o restante ele terá imagens piores, com uma câmera que pode ser comparada a um aparelho de entrada.

Faltam informações nas fotos, que apesar de boas, não terão muitos detalhes. Falta um modo escuro em situações de pouca luz temos dificuldade em ter boas capturas. A macro é bacana para algumas imagens mais criativas, mas você precisará encontrar a quantidade certa de luz para conseguir algo. O modo retrato faz recortes até melhores do que no G8 Play.

O A30s não foi uma grande evolução em relação ao A30, mas tem a possibilidade de fazer capturas ótimas. É melhor desligar a IA do celular, mas até mesmo à noite você acaba tendo resultados interessantes, a não ser que use a grande angular, que se sai melhor com mais luz envolvida. O recorte do modo retrato é decente.

Esse ponto fica com o Galaxy A30s.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy A30s
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Moto G8 Power Lite
Melhores fotos noturnas Galaxy A30s
Melhores fotos externas Galaxy A30s
Melhores fotos internas Galaxy A30s

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Power Lite

Sem qualquer estabilização e gravando em FullHD, esses dois smartphones trazem qualidade decente de vídeos. O foco tem velocidade boa nos dois, mas o G8 Power Lite acaba pecando por trazer mais tremidos e capturar o áudio apenas em mono, contra um estéreo do A30s.

Sim, outro ponto para o A30s.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Nenhum
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Galaxy A30s

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A30s

Para a câmera frontal, encontramos um sensor de 8 megapixels no G8 Power Lite e um de 16 megapixels no A30s, ambos com abertura f/2.0. E o resultado é similar ao que temos nas câmeras principais, com uma vantagem para o Samsung.

Sua câmera faz fotos boas e leva a selfies com qualidade mesmo em locais mais escuros. O Motorola é decente em situações de boa luz, mas quando não temos este cenário a nitidez sai prejudicada. O modo retrato falha mais nas selfies e às vezes pode até borrar uma parte do seu rosto. Os dois gravam em FullHD.

As selfies levam a mais um ponto para o Galaxy A30s.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy A30s
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Galaxy A30s

Preço

Faz tempo que não temos preços bons e ao menos perto de justos no mercado mobile. Isso faz com que o preço de chegada dos dois seja bem salgado, com R$ 1.400 para o Moto G8 Power Lite e R$ 1.600 para o Galaxy A30s.

Porém, por ter sido lançado algum tempo antes do Motorola, o aparelho da Samsung já teve uma queda mais expressiva de preço e, embora ainda não esteja barato como seu rival, já está 15% mais baixo que em sua chegada, podendo ser encontrado por algo em torno de R$ 1.350.

O G8 Power Lite é um lançamento recente, e por enquanto teve baixas esporádicas de 10%, com um normal mais caro que isso. Deve cair um pouco mais nos próximos meses, e quando ficar abaixo de mil reais poderá ser um negócio melhor.

A diferença de preço na média deixa o Galaxy A30s com este último e derradeiro ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G8 Power Lite
Qual tem melhor custo benefício? Galaxy A30s

Conclusão

Como resultado, temos uma partida muito ruim para o Moto G8 Power Lite. É possível até questionar a sua existência nessa faixa de preço, com sistema e conexões um tanto quanto defasadas para 2020. Se custasse menos de 800 reais poderia competir com aparelhos mais equilibrados.

O Galaxy A30s já está custando o suficiente para ser um custo benefício interessante até mesmo junto a outros rivais mais próximos a ele. Quando o comparamos com este Motorola, fica fácil para ele pontuar mais.

Se o seu orçamento não pode passar dos R$ 1.400, o A30s é uma escolha interessante, mas mesmo se só puder ter um aparelho mais simples, o LG K50s acaba sendo uma melhor pedida já bem abaixo dos mil reais.

É difícil recomendar o Moto G8 Power Lite para qualquer um nesse preço atual, e talvez até quando ficar mais barato. Se quer um Motorola, o Moto G8 Play ou o Moto G8 Power são escolhas mais sensatas.

RESULTADO

Motorola Moto G8 Power Lite: 2 PONTOS

  • Melhor áudio
  • Melhor duração de bateria

Samsung Galaxy A30s: 9 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Mais atualizações e recursos
  • Melhor desempenho
  • Recarga mais rápida da bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • Melhor custo benefício

Dessa vez aposto que será difícil discordar do nosso placar, mas ainda queremos saber o que você pensa aí embaixo nos comentários.

  • O Motorola Moto G8 Power Lite ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Samsung Galaxy A30s ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

23

Comentários

Moto G8 Power Lite vs Galaxy A30s: uma comparação com pouco sentido | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista