LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Motorola Edge ultrapassa 400 Mbps em teste com 5G DSS da Claro | TudoCelular Entrevista

25 de julho de 2020 36

Quão rápido pode ser o 5G no Brasil? Quando a Motorola anunciou a chegada da linha Edge como os dois primeiros modelos com a tecnologia embarcada no Brasil, essa pergunta foi feita repetidas vezes. Logo no lançamento, a Claro revelou que disponibilizaria no país o 5G DSS, e realizou um evento em que foi possível entender suas principais aplicações.

Porém, era necessária uma experiência real para entender, de fato, o quão rápida pode ser a conexão com um aparelho compatível. Para isso, o TudoCelular foi convidado pela operadora Claro para testar o Motorola Edge na rede 5G DSS presente na sede da empresa, localizada na zona sul de São Paulo. Por conta da pandemia, todos os cuidados de saúde e segurança foram tomados para a realização dos testes.

Motorola Edge com sinal 5G nos testes realizados na Claro (Imagem: Dante Baptista/TudoCelular.com)

O 5G da Claro já está disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro, em trechos predefinidos pela operadora. Na capital paulista, a rede funciona nos quadriláteros formados pela Av. Brigadeiro Luiz Antonio, Av. Brasil, R. Colômbia e R. Groenlândia, e no formado pela Avenida. 9 de Julho, Alameda Itu, Rua Augusta e Rua José Maria Lisboa. Já no Rio, Leblon, Ipanema e Lagoa serão as primeiras regiões contempladas.

Em ambas as cidades, a ideia é que nas próximas semanas novas regiões recebam a cobertura. A Claro adotou como critérios para a escolha dos bairros fatores como demanda atual de tráfego e crescimento ao longo do último ano, infraestrutura de rádios já modernizada para oferta do 4.5G, além da penetração de smartphones de última geração e densidade populacional.

Operadoras como Vivo e TIM também anunciaram o 5G DSS, com a primeira oferecendo cobertura em bairros de oito capitais brasileiras e a segunda abrangendo três cidades.

O 5G DSS

A tecnologia DSS é uma sigla em inglês para compartilhamento dinâmico de espectro, e permite a distribuição de recursos dinamicamente entre os smartphones atuais, com cobertura 4G, e os novos, já compatíveis com o 5G.

Para isso, a Claro conta com parceria com a Ericsson, que fornece o equipamento necessário para a cobertura e já havia feito testes anteriores com a Claro em um show no Allianz Parque, que teve cobertura do TudoCelular. Parcerias anteriores foram feitas com a Huawei.

Em relação a espectro, os investimentos atuais feitos para implantar o 5G DSS devem acelerar a chegada definitiva do 5G, quando a faixa de 3,5GHz e faixas de onda milimétricas estiverem disponíveis – essas dependem, no caso, do leilão da Anatel, ainda sem data definida, que permitirá sua expansão.

Por ora, a cobertura do 5G DSS crescerá gradativamente nos próximos anos dentro do projeto de modernização e expansão de capacidade de rede móvel da operadora.

Algumas aplicações que a gente gosta de exemplificar, e quem estiver com o aparelho 5G efetivamente vai ter uma vantagem, basicamente são jogos em nuvem e também streaming de vídeo, que você vai perceber uma performance mais interessantes.

Celso Birraque, diretor responsável pela área de redes móveis da Claro.

Os testes

O Motorola Edge foi utilizado na sede da Claro para os testes. Por lá, as impressões são animadoras em termos de velocidade, e cumprem a promessa de conexões até 12 vezes mais velozes que o 4G tradicional. No comparativo, elas ultrapassam

Utilizando o aplicativo SpeedTest, o Edge ultrapassou a marca de 400Mbps de velocidade de download, chegando a 435 Mbps em download e 99,2 Mbps em upload. Fora da rede com cobertura da Claro, na casa deste redator, os valores são bem menores: 7,75 Mbps em download e 5,60 Mbps de upload. Na prática, isso quer dizer que o download de um game como Call of Duty, que tem tamanho de 2,1 GB na Play Store, demorou cerca de um minuto para ser baixado.

Diferença de velocidade de download e upload no 4.5G e 5G DSS (Imagem: Dante Baptista/TudoCelular.com)

Porém, os números podem ser ainda mais impressionantes. Uma das salas da sede da operadora conta com um modelo do que será o 5G na frequência de 3,5 GHz, que será leiloada no próximo ano – a operadora acredita em um leilão no primeiro trimestre do próximo ano – a velocidade de download chega a impressionantes 1,1 Gbps de download.

O teste, nesse caso, é feito com um aparelho – o próprio Motorola Edge, em uma versão que não está à venda e é utilizada apenas para esse fim.

Entrevista

Para entender mais sobre a velocidade e as aplicações do 5G no Brasil, o TudoCelular conversou com Celso Birraque, diretor responsável pela área de redes móveis da Claro. O executivo explicou o funcionamento do 5G DSS, a vantagem perceptível em velocidade no Motorola Edge, o plano de expansão por mais cidades e respondeu se a tecnologia lançada é um paliativo ou definitiva.

Vantagens do 5G DSS

A implantação que a gente fez foi fazer o compartilhamento dinâmico do espectro do 4G com o 5G. Isso quer dizer que nas agregações que um aparelho com o 4.5G faz, você vai ter uma das frequências – no caso, aqui em São Paulo, estamos usando o 2.6 GHz, usando a tecnologia 5G. Então a primeira informação que se tem é proporcional a essa aplicação, mas é bastante significativo e importante: o 5G tem uma eficiência espectral muito interessante e relevante, que garante que você consiga transmitir mais dados com uma taxa menor de erros. Você consegue ter uma eficiência de transmissão maior, consegue transmitir mais rápido e retransmitir menos e, com isso, você favorece toda a rede [...]. Esse ganho de transmissão traz consigo uma melhoria na latência, porque você vai ter a transmissão chegando mais rapidamente”.

Celso Birraque, diretor responsável pela área de redes móveis da Claro.

O Motorola Edge

Esse terminal [Motorola Edge] tem alguns dispositivos bastante interessantes. O próprio processador é um processador de última geração que tem alguns ganhos em si, e esse ganho vai ser verificado tanto para o 4.5G quanto para o 5G. Mas, na prática, o ganho mais perceptível que eu mencionei vai acontecer quando o usuário estiver no 5G.

Celso Birraque, diretor responsável pela área de redes móveis da Claro.

Call of Duty Mobile demorou cerca de 1 minuto para ser baixado no 5G DSS (Imagem: Dante Baptista/TudoCelular.com)

Mais cidades e aparelhos 5G

Hoje a gente já tem definida essa expansão para São Paulo e Rio, isso está disponível no nosso site, ela vai acontecer de agora até setembro para as regiões que nós colocamos no site. Nós estamos avaliando várias outras oportunidades, para crescer em outras cidades, e isso vai ser comunicado a termo. Nós não vamos parar por aí, e o plano de expansão vai ser comunicado um pouco mais para frente. E em relação a terminais [smartphones], nós estamos conversando com todos os fabricantes e parceiros, e existe, sim, um roadmap de outros aparelhos fornecendo essa tecnologia.

Celso Birraque, diretor responsável pela área de redes móveis da Claro.

5G DSS é definitivo ou experimentação?

A Claro entende o DSS como um primeiro passo importante para a tecnologia, tanto para a operadora poder se preparar para a implantação futura do 5G na frequência do 3,5GHz com uma banda maior dedicada em TDD – agora nós estamos falando em divisão de frequências – e o 3.5GHz, que vai ser leiloado lá na frente, vai ser divisão no tempo, e isso é uma questão técnica que vale mencionar – o que a gente está fazendo agora, do ponto de vista de operadora, com essa implantação, a gente já começa a ter contato com essa tecnologia e com todo o potencial que ela traz, e a ideia é que ela não seja temporária: após o leilão, nós vamos crescer a tecnologia 5G em 3,5GHz e ela vai ser complementada pela tecnologia atual DSS.

Celso Birraque, diretor responsável pela área de redes móveis da Claro.

Veja mais

Relembre a entrevista concedida pelo diretor de marketing da Claro, Marcio Carvalho, antes do anúncio do 5G DSS.


36

Comentários

Motorola Edge ultrapassa 400 Mbps em teste com 5G DSS da Claro | TudoCelular Entrevista
Tech

Coronavírus: Brasil chega a 123.780 mortes em 3.997.865 casos confirmados | Relatório diário

LG

Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

Android

Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Agosto 2020

Android

Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review