LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy M31 vs Moto G8 Power: buscando o melhor intermediário de 2020 | Comparativo

15 de agosto de 2020 28

Este está sendo o ano em que as fabricantes que vendem por aqui avançaram na base das baterias, seja em intermediários ou topos de linha. Para nossa alegria, bateria de 5000, 6000 mAh já são mais comuns, e temos carga para o dia todo.

Nesse meio, dois lançamentos se destacaram: o Moto G8 Power da tradicional linha da Motorola e o Galaxy M31, lançado tem pouco tempo, da linha que só vende online e costuma fazer sucesso.

Baterias monstruosas, quem se sai melhor? E os outros aspectos de cada um deles? É isso que você vai conferir agora, neste comparativo do TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy M31

Aqui, cada celular segue os passos de suas respectivas fabricantes, sem muitas novidades. A Motorola acompanha seu atual padrão que apresenta as câmeras em uma exclamação invertida, enquanto que o M31 traz a tendência de 2020 da marca de ter um módulo retangular para acomodar as câmeras.

No material, são feitos de plástico tanto na moldura como na traseira, que é brilhante em ambos. As cores do M31 são sólidas, enquanto o Moto G8 Power aposta em um efeito metalizado texturizado. No corpo, apenas o Motorola traz a resistência a respingos d'água e vem com case flexível na caixa.

Motorola Moto G8 Power

A biometria é um leitor de digital na traseira dos dois, e são precisos, rápidos e um pouco fora de mão no M31. Ele também é um pouquinho mais alto, mas todas as outras medidas são maiores no Moto G8 Power, incluindo peso e espessura, mesmo tendo menos bateria.

Na frente, o notch é mais antigo no Samsung, sendo um U centralizado, enquanto que seu rival já adotou o pequeno furo no canto esquerdo. Por fim, eles são dual SIM e apenas o M31 possui slots separados para o segundo chip e o microSD.

Pela resistência do Moto G8 e o tamanho do M31, abrimos com um empate.

Melhor construção Moto G8 Power
Slot é híbrido ou não? Galaxy M31
Possui alguma resistência? Moto G8 Power
Melhor solução do notch Moto G8 Power
Melhor solução da biometria Nenhum
Qual é mais leve e mais fino? Galaxy M31
75.1 x 159.2 x 8.9 mm
6.4 polegadas - 2340x1080 px
75.8 x 158 x 9.6 mm
6.4 polegadas - 2300x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


É sempre um problema quando um dos competidores tem tela Super AMOLED e o outro não (exceto quando temos a Apple, que costuma caprichar mesmo não sendo), e fica mais complicado sendo a Motorola o concorrente, com casos de bordas escurecidas.

Aqui os displays são do mesmo tamanho, 6.4 polegadas, assim como a definição FullHD+, mas o IPS do Moto G8 Power tem melhor aproveitamento tela corpo, mesmo com bordas maiores. O M31 é protegido por Gorilla Glass 3, a Motorola não deu informações sobre isso.

No que oferece, é difícil a competição, uma vez que a tela do Moto G8 Power tem brilho mediano que pode ser ruim sob o sol e mesmo com boa reprodução de cores, o contraste não é muito alto. Já o M31 tem brilho bem alto, cores vibrantes, preto profundo e bom ângulo de visão.

É um brilhante ponto para o Galaxy M31.

Melhor tecnologia de tela Galaxy M31
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Moto G8 Power
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Galaxy M31

Som


A situação se inverte aqui, onde apenas o Moto G8 Power é estéreo, e se sai bem com som potente, bem balanceado, com pouca distorção e tecnologia Dolby Atmos e aptX. O M31 é mono e embora também tenha o suporte ao Dolby, tem potência mediana e peca nos graves e médios.

Os fones são intra auriculares e mais caprichados no Motorola, além de confortáveis. O som é decente e mesmo não sendo um destaque, são melhores dos que os fones simples que vêm junto com o M31, que são do tipo mais comum possível, com som apenas razoável.

Um ponto reverberante para o Moto G8 Power.

Som é estéreo? Moto G8 Power
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Moto G8 Power
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Chegando ao sistema, em que pé estamos. Ainda bem, estes dois aparelhos saem da caixa com o Android 10, e embora os dois devam ter ao menos uma atualização, a Samsung tem sido um pouco mais rápida e confiável em seus updates.

Nas funções, a Motorola concentra seus diferenciais no app Moto, onde você encontra navegação por gestos e atalhos com movimentos do aparelho, entre outros. No restante, é uma interface mais simples, boa para quem entende menos e tem medo de acabar se perdendo em features.

O M31 vem com a interface One UI Core 2.0, que é a OneUI de sempre, mas com menos recursos, uma vez que a linha M é mais simples. Você perde a pasta segura e também o Samsung Pay. Ainda assim, diversos outros recursos e configurações estão presentes, além de muito bloatware.

Nas conexões, nenhum deles tem NFC ou TV Digital, mas o M31 tem uma vantagem por oferecer o WiFi de duas bandas que o Motorola não tem. Fora isso, eles contam com Bluetooth 5.0 e GPS.

Ficamos com um ponto para o Galaxy M31.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Galaxy M31
Faltam conexões? Sobram? Galaxy M31

Desempenho

Mesmo sendo simples, o sistema da Motorola tem estado pesado, e somando a isso o fato de termos um processador mais antigo em relação ao competidor, sabemos o que esperar. Ele traz um Qualcomm Snapdragon 665 com 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento, enquanto o M31 tem um Exynos com 6 GB de RAM e 128 GB de espaço.

Nos benchmarks os resultados são 18% melhores para o Samsung, enquanto que em nossos testes padronizados de abertura de apps a diferença é bem maior, e se o M31 leva 80 segundos no teste todo, os 157 segundos do Moto G8 Power são quase o dobro do tempo.

Já em jogos eles ficam parecidos, e embora aguentem alguns títulos mais pesados, não vão permitir qualidades gráficas superiores, e podem tropeçar em jogos como o Asphalt 9, por exemplo, suportando melhor jogos mais casuais.

Esse é um outro ponto que fica com o Galaxy M31.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Galaxy M31
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Nenhum
Quem tem melhores números de benchmark? Galaxy M31
Qual o processador mais atualizado? Galaxy M31
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Galaxy M31
Qual tem mais armazenamento? Galaxy M31

Bateria

A linha Power da Motorola fez muito sucesso no ano passado com o Moto G7 Power, que bateu recordes em nossos testes. O mesmo não se repetiu com o G8 Power, mesmo com os mesmos 5.000 mAh de bateria. O Galaxy M31 entrou na sala com 6.000 mAh.

E o Samsung realmente durou meia hora a mais em nossos testes, chegando a mais de 26 horas e meia de autonomia. Porém, esse é o mesmo resultado do Galaxy M30 do ano passado, que tem o mesmo número que o G8 Power.

Então os dois são bons, e com uso médio podem chegar a dois dias longe da tomada, mas não quebram nenhum recorde, só os negativos. Na recarga, mesmo com menos bateria e um carregador de 18W na caixa, o Moto G8 Power consegue passar as mesmas duas horas e meia que o M31 passa, tendo mais bateria e carregador de apenas 15W.

O ponto é do Galaxy M31.

Qual tem mais bateria? Galaxy M31
Qual recarrega mais rápido? Galaxy M31
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Galaxy M31
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Seguindo a tendência das câmeras quádruplas, temos dois celulares com esse conjunto. O interessante é que eles diferem um pouco nas escolhas, veja:

  • Galaxy M31: wide principal de 64 megapixels e abertura f/1.8 com PDAF; ultrawide de 8 megapixels; macro de 5 megapixels e sensor de profundidade de 5 megapixels.
  • Moto G8 Power: wide principal de 16 megapixels e abertura f/1.7 com PDAF; ultrawide de 8 megapixels; telefoto de 8 megapixels e macro de 2 megapixels.

Um investe em sensor de profundidade, outro em telefoto, e o da Motorola é mesmo mas versátil nesse ponto. Essa telefoto é interessante, mas no geral o melhor é usar seu zoom até as 2x prometidas pelo óptico, apresentando ruídos depois disso.

A macro é fraca no Moto G8 Power, mas em boa luz faz capturas legais. Ela tem foco fixo como a do M31, que também conseguiu fotos interessantes, com melhor qualidade. A ultrawide dos dois é parecida, e se no M31 é mais uniforme, no G8 Power tem o problema de distorcer um pouco nas bordas mas a vantagem de ser menos pior em situações de menos luz.

A câmera principal poderia ser muito superior no Samsung, mas o Exynos que vem nele tropeça no pós processamento e ele só faz imagens mais acertadas nos mesmos 16 megapixels do Motorola. Por isso, em boa iluminação eles vão performar de forma muito parecida em qualidade e cores.

O M31 tem como vantagem a presença de um modo noturno, que embora não traga uma incrível melhora, ainda é superior ao G8 Power, que não tem nenhuma melhoria para situações de menos luz, coisa que ficou com o Moto G8 Plus.

Então, mesmo com a telefoto, o ponto é do M31, que performa melhor em baixa luz.

Melhor conjunto de câmera traseira Galaxy M31
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Nenhum
Melhores fotos noturnas Galaxy M31
Melhores fotos externas Nenhum
Melhores fotos internas Galaxy M31

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy M31

Duas câmeras que filmam em 4K a 30 fps, mas que só contam com a estabilização eletrônica quando filmando em FullHD, onde até os 60 fps aparecem no Moto G8 Power. Como contra o M31 também tem foco muito lerdo, e os dois apresentam boa captura de áudio.

É um ponto que fica com a versatilidade do Moto G8 Power.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G8 Power

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Power

Finalizando com a câmera frontal, o M31 tem sensor de 32 megapixels contra 16 megapixels do Moto G8 Power. Contam com HDR, mas apenas o M31 grava em 4K aqui. E o resultado geral é melhor para o Samsung, que tem menos suavização no rosto que o rival, além de se sair melhor em fotos à noite.

Ponto da selfie para o Galaxy M31.

Melhor conjunto de câmera frontal Galaxy M31
Câmera frontal grava em 4k? Galaxy M31
Melhor selfie Galaxy M31

Preço

Há uma diferença considerável de preço aqui, algo que pode determinar sua escolha de compra. Lançado no começo do ano, o Moto G8 Power chegou por 1.600 reais, mas a bagunça atual do mercado fez com que ele caísse pouco de preço, estando em uma média de 1.500 reais.

O Galaxy M31 é mais recente por aqui, e se chegou por 2 mil reais, também teve pouco do preço retirado e ainda está sendo encontrado por 1.800 reais em média. Se o otimismo do mercado melhorar nos próximos meses, os preços caem, e talvez a Black Friday traga alguma promoçao melhor.

Com essa diferença atual de 400 reais, o Moto G8 Power traz o melhor custo benefício, uma vez que é um bom smartphone e está neste momento por um valor menor.

O ponto final do combate é do Moto G8 Power.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G8 Power
Qual tem melhor custo benefício? Moto G8 Power
8.5 Hardware
4.1 Custo Benefício

Samsung Galaxy M31

Comparar Aviso de preço
8.2 Hardware
4 Custo Benefício

Motorola Moto G8 Power

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Galaxy M31 foi muito esperado por quem já gostava do M30, e melhorou em muitas coisas. O Moto G8 Power subiu de patamar na linha da Motorola, e mesmo tendo boa qualidade ficou um pouco perdido na nova categoria que alcançou.

O porém é que o M31 só é vendido pela internet, mas nas atuais conjunturas isso não é um impedimento enorme. Pior é ver que mesmo após o lançamento os preços estão caindo tão pouco, e isso é preocupante.
Mas, nesse limite até dois mil reais, o celular da Samsung está se mostrando um dos melhores candidatos a rei dos intermediários no país este ano. Recomendamos o Moto G8 Power apenas para quem ainda quer uma bateria excepcional, mas quer áudio estéreo em um intermediário e boa qualidade no corpo.

RESULTADO

Samsung Galaxy M31: 7 PONTOS

  • Boa construção
  • Melhor tela
  • Melhores conexões
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em selfies

Motorola Moto G8 Power: 4 PONTOS

  • Boa construção
  • Melhor áudio
  • Melhor em vídeos
  • Melhor custo benefício

Agora a pergunta: para você, quem é o destaque entre os intermediários este ano? É um dos nosso competidores de hoje? Deixe seu comentário, queremos saber a sua opinião!

(atualizado em 25 de setembro de 2020, às 13:28)

28

Comentários

Galaxy M31 vs Moto G8 Power: buscando o melhor intermediário de 2020 | Comparativo
  • Um comparativo que eu esperava ansiosamente

      • M31 da show apesar de não ser fã da marca, meu moto g8 Power n abre nem a câmera kkk, já vi altas reclamações no reclame aqui e no próprio aplicativo da moto câmera 1, na play store, 1500 reais jogado no lixo muita falta de vergonha da empresa, descaso total como um celular não funciona a câmera por problemas de software desde 2013 " não foi possível iniciar a caneta reinicie o celular" q ódio decepção

          • Parabéns pelo comparativo mal feito. 500 reais de diferença entre os aparelhos? Óbvio que o Samsung deveria levar a melhor. Pega agora um a30s que está na mesma faixa que o G8 Power e veja a Samsung levar uma surra.

              • Não vale a pena pagar pela diferença de preço, comprei g8 Power na promoção. A diferença chegou a 435 reais. Se fosse o mesmo valor, então seria Samsung

                  • Por essas questões do comparativo, não vale pagar os 300 reais a mais do M31... sendo assim vou de G8 Power!

                      • Pra mim o m31 teve mais retrocessos em relação ao m30.
                        -Bateria: 1000mah a mais no m31 não fizeram diferença. Inútil esses 1000mah a mais, só serviu pra propaganda e pesar ainda mais o aparelho.
                        - Desempenho: Não foi grande coisa. Por ter 2gb de RAM a mais que o m30 e um processador mais potente, 5 segundos a menos no teste é algo praticamente nulo.
                        - Áudio: Pelo que vi é inferior ao m30.
                        -Tela: Aqui sim um avanço, já que o m31 tem brilho mais forte.
                        - Câmeras: Algo que não me interessa!

                        Conclusão: Ficar com o m30 mais um ano e esperar o m32 que talvez venha com um processador que gerencie melhor a bateria junto com desempenho.
                        Quem sabe a Samsung desista desses exynos beberrões!

                          • O melhor intermediário de 2020 chama-se A71

                              • Tenha todos os canais de IPTV, TV por assinatura via internet na sua casa, teste grátis de 2h só chamar (27)99285-7578

                                  • Por esse preço 1800 , um redmi noite 8 pro com toda certeza .

                                      • E já tem o M31s. Creio que não chegará aqui. Daí o normal deverá cair de preço, ficando menos caro. Se bem que a Xamixug lança diversos modelos derivados de um único só

                                          • Não faz sentido, para mim, indicar um aparelho que na avaliação geral é inferior, além da configuração ser menor.

                                            Mas enfim.

                                            • Só aqui mesmo que os processadores da Samsung é melhor que os snap...

                                                • "Que os snap" ? Então compra um smartphone com snap 435... e ele só por ter um snap é melhor que qualquer um com Exynos até que o note20 ultra... na sua "lógica"

                                                  • Na comparação, o Samsung M31 tem uma superioridade em relação ao Moto G8 Power.

                                                    Podemos observar a notória evolução dos 2 modelos, em relação aos seus antecessores. Tanto o Samsung M31, que evoluiu do M30, quanto o Moto G8 Power, que evoluiu do Moto G7 Power.

                                                    As empresas estão antenadas nas solicitações e pedidos de seus clientes. Isso é muito bom para o mercado.

                                                    Como as baterias "grandes" já estão presentes em outros modelos de aparelhos celulares, os compradores que procuram muita autonomia e não querem ficar sem bateria em um dia de uso ou terem que se preocupar em recarregar a bateria do aparelho durante o dia, já podem contar com algumas interessantes opções no mercado, além desses 2 modelos do comparativo do Tudo Celular, é claro. Seria muito bom fazerem um super comparativo colocando os aparelhos disponíveis no Brasil e que possuem bateria robusta. Listar as configurações, qualidades, vantagens e desvantagens de cada modelo, principalmente, para ajudar a quem pretende trocar de celular, ainda em 2020 e tem a bateria e a autonomia como prioridade.

                                                      • Gostei dessa dica. Vou pedir para o pessoal do grupo de promoções oferffy.net escrever uma matéria com esta pauta!

                                                        • Concordo

                                                            • Esperava-se mais dessas evoluções!
                                                              Avanços em algumas coisas, mas retrocesso em outras.

                                                                • Sim, sempre esperamos mais. Porém, houve evolução sim, companheiro Aldenir.

                                                                  Por exemplo, vamos comentar sobre a Samsung. Houve uma evolução nas câmeras, tanto nas que ficam na parte traseira do aparelho, quanto a frontal. Além disso, vamos pontuar outras diferenças:

                                                                  Galaxy M30:
                                                                  - Processador: Exynos 7904
                                                                  - GPU: Mali-G71 MP2
                                                                  - 4 Gb de RAM
                                                                  - Memória: 64 Gb
                                                                  - Grava vídeos até em Full HD
                                                                  - Bateria: 5.000 mAh

                                                                  Galaxy M31:
                                                                  - Processador: Exynos 9611 (além da elevação da velocidade de clock)
                                                                  - GPU: Mali-G72 MP3
                                                                  - 6 Gb de RAM
                                                                  - Memória: 128 Gb
                                                                  - Grava vídeos até em 4K
                                                                  - Bateria: 6.000 mAh

                                                                  Ambos aparelhos contam com acesso a conexão de internet 4,5G ou LTE Advanced.

                                                                  Conclusão: é muito notória a evolução que a Samsung fez de um modelo para o outro. Mas concordo que poderia ter evoluído mais e melhor. Todavia o foco desse aparelho é ser intermediário e não top de linha. Mas evolução houve sim.

                                                                • A Samsung precisa mudar os ícones da sua interface, os atuais são horrendos, aqueles que parecia transparente era show.

                                                                    • entre os dois iria de M31, mas quase comprei o G8 Power, estava mais barato antes dessa pandemia, o que não entendo é os dois terem tela de 6.4" mas claramente o M31 tem tela maior se comparado lado a lado...

                                                                      • Comparação injusta. Faixa de preço totalmente diferente.

                                                                        • Vão esperar o preço do M31 cair pra comparar com o Redmi Note 9s?

                                                                          • Pra jogar: Moto G8 Power que tem som estéreo bom, preço mais acessível

                                                                              Tech

                                                                              Coronavírus: Brasil chega a 139.808 mortes em 4.657.702 casos confirmados | Relatório diário

                                                                              Android

                                                                              Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

                                                                              LG

                                                                              Moto G8 Plus vs LG K51S: mais câmeras fazem fotos melhores? | Comparativo

                                                                              Android

                                                                              Novo Tracker 2021: app e WiFi a bordo fazem diferença? | Análise / Review