LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Galaxy A21s vs Moto G8 Plus: Samsung e Motorola pelo melhor intermediário | Comparativo

11 de setembro de 2020 11

O Moto G8 Plus entrega o melhor custo-benefício entre os celulares da Motorola por ter um bom conjunto sem custar caro. Samsung vem tentando fazer o mesmo com o Galaxy A21s, que tem preço similar ao rival da Motorola. Será que a novidade coreana é uma melhor compra ou o G8 Plus vale mais o seu dinheiro? Bora conferir.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy A21s

Motorola Moto G8 Plus

O A21s é um celular maior, porém entrega mais tela em menos espaço devido às bordas um pouco mais finas. Ele traz um pequeno furo no canto esquerdo para abrigar a câmera de selfies, já o seu rival ainda adota o usual entalhe em formato de gota.

Em termos de espessura e peso temos uma diferença mínima entre os dois, mas você provavelmente vai preferir o Motorola por ser um pouco mais ergonômico. Eles são feitos de plástico e apresentam qualidade de construção similar.

75.3 x 163.7 x 8.9 mm
6.5 polegadas - 1600x720 px
75.8 x 158.4 x 9.1 mm
6.3 polegadas - 2280x1080 px
Ir para página de comparação

Em termos de conectividade não há diferença, você tem as mesmas tecnologias presentes em ambos. O leitor biométrico encontra-se na traseira e funciona bem, porém ele é um pouco mais lerdo no Galaxy.

E no design, qual é mais elegante? Bem, o Motorola tem cor com efeito degradê que é mais discreto que o acabamento furta-cor usado pela Samsung. O Galaxy terá maior apelo entre os jovens.

Começamos com um ponto para cada.

Multimídia e software

Tela e som


Quem busca celular Samsung é porque normalmente está interessado em aparelho com tela AMOLED. Infelizmente, este não é o caso do A21s que conta com painel LCD simples que nem ao menos é IPS como o do rival. Além disso, ele tem resolução apenas HD+, menor contraste e ângulo de visão limitado. As cores são mais lavadas e no geral terá qualidade de imagem inferior. Se tela é importante para você, escolha o G8 Plus.

Motorola é uma das poucas empresas que investem em som estéreo em seus celulares intermediários. Com o Moto G8 Plus você tem som mais imersivo com maior potência sonora e áudio mais equilibrado. Até mesmo o fone de ouvido que vem junto é melhor que o acessório basicão da Samsung. Possui um fone de alta qualidade? Então é com o Motorola que terá a melhor experiência sonora.

O Moto G8 Plus leva ponto duplo em multimídia.

Software


O Moto G8 Plus foi lançado há quase um ano com Android Pie e só recentemente que foi atualizado para o Android 10. A Motorola é uma das mais lerdas em updates do sistema e fica muito atrás da Samsung neste aspecto. Até mesmo os pacotes de segurança são mais frequentes do lado da coreana.

Ou seja, com o Galaxy A21s você tem um celular com muito mais recursos e que será atualizado para o Android 11 futuramente, enquanto dificilmente verá a nova versão do robozinho no Moto G8 Plus.

Samsung leva a melhor em software.

Desempenho
Quanto menor o tempo, melhor

O Galaxy vem com Exynos 850, uma plataforma recente da Samsung com processo de fabricação mais avançado, o que ajuda a fazer a bateria render mais. Enquanto a Motorola apostou no Snapdragon 665, um chip intermediário da Qualcomm muito comum no mercado.

Em nosso teste de multitarefas vimos que o Motorola é mais rápido para carregar o conteúdo de apps e jogos, porém depois que tudo está carregado na RAM terá uma melhor experiência multitarefas no A21s. Com isso, podemos dizer que os dois entregam desempenho similar.

Mas qual hardware é mais potente? Mesmo sendo mais antigo, o Snapdragon 665 ainda consegue números melhores em benchmarks. No AnTuTu chegamos a alcançar uma diferença de 25% de vantagem para o Moto G8 Plus.

Os dois rodam bem a maioria dos jogos para Android, incluindo PUBG com média de 30 fps na qualidade HD. Para quem joga por muito tempo sem parar terá melhor estabilidade no Moto G8 Plus.

Motorola leva a melhor em desempenho.

Bateria
Quanto maior o tempo, melhor (exceto recarga)

E o processo da fabricação mais atual do Exynos realmente faz diferença na autonomia? Em nosso teste padronizado de bateria tivemos 3h a mais de duração para o Galaxy. Com o Motorola você terá bateria para o dia todo e um pouco sobrando para a manhã seguinte, mas com o Galaxy terá carga para até metade do dia seguinte.

O Galaxy A21s leva o mesmo tempo para recargar que o G8 Plus, por mais que tenha bateria maior. É preciso esperar pouco mais de 2 horas nos dois.

Damos ponto ao Galaxy por maior autonomia.

Câmeras

Temos quatro câmeras no Galaxy e três no Moto G8 Plus, ambos com sensor principal de 48 MP. Qual registra melhores fotos? De dia temos qualidade similar, com o Motorola apresentando um melhor balanço de cores. À noite é que o G8 Plus leva vantagem com seu modo noturno mais eficiente.

Ambos trazem câmera ultra-wide, porém funcionam de forma diferente. O Galaxy permite usar a lente mais ampla para fotografar, enquanto o rival fica limitado apenas a vídeos. Com o A21s terá boas fotos com essa câmera, tendo pouca perda de qualidade comparada à principal.

Os dois possuem sensor de profundidade, mas este funciona melhor no Motorola. Já o Galaxy tem de extra uma câmera dedicada para macros. A resolução baixa não ajuda muito e temos fotos que não surpreendem, mas ainda servem para redes sociais.

Cada um tem suas vantagens e com isso damos empate no conjunto traseiro.

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy A21s

Se quer o melhor para selfies, vá de Moto G8 Plus. Ele apresenta perda de qualidade considerável em locais mais escuros, mas de dia e em locais que possua alguma fonte de luz por perto terá melhores fotos do que no A21s. Já o Samsung entrega selfies similares a muito celular de entrada, especialmente à noite com grande perda de nitidez.

Moto G8 Plus leva ponto em selfies.

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Plus

Para vídeos temos vitória para o Motorola. Ele grava em 4K e o seu rival apenas em Full HD. Além disso, tem foco mais ágil e melhor estabilização ao usar a ultra-wide. E um diferencial do G8 Plus é poder gravar com o celular na vertical e ter o vídeo registrado normalmente em modo paisagem. Por fim, a captura de áudio no Motorola também é melhor.

Encerramos a parte de câmera com mais um ponto para o G8 Plus.

Preço

O Galaxy A21s é um lançamento mais recente e já aparece em promoções com melhor preço que o G8 Plus. Os dois oferecem a mesma quantidade de armazenamento, então a escolha fica apenas sobre qual você acha melhor. Mas como os celulares da Samsung tendem a desvalorizar mais, é capaz de a diferença de preço entre os dois seja ainda maior quando você decidir comprar.

Com isso, encerramos o comparativo com o último ponto para o A21s.

7.6 Hardware

Motorola Moto G8 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Galaxy A21s pode ter chegado para desafiar o rei do custo-benefício da Motorola, mas o G8 Plus ainda é uma melhor compra. Ele entrega melhor conjunto multimídia com tela superior e som estéreo mais potente, tem melhor desempenho e registra melhores fotos e vídeos. Seu ponto fraco está na parte de software, então não seja tão confiante sobre esperar ver o Android 11 nele.

O rival da Samsung é um bom celular com design mais atual, melhor bateria e câmera ultra-wide que serve para fotos. Quando a diferença de preço entre os dois for acima de R$ 300, ele poderá ser uma melhor compra que o Moto G8 Plus. Enquanto isso, vá de Motorola.

RESULTADO

Motorola Moto G8 Plus: 7 PONTOS

  • Mais compacto
  • Tela superior
  • Som estéreo potente
  • Desempenho superior
  • Melhores câmeras
  • Melhor para selfies
  • Filmadora superior

Samsung Galaxy A21s: 5 PONTOS

  • Design mais atual
  • Software mais completo e atualizável
  • Maior autonomia de bateria
  • Ultra-wide serve para fotos
  • Menor preço
(atualizado em 23 de abril de 2024, às 17:42)

11

Comentários

Galaxy A21s vs Moto G8 Plus: Samsung e Motorola pelo melhor intermediário | Comparativo
  • No meu foi automático
    Amigo

      • A21 s ou A30S?

          • Companheiro "Maurilei_Teodoro", vamos comparar algumas diferenças entre os 2 aparelhos:

            Galaxy A21s:
            - Processador mais recente e melhor: Exynos 850 (8nm)
            - GPU: ARM Mali-G52 MP1
            - Tela: TFT PLS (inferior) - 6.5" polegadas - HD
            - Sistema Operacional: chegou com Android 10, ou seja, maior probabilidade de receber mais atualizações
            - Na traseira: câmera principal com 48 Mp e com abertura focal f/2.0. Além de possuir uma câmera a mais, uma Macro
            - Na frente: câmera de 13 Mp e com abertura focal f/2.2
            - Sensor de impressão digital na parte traseira
            - Bateria: 5.000 mAh
            - Um pouquinho maior e mais espesso. Além de ser mais pesado também

            Galaxy A30s:
            - Processador um pouquinho mais antigo: Exynos 7904 (14nm).
            - GPU: ARM Mali-G71 MP2
            - Tela: Super Amoled (superior) - 6.4" polegadas - HD
            - Sistema Operacional: chegou com Android 9, mas já foi atualizado para o Android 10
            - Na traseira: câmera principal com 25 Mp e com abertura focal f/1.7
            - Na frente: câmera de 16 Mp e com abertura focal f/2.0
            - Sensor de impressão digital na tela
            - Bateria: 4.000 mAh
            - Possui TV Digital
            - Possui velocidade máxima de download, no LTE Advanced, um pouquinho maior
            - Possui proteção: resistente a riscos

            São as diferenças, basicamente... Agora, você é quem deve ponderar o que é mais interessante para você e o que você procura em um aparelho celular, para decidir qual é o melhor.

          • Acho que o mais correto seria o A31 nesse comparativo, mas o A21s foi um bom guerreiro nesse comparativo, eu pensava que ia ser muito pior, principalmente em desempenho.

            • Pra quem tem o MOTO G8 PLUS e ainda tá no Android 9. Da uma olhada nas configurações e vai em sobre o telefone e avançados, e força a procura de uma atualização. Fiz isso no meu MOTO G8 Plus ontem a Noite e estava lá disponível a Atualização pro Android 10.

                • Tão bonito ver Samsung perdendo em tela

                    Android

                    Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

                    Android

                    Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

                    Windows

                    Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

                    Economia e mercado

                    Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista