LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Note 20 Ultra vs Edge Plus: algum deles vale oito mil reais? | Comparativo

28 de setembro de 2020 36

Estão chegando aparelhos cada vez mais parrudos nos topos de linha das fabricantes. Esse ano, até a Motorola resolveu entrar na dança novamente e trouxe o Edge+, com um visual diferente e processamento pesado.

A Samsung por sua vez lançou há pouco o Note 20 Ultra, seu mais poderoso aparelho de 2020, tropeçando um pouco no Brasil por trazer chipset Exynos. E ambos, claro, chegaram a preços extremos.

Se você tem realmente tudo isso de dinheiro para gastar ou se quer apenas se entreter um pouco vendo onde cada um deles se sai melhor, acompanhe nosso comparativo, aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Samsung Galaxy Note 20 Ultra

Os dois celulares da nossa batalha de hoje têm formatos diferentes, mas apostam na tela em cascata para dar mais fluidez ao visual. O do Edge+ é bem maior, e embora seja mais arredondado como um todo, é espesso e reto o suficiente para conseguir ser posto de pé.

As partes superior e inferior do Note 20 Ultra também são retas, mas por ser mais fino ele não fica em pé. Como um todo, os dois passam uma boa sensação de solidez, mas o Note 20 Ultra é mais elegante, enquanto o Edge+ é mais chamativo.

Na traseira, o Note 20 tem um enorme módulo retangular de câmeras e possui acabamento fosco ou brilhante espelhado. O Edge+ tem um efeito visual holográfico de profundidade e também é bem brilhante.

Motorola Edge+

A moldura do Motorola é em alumínio, e com uma camada de tinta que deixa parecendo plástico. Seu rival é feito em aço inoxidável e também traz a proteção IP68, enquanto que o Edge+ é apenas contra respingos d’água.

Os dois trazem notch em formato de furo, mas fica no meio no Samsung e no canto esquerdo do Edge+. Eles também compartilham sensor biométrico abaixo da tela, mas no Motorola ele é mais rápido que no Note 20 Ultra.

Este último também é dual SIM, e embora tenha segundo slot híbrido, é melhor do que o Edge+, que é apenas single SIM, sem espaço para cartão de memória.

Ficou um pouco apertado, mas no geral o Note 20 Ultra é melhor e leva o ponto.

Melhor construção Note 20 Ultra
Slot é híbrido ou não? Note 20 Ultra
Possui alguma resistência? Note 20 Ultra
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Edge+
Qual é mais leve e mais fino? Edge+
77.2 x 164.8 x 8.1 mm
6.9 polegadas - 3088x1440 px
71.4 x 161.1 x 9.6 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


No tamanho, são telas bem parecidas, com 6.7 polegadas para o Edge+ e 6.9 polegadas para o Note 20 Ultra. Mas fica por aí, porque embora os dois sejam OLED, o Samsung é Super AMOLED Dynamic 2x, que traz taxa de atualização de 120Hz, frente a 90Hz do Edge+.

O aproveitamento tela corpo é superior no Motorola por este ter a tela bem mais curvada, quase não apresentando bordas. Na proteção, é Gorilla Glass 6 no Edge+ e a nova versão Victus no Samsung, que também é WQHD+ contra FullHD+ no rival. O aspecto é parecido, com 19.5:9 no Edge+ e 19.3:9 no Note.

A taxa de atualização de 120Hz só pode ser ativada na definição FullHD no Note 20 Ultra, mas ela consegue fazer sozinha a mudança de acordo com o conteúdo. Os dois têm suporte a HDR10+, para ver conteúdo com mais equilíbrio em plataformas como YouTube e Netflix.

Em qualidade, o brilho do Note 20 Ultra é bem superior, sendo uma das telas mais brilhantes do momento. Na calibração nenhum dos dois é perfeito, mas o Edge+ satura mais as cores e o branco é mais jogado para os tons frios.

É um ponto justo para o Note 20 Ultra.

Melhor tecnologia de tela Note 20 Ultra
Melhor resolução de tela Note 20 Ultra
Melhor proporção tela/corpo Edge+
Tela de Hz elevado? Note 20 Ultra
Qualidade geral da tela Note 20 Ultra

Som


Tanto o Note 20 Ultra quanto o Edge+ têm som estéreo, sendo o do Motorola mais equilibrado e bem potente. O do Samsung é mais forte na saída principal inferior, mas também é decente. O Edge+ tem ainda ajustes da Waves, mas não foi muito bem na avaliação da DxO.

Nos fones, os da Samsung são da AKG e têm mais qualidade que os mais simples da Motorola, que são intra auriculares e até bons, mas são os mesmos da linha Moto G. Porém, o Edge+ mantém a conexão P2 que foi limada em vários outros flagships, incluindo o Note 20 Ultra.

Por fim, eles empatam. São ambos muito bons, mas trazem tropeços.

Som é estéreo? Ambos
Possui entrada P2? Edge+
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Edge+
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Sendo dois topos de linha temos dois smartphones que saem da caixa com o Android 10. Juntando as promessas de ambas as fabricantes, os dois devem chegar ao Android 12, e o Samsung ainda terá o Android 13.

Estando atualizados, o Edge+ traz uma interface do sistema que ela diz ser mais próxima da mais simples que a Google lança, e por isso a maior parte de suas funções está reunida no aplicativo Moto. Além dos gestos tradicionais, a Motorola aproveita a tela em cascata e traz algumas utilidades especiais para ela.

O Note 20 Ultra recebeu a nova interface OneUI 2.5, que conta com controles manuais para gravação de vídeo, modo DeX sem fios, melhor conexão com o sistema Windows e melhorias na interface. É uma personalização com muitos recursos, temas e diversos ajustes.

Nas conexões, os dois possuem praticamente as mesmas coisas, incluindo o suporte a 5G. O GPS e o Bluetooth do Edge+ são ligeiramente melhores, mas no geral ambos têm WiFi 6 e NFC.

O melhor tempo de atualização e muito mais funções no sistema deixam o ponto com o Note 20 Ultra.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Note 20 Ultra
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Note 20 Ultra
Faltam conexões? Sobram? Edge+

Desempenho

Todo mundo espera que, tendo o Edge+ um processador Snapdragon 865 com 12 GB de RAM, o primeiro no Brasil, o desempenho seja melhor do que o do Exynos 990 do Note 20 Ultra, sabidamente menos poderoso. O armazenamento é de 256 GB para ambos, com microSD para o Note.

E isso é até verdade, ao menos em benchmarks, onde a otimização do sistema não conta, e o Edge+ se sai quase 12% melhor que seu concorrente. Porém, em nossos testes padronizados de abertura de aplicativos ficamos nos mesmos 13% melhores, só que para o Note 20 Ultra.

Os dois rodam tudo o que você quiser de aplicativos e seguram bem as coisas em segundo plano, mas é possível perceber que nenhuma das duas aproveita o potencial de seus aparelhos tops graças a falta de otimização do sistema.

Para jogos os dois rodam tudo sem problemas, e enquanto o Note 20 Ultra oferece os 120Hz que até rodam alguns jogos em 120 fps, a Motorola tem a tela de 90Hz que apresenta controles de toque personalizáveis na curva do display. E não apresentam queda de fps depois de um tempo jogando.

Eles são equivalentes, cada um com seu número melhor, e empatam aqui também.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Note 20 Ultra
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Ambos
Quem tem melhores números de benchmark? Edge+
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Nenhum
Qual tem mais armazenamento? Note 20 Ultra

Bateria

Em bateria, os dois até que são generosos, mas os 5.000 mAh do Edge+ são melhores do que os 4.500 mAh do Note 20 Ultra. E, nos testes que realizamos, isso leva a números reais melhores para o Motorola também.

São quase 21 horas de autonomia, praticamente quatro horas a mais que o Samsung, com algo parecido acontecendo com o tempo de tela. Já na recarga, a diferença é brutal. O Note 20 Ultra, passa pouco menos de uma hora na tomada, ante duas horas e quarenta e quatro minutos do Motorola.

Isso acontece porque o carregador do Samsung é de 25W, melhor do que o de 18W do Edge+. Eles têm carregamento sem fio e carregamento reverso.

O Edge+ peca no tempo de recarga, mas são quatro horas a mais de autonomia, e ele fica com o ponto.

Qual tem mais bateria? Edge+
Qual recarrega mais rápido? Note 20 Ultra
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Edge+
Tem carregamento sem fio? Ambos

Câmeras

Embora tenham conjuntos diferentes de câmeras, há um equilíbrio entre nossos dois competidores, cada um com seu destaque. Veja:
Galaxy Note 20 Ultra: uma wide principal de 108 megapixels com abertura f/1.8, PDAF, foco laser e estabilização óptica; uma telefoto do tipo periscópio de 12 megapixels com PDAF, estabilização óptica, zoom óptico de 5x e zoom híbrido de 50x; uma ultrawide de 12 megapixels.
Edge+: uma wide principal de 108 megapixels com abertura f/1.8, PDAF e estabilização óptica; uma telefoto de 8 megapixels com PDAF, estabilização óptica, zoom óptico de 3x; uma ultrawide de 16 megapixels com foco automático e um sensor TOF 3D.

O S20 Ultra não tem a melhor câmera da Samsung, mas no geral vai ser superior à do Edge+. O Note 20 domina melhor cenas contrastantes, e vai bem melhor no HDR que o Edge+, que tem um bem problemático.

O sensor ultrawide faz um trabalho bem mais parecido com o sensor principal no Note 20 Ultra do que o Edge+, que em vantagem tem foco automático, e no zoom o Note 20 Ultra é bem melhor do que o S20 Ultra, e contra seu rival aqui também é.

O Edge+ consegue mais destaque em fotos aproximadas do tipo macro, além de retratos em boa luz. Mas já se sai inferior novamente com o modo escuro, que é um bom destaque no Samsung. O Motorola não tem uma câmera ruim, ela é boa, só não é melhor que a do Note 20 Ultra.

O ponto fica com o Note 20 Ultra.

Melhor conjunto de câmera traseira Ambos
Melhor DxOMark, se tiver Apenas o Edge+
Cores mais equilibradas Note 20 Ultra
Melhores fotos noturnas Note 20 Ultra
Melhores fotos externas Edge+
Melhores fotos internas Note 20 Ultra

Fotos tiradas com o Samsung Galaxy Note 20 Ultra

Para vídeos, o Note 20 Ultra grava em 8K a 24 fps e seu FullHD pode chegar a 240 fps. Já o Edge+ grava em 6K e 4K a 30fps mesmo sendo poderoso. Ele também faz FullHD a 120 fps.

A captura de áudio é melhor no Galaxy Note, assim como o foco, que melhorou em relação a edições passadas. No Edge+, o foco é lento, mas em capturas noturnas ele vai ser melhor do que seu rival. Os dois têm estabilização óptica e eletrônica.

Mais uma vez, o Edge+ é decente, mas o Note 20 Ultra é melhor e leva o ponto.

Possui estabilização óptica? Ambos
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Note 20 Ultra
Melhor em vídeo Note 20 Ultra

Fotos tiradas com o Motorola Edge+

Por fim, nas selfies, o Note 20 Ultra conta com sensor de 10 megapixels e abertura f/2.2, enquanto que o Edge+ tem sensor de 25 megapixels e abertura f/2.0. Só o Samsung consegue gravar em 4K a 60fps, seu rival fica no FullHD em até 120fps (que o Note não faz).

Os resultados são mistos, e o Edge+ pode fazer melhores ou piores capturas que o Note 20 Ultra, depende da luz, do seu enquadramento. O Note consegue uma uniformidade maior de qualidade, apresentando sempre um resultado muito bom.

É possível dizer então que esse último ponto das fotos é do Note 20 Ultra.

Melhor conjunto de câmera frontal Nenhum
Câmera frontal grava em 4k? Note 20 Ultra
Melhor selfie Note 20 Ultra

Preço

O preço de lançamento deles você já conhece. Os dois chegaram, cada um em seu tempo, por 8 mil reais no Brasil. É um valor fora da realidade, já praticado pela Apple, por exemplo, mas que assusta vindo de empresas que também prezam por custo benefício em outros modelos.

Atualmente, o Note 20 Ultra pouca coisa mais recente caiu pouca coisa, sendo encontrado por R$ 7.200 em média. O Edge+ já enfrentou uma queda bem maior e por R$ 5.300 ele pode ser seu. Até a Black Friday, o Note ainda deve cair um pouquinho, mas é o Edge+ que ainda deve ver menores preços.

No custo benefício o Edge+ leva por estar bem mais barato.

Qual teve melhor preço de lançamento? Nenhum
Qual tem melhor custo benefício? Edge+
9.4 Hardware
5.9 Custo Benefício

Samsung Galaxy Note 20 Ultra

Comparar Aviso de preço
9.1 Hardware
6 Custo Benefício

Motorola Edge Plus

Comparar Aviso de preço

Pontuações extras

Antes do final, é preciso usarmos essa categoria rara de pontuação extra. O Note 20 Ultra, como qualquer aparelho da linha Note, possui a S-Pen, uma stylus que ainda não tem concorrência no mercado.

Em versão Bluetooth há uma geração, ela se recarrega rapidamente dentro do aparelho, tem níveis de precisão superiores e pode ser utilizada como controle remoto para uma série de funções no smartphone. É certamente um diferencial, que leva muitos usuários a preferirem a linha note.

Um ponto final para o Galaxy Note 20 Ultra, então.

Conclusão

Tirando a câmera e a S-Pen, não vai fazer diferença você levar um ou outro, e apenas o preço pesa na sua decisão. Mas, se câmera é um assunto relevante na sua escolha, assim como mais uma atualização, e você já está gastando um bom dinheiro, que seja com a melhor câmera, e aí entram os pontos extras do Note 20 Ultra.

Não que a câmera do Edge+ seja ruim, é uma das melhores da Motorola, mas a Samsung já domina esse terreno entre os Androids faz tempo, sendo um pouco pressionada apenas pela Xiaomi atualmente.

São dois aparelhos bem caros e por mais que não cheguem a um preço justo, é melhor esperar que caiam de preço mais um pouco. E lembre-se, um bom intermediário custa menos e já atende a quase as mesmas coisas.

RESULTADO

Samsung Galaxy Note 20 Ultra: 9 PONTOS

  • Melhor construção
  • Melhor tela
  • Melhores fones
  • Mais atualizações e funções
  • Ótimo desempenho
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies
  • S-Pen é especial

Motorola Edge+ 4 PONTOS

  • Melhor áudio externo
  • Ótimo desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Bom custo benefício

Chegamos ao final. Você já esperava esse resultado? A Motorola ou a Samsung te surpreenderam em algum aspecto? Conte para nós nos comentários abaixo!

(atualizado em 30 de outubro de 2020, às 15:02)

36

Comentários

Note 20 Ultra vs Edge Plus: algum deles vale oito mil reais? | Comparativo
  • No Brasil ideal, ambos valeriam no máximo 2000 reais.

      • Smartphone Motorola Edge+ 256GB Thunder Grey 5G - 12GB RAM Tela 6,7%u201D Câm. Quádrupla + Selfie 25MP
        Por R$5,579
        Font

        ((((((((https://magazineluiza.com.br/smartphone-motorola-edge-256gb-thunder-grey-5g-12gb-ram-tela-67-cam-quadrupla-selfie-25mp/p/155586500/te/medg/?&force=2&seller_id=magazineluiza&&amp ;utm_source=google&utm_medium=pla&utm_camp aign=&partner_id=54242&gclid=Cj0KCQjwtsv7B RCmARIsANu-CQdreA-FSfpK5x3m7TIa97CAWA8igjnZcdV6Sg4DDMMkl4fqINzg6mIaA pM7EALw_wcB))))))))

        • O Note 20 Ultra já teve uma boa redução de preço na Samsung, a vista se encontra por menos de 6 mil reais e parcelado por aproximadamente 6500 reais

            • Moto Edge Plus apesar de não gostar da Motorola, vem mais barato e ainda com Snapdragon 865

              -3 microfones dual stereo
              -Snapdragon 865(nao vai fritar)
              -UFS3.0
              Oled 6.67" ~385ppi
              -Impressão digital (display) não vai ter bur in(amoled)
              -9 sensores


              -108 MPX apesar de sensor da samsung
              -Bluetooth 5.1

              -A2DP distribuição de áudio avançada com LE baixo consumo de energia

              -NFC

              -Carregamento sem fio
              -carregamento reverso
              -18w rápido com fio

              -15w wireless carregamento
              -5w wireless Power sharing



              Tudo isso por +ou - 5k enquanto o galaxy note 20 Ultra e sua frigideira custa 8k

                • Note 20 da Samsung só tem tela e uma. Pen
                  Não se compara a nenhum aparelho que tenha Snapdragon 865.

                  O aparelho pode ser caro, mas pelo menos tem que ter um coração de cavalo pra aguentar o tranco e não fritar

                    • Quem daria 8k em um celular que não seja Apple?

                      • Alguém esperava algum resultado diferente?
                        Esses moto edge são verdadeiros cavalos paraguaios...
                        No lançamento pareciam uma coisa mas em pouco tempo que testou viu a realidade da mediocridade por trás..

                        • Duas opções top top de celulares disponíveis no Brasil. Só temos que levar em consideração que o alto preço se deve também ao fato de ambos já oferecerem acesso a conexão 5G. Apesar de ainda não termos acesso a essa tecnologia de fato no Brasil, acontecerá um enorme salto na maneira que usamos a internet móvel em nossas vidas. Em todos os sentidos... seja no trabalho, estudos, lazer, interações interpessoais, etc. Será um grande diferencial e um marco, maior e mais importante do que a chegada do 4G. Isso, quando estiver implantado e 100% operacional, logicamente. São verdadeiros aparelhos para o futuro.

                            • Prefiro o Edge Plus por q ele tá mais barato e tb pq ele tem o Snapdragon 865 monstro e bateria de 5000mah

                                • quer um celular com um processador mais compativel com jogos e com emuladores,vai de Edge plus,quando tiver mas um pouquinho barato,quer um celular pra produtivida,vai de Note 20U,tbm quando tiver mais barato

                                    • Valer 8 mil reais nenhum dos dois vale, mas eu ficaria com Motorola Edge plus, snap 865, mais bateria e sistema limpo, ainda tenho ranço dessa interface da Samsung.

                                        • Cara quem é louco de pagar 8 mil em um celular. Com esse dinheiro eu posso comprar um carro, até que bonzinho.

                                          • Não vejo o porquê do empate em performance sendo que Exynos é inferir ao Snapdragon, roubaram um pontinho da Mororola nessa, de resto concordo com vantagem da linha Note.

                                              • Porque, como você mesmo viu, mesmo se saindo melhor em benchmarks, que não levam a otimização do sistema em conta, nos nossos testes padronizados (ou seja, sempre o mesmo teste em TODOS os aparelhos) o Note 20 Ultra é sim mais rápido. E ainda traz a resposta de 240Hz na tela, melhor para jogos, e a tela de 120Hz, também melhor em jogos (ainda que poucos, deve durar mais). Então é isso.Não adianta falar, de forma genérica, que um Exynos é inferior em processamento, quando muitos outros fatores influenciam na pontuação de desempenho. Não é só benchmark que conta.

                                                  • Frita rapidinho tbm, não tem otimização de núcleo como os Snapdragon, e olhe que eu não gosto da Qualcomm viu?
                                                    O que faz o exynos fritar é a má instrução que eles dão aos núcleos, já a fluidez de tela não é mérito do processador exynos mas dos núcleos da GPU Mali instalado na aparelho

                                                  • É muita, mas muita coragem a motorola lançar um celular de 8 mil reais sem certifcado IP6X, mais coragem alguém pagar 8 mil reais em algo do gênero

                                                    • 8 mil reais em algo que vai ficar obsoleto em 3 anos. Belo investimento.

                                                        • Algum deles vale 8 mil reais? Não

                                                          Tech

                                                          Coronavírus: Brasil chega a 158.969 mortes em 5.494.376 casos confirmados | Relatório diário

                                                          Android

                                                          Melhor celular ou smartphone: TOP 10 para você comprar | Setembro 2020

                                                          Apple

                                                          Agora tem widgets? iOS 14 e todas as suas novidades | Hands-on em vídeo

                                                          Tech

                                                          De Peste Antonina à Covid-19: pandemias que abalaram o mundo | Detetive TudoCelular