LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo

24 de outubro de 2020 54

Você já sabe que a linha Moto G da Motorola é icônica, ainda mais aqui no Brasil. Só que a Motorola tem apressado as coisas, e sai mais de uma geração por ano, caso do ano passado. Então, mal tivemos o Moto G8 Plus, chegou também o Moto G9 Plus.

São os dois topos dessa linha, mas nem sempre um aparelho novo significa uma evolução para o que você precisa. Às vezes, perdem-se coisas que não valem a pena para um investimento em uma versão mais nova.

Quer saber se o G9 Plus se manteve ou se o G8 Plus é uma melhor compra? Então acompanhe a gente agora aqui nesse comparativo no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Motorola Moto G9 Plus

O design foi atualizado de uma geração para outra, mas nem tanto assim. Os dois são aparelhos bem arredondados com plástico nas laterais e traseiras, com a frente trazendo um queixo bem razoável abaixo da tela.

A diferença principal fica para o módulo de câmeras, que saiu de um i no G8 Plus para um conjunto retangular igual a 90% dos aparelhos de 2020 no G9 Plus. Outra coisa que você pode reparar é que o rápido sensor biométrico da traseira do G8 deu lugar a um igualmente veloz e mais prático sensor na lateral do G9. Nada de coisas lentas abaixo da tela.

Motorola Moto G8 Plus

A proteção não evoluiu e ainda temos uma resistência a respingos d'água. O acabamento é espelhado em ambos, mas temos um degradê bonito no G8 Plus, que em contrapartida não tem o botão físico exclusivo para chamar o Google Assistente do modelo mais novo.

O notch é em furo no canto para o G9 e em gota no meio para o G8, que é também visivelmente menor que seu predecessor. O G9 Plus está enorme, além de mais espesso e bem mais pesado. Os dois são dual SIM e possuem segundo slot híbrido.

A cara mudou um pouco, se atualizou, mas não o suficiente para dar ponto para um ou para outro, e por isso abrimos com empate.

Melhor construção Nenhum
Slot é híbrido ou não? Ambos
Possui alguma resistência? Ambos
Melhor solução do notch Nenhum
Melhor solução da biometria Moto G9 Plus
Qual é mais leve e mais fino? Moto G8 Plus
78.1 x 170 x 9.7 mm
6.81 polegadas - 2400x1080 px
75.8 x 158.4 x 9.1 mm
6.3 polegadas - 2280x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


Um dos motivos que levam a uma enorme mudança de tamanho é a tela, que passou de 6.3 polegadas no G8 Plus para 6.8 polegadas no G9 Plus. A resolução se manteve a mesma, FullHD+ para ambos, mas quase não há diferença de ppi.

O aproveitamento tela corpo é ligeiramente melhor no G9 Plus, que tem bordas um pouco mais finas, mas continuam retas. A proteção não é mais Gorilla Glass para nenhum deles, e sim uma solução genérica.

A tecnologia é, para os dois, LTPS, uma espécie de evolução do LCD que gasta menos energia e promete melhor qualidade. Como quase todo Motorola, há um escurecimento nas bordas de ambos, e no caso do brilho, não houve evolução de um para outro, e temos intensidade aceitável apenas.

Naturalmente, a tela do G9 Plus é mais amarelada, mas alguns ajustes podem ser feitos nos dois. Para fechar, apenas o celular mais novo tem suporte ao HDR10 para ver vídeos em plataformas de streaming com mais vivacidade de cores.

Por um pouquinho, o ponto é do Moto G9 Plus.

Melhor tecnologia de tela Moto G9 Plus
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Moto G9 Plus
Tela de Hz elevado? Nenhum
Qualidade geral da tela Moto G9 Plus

Som


O Moto G7 Plus e até o Moto G8 Plus tinham o áudio como destaque por serem estéreo. Mas, mesmo o G9 Plus tendo tamanho maior, a Motorola achou que já era hora de abandonar essa característica.

Assim sendo, o G8 desse comparativo tem um ótimo áudio externo, com boa potência e qualidade, além de tecnologia Dolby Atmos. Já o mono do G9 tem áudio abafado e apresenta um pouco de distorção no máximo.

Já os fones são os mesmos para nossos dois rivais, modelos intra auriculares que a Motorola vêm trazendo em diversos modelos. São fones confortáveis e com bom equilíbrio sonoro, bom para músicas.

É um ponto bem óbvio para o estéreo do Moto G8 Plus.

Som é estéreo? Moto G8 Plus
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Ambos

Sistema


Interfaces parecidas, mas não se engane. São dois Android com a interface My UI da Motorola, mas o G9 Plus já sai da caixa com o quase atual Android 10, enquanto o G8 Plus chegou na época com o Android 9 Pie.

Mas, como para os dois a Motorola tem falado em apenas uma grande atualização, é possível dizer que o Moto G8 Plus já está obsoleto nesta categoria, enquanto o G9 Plus deve ver ainda ao menos o Android 11.

No geral, é uma interface que mantém muitos detalhes do Android oferecido pela Google, com direito a escolha de estilos e acesso ao app Moto, com várias funções para deixar o smartphone mais esperto, como gestos para ligar a câmera e lanterna. Mas com o leitor na lateral do G9 Plus, você tem um botão interativo com atalhos.

Falando das conexões, os dois têm suporte a WiFi ac dual band, bluetooth 5.0, GPS e rádio FM, mas apenas o aparelho mais novo tem NFC para pagamentos digitais.

Por ser mais atual e ter mais suporte e NFC, o Moto G9 Plus fica com o ponto aqui.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Moto G9 Plus
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Moto G9 Plus
Faltam conexões? Sobram? Moto G9 Plus

Desempenho

Apesar de termos dois celulares equipados com processadores da Qualcomm, houve uma grande mudança aqui, e saímos da linha 600 com o Snapdragon 665 no G8 Plus para passarmos à linha 700 com o Snapdragon 730G no G9 Plus.

O armazenamento é de 64 GB no G8 e de 128 GB no G9. Os dois contam com 4 GB de RAM, que poderia ser maior no modelo mais recente. Nos testes de benchmarks, levando em consideração que as versões do AnTuTu eram diferentes, a superioridade do G9 é de mais de 50%.

Em nossos testes padronizados de abertura de apps, entretanto, o G8 Plus é quase 7% mais rápido que seu rival, e isso pode ter acontecido por causa da necessidade de mais RAM no G9.

No caso de jogos, não tivemos problemas com nenhum dos dois para rodar os títulos que testamos. O Moto G9 Plus apresentou baixo aquecimento, mas no geral ambos vão rodar os jogos que precisar.

Com itens mais superiores no geral, o ponto fica com o Moto G9 Plus.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Moto G8 Plus
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Moto G9 Plus
Quem tem melhores números de benchmark? Moto G9 Plus
Qual o processador mais atualizado? Moto G9 Plus
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Moto G8 Plus
Qual tem mais armazenamento? Moto G9 Plus

Bateria

A bateria foi mais um dos upgrades que o Moto G9 Plus teve em relação ao anterior. De uma geração para outra, os números foram de 4.000 mAh para 5.000 mAh, e por isso o celular mais novo é também mais espesso.

Mas, se você espera por uma enorme diferença aqui, não foi dessa vez. Tendo uma tela bem maior o G9 Plus é mais exigente de energia, e suas 20 horas e 25 minutos aferidas em nossos testes não são lá muito maiores do que as quase 20 horas do Moto G8 Plus.

E, mais chocante ainda, o carregador de 18W do G8 leva a bateria desse celular aos 100% em pouco mais de 2 horas, enquanto que o muito mais poderoso carregador de 30W do G9 faz o trabalho em uma hora e quarenta e dois minutos, mais uma diferença suave, embora óbvia.

Porém, mesmo relativamente pequenas, as diferenças são todas melhores para o Moto G9 Plus, que leva o ponto.

Qual tem mais bateria? Moto G9 Plus
Qual recarrega mais rápido? Moto G9 Plus
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Moto G9 Plus
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Ganhando uma câmera por geração, é óbvio que vamos dizer aqui que o G9 Plus chegou com mais uma câmera além das três já presentes no Moto G8 Plus. Vamos ver os conjuntos:

  • Motorola Moto G9 Plus: wide principal de 64 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF; ultrawide de 8 megapixels; macro de 2 megapixels e sensor de profundidade de 2 megapixels.
  • Motorola Moto G8 Plus: wide principal de 48 megapixels com abertura f/1.7 e PDAF e foco a laser; ultrawide de 16 megapixels dedicada a vídeos e sensor de profundidade de 5 megapixels.

De cara, o G9 Plus é muito mais versátil nas capturas, pois além do sensor macro extra, tem uma ultrawide que serve para imagens também, não está presa a vídeos como no G8 Plus, que virtualmente tem apenas o sensor principal.

Em todos os aspectos, é possível dizer que o Moto G9 Plus faz capturas melhores do que o G8 Plus, mas isso porque este mais antigo não se saiu bem nesse quesito em nossa análise.

Ambos fazem boas fotos em boa luz, mas o G8 Plus perde muitos detalhes quando o motivo das capturas está mais distante. Os dois contam com modo noturno, e embora realmente consigam luz nas imagens, não são um destaque, mas o G9 Plus ainda se sai bem melhor.

Apenas o G9 Plus tem a ultrawide para fotos, e são capturas interessantes se feitas à luz do dia, apenas perdendo um pouco de nitidez nas bordas. A macro é complicada, e não faz fotos com boa nitidez, tendo também foco fixo.

Nenhum dos dois é um destaque, mas o Moto G9 Plus se sai melhor e fica com o ponto.

Melhor conjunto de câmera traseira Moto G9 Plus
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Moto G9 Plus
Melhores fotos noturnas Moto G9 Plus
Melhores fotos externas Moto G9 Plus
Melhores fotos internas Moto G9 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G9 Plus

Para filmar nenhum dos dois aparelhos faz 4k a 60fps, apenas a 30. Também fazem vídeos em FullHD a 60 e 120fps, câmera lenta, e possuem estabilização eletrônica. E os tremidos são bem menos visíveis no G9 Plus, que não traz a ultrawide de ação do G8 Plus, que permite filmar na horizontal filmando com o celular em pé.

O foco é bom se não usar o 4K, e a captura de áudio é decente nos dois. Mas, no resumo, assim como nas fotos, o Moto G9 Plus tem uma qualidade um pouco melhor nas filmagens.

Ponto para o G9 Plus.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Ambos
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Moto G9 Plus

Fotos tiradas com o Motorola Moto G8 Plus

Na frente, houve uma involução. Mesmo com a abertura de f/2.0 para ambos, o sensor de 25 megapixels do G8 Plus passou para 16 megapixels no G9 Plus. Mas, no geral, graças a um processador mais poderoso e evoluções do sistema, o smartphone mais recente continua com boas capturas.

Mas o HDR dele é bastante limitado, com fotos à noite também ruins. O G8 Plus tem fotos legais também, mas vai sofrer dos mesmos problemas.

Por fim, é outro ponto para o Moto G9 Plus.

Melhor conjunto de câmera frontal Moto G8 Plus
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Moto G9 Plus

Preço

Não é apenas no tamanho que a diferença entre eles é grande. Chegando pelo preço de R$ 2.500, o Moto G9 Plus é quase 50% mais caro do que o G8 Plus, que veio a R$ 1.700 em seu lançamento.

Hoje, essa diferença é menor, e os dois já estão abaixo dos dois mil reais, e o G9 Plus teve uma queda proporcional maior. O G8 Plus, de qualquer forma, deve ter algumas boas promoções na Black Friday, e a diferença de 500 reais é bem relevante.

O G9 Plus tem a maior pontuação aqui, mas não se sai muito mais superior que o G8 Plus no geral, que por essa diferença de preços, se torna um melhor custo benefício.

O ponto então é do Moto G8 Plus.

Qual teve melhor preço de lançamento? Moto G8 Plus
Qual tem melhor custo benefício? Moto G9 Plus
7.6 Hardware

Motorola Moto G8 Plus

Comparar Aviso de preço

Conclusão

O Moto G9 Plus não é uma evolução monstruosa em relação ao Moto G8 Plus, e nem esperávamos isso com tantos saindo em um espaço curto de tempo. Mas, com as promessas incertas de atualização, ter o mais recente é um sinal de durabilidade maior.

Perde-se o som estéreo, maior diferencial do G8 Plus aqui, mas temos melhorias razoáveis em bateria, câmeras e sistema. Com um olhar atento você pode conseguir uma boa oferta, ainda mais se ficar de olho nos links que deixamos acima, com nossa ferramenta de preços.

RESULTADO

Motorola Moto G9 Plus: 8 PONTOS

  • Boa construção
  • Melhor tela
  • Mais atualizações
  • Melhor desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Melhor câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Melhor em selfies

Motorola Moto G8 Plus: 3 PONTOS

  • Boa construção
  • Melhor áudio estéreo
  • Bom custo benefício

Você está considerando algum Moto G atualmente? Se fosse pensar em um deles, qual seria? Um menor e mais barato ou um mais caro e um pouco melhor? Responda para nós aí nos comentários. Eu fico por aqui e até a próxima!

  • O Motorola Moto G9 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.
  • O Motorola Moto G8 Plus ainda não está disponível nas lojas brasileiras. Para ser notificado quando ele chegar clique aqui.

54

Comentários

Moto G9 Plus vs Moto G8 Plus: uma nova geração realmente evolui? | Comparativo
Android

Celular mais rápido! Ranking TudoCelular com gráficos de todos os testes de desempenho

Android

Celular com a melhor bateria! Ranking TudoCelular com todos os testes de autonomia

Windows

Versão 122 beta do Microsoft Edge com melhorias e atualização de recursos

Economia e mercado

Vídeo gravado por passageiro mostra interior de aeronave após acidente no Japão; assista