LOADING...
Faça login e
comente
Usuário ou Email
Senha
Esqueceu sua senha?
Ou
Registrar e
publicar
Você está quase pronto! Agora definir o seu nome de usuário e senha.
Usuário
Email
Senha
Senha
» Anuncie » Envie uma dica Ei, você é um redator, programador ou web designer? Estamos contratando!

Mi 10 Lite vs Motorola Edge: celular bonito nem sempre cabe no bolso | Comparativo

25 de outubro de 2020 38

A linha Lite da Xiaomi não costuma representar bem seus irmãos maiores, sendo bem diferentes no visual. Ainda assim, o Xiaomi Mi 10 Lite não é nem de longe um celular ruim. Além de tudo, é um dos 5G mais baratos do momento.

E falando em 5G, um dos representantes nacionais com essa conexão é o Motorola Edge, que chega a ser mais versátil que seu irmão Edge+. Porém, ele não é barato.

Aí fica aquela dúvida: nacional, com garantia, mais caro? Ou importado, mais barato e sem suporte? Se você quer ver se outros fatores fazem de um ou de outro uma melhor compra, acompanhe nosso comparativo aqui no TudoCelular.com.

Índice do comparativo

Design

Xiaomi Mi 10 Lite

O Mi 10 Lite é bonito, mas não tanto quanto o Mi 10 mais poderoso. Ele tem uma cara mais igual a de vários celulares lançados este ano, com corpo arredondado, módulo de câmeras retangular e uma tela plana e segura.

Já o Edge representa uma mudança mais radical na Motorola, e ele chama atenção. É mais comprido, com tela bem curva, partes que o deixam em pé e conjunto de câmeras em formato de i. Nas cores, os dois exploram efeitos visuais, holográficos no Edge e em degradê no Mi 10 Lite.

Motorola Edge

O notch é mais tradicional, em gota, no Xiaomi, e em furo no canto para o Edge, e embora os dois ostentam vidro na traseira, o corpo do Motorola é em alumínio e em plástico no Mi 10 Lite. Só o Edge traz uma proteção contra respingos d'água e olhe lá, e o Xiaomi nem tem essa preocupação.

Mesmo com tela maior, esse Motorola é menor e mais leve, sendo apenas mais espesso que o seu rival. Os dois são dual SIM, mas por mais que o Edge tenha o segundo slot híbrido, o Xiaomi mais uma vez nem se preocupa, e sequer tem slot para microSD. E para terminar, os dois têm sensor biométrico abaixo da tela, mas ele vai ser mais rápido no Mi 10 Lite.

Ainda assim, a Motorola acertou mais aqui e o primeiro ponto é do Edge.

Melhor construção Edge
Slot é híbrido ou não? Nenhum
Possui alguma resistência? Edge
Melhor solução do notch Edge
Melhor solução da biometria Mi 10 Lite
Qual é mais leve e mais fino? Edge
74.77 x 163.91 x 7.98 mm
6.57 polegadas - 2340x1080 px
71.1 x 161.64 x 9.29 mm
6.7 polegadas - 2340x1080 px
Ir para página de comparação

Multimídia e recursos

Tela


AMOLED do Xiaomi contra OLED do Edge, tem diferença? De forma técnica, o AMOLED tem menos risco de burn in e é mais avançado. O tamanho é parecido, de 6.57 polegadas no Mi 10 Lite e 6.7 no Edge. A definição FullHD+ é a mesma em ambos e o aspecto de 20:9 do Mi 10 Lite não parece, mas é mais comprido que o de 19.5:9 do Motorola.

As bordas muito curvas do Edge são dádiva e maldição: dão um maior aproveitamento corpo tela, além de ser linda, mas dificultam a visualização na curva. Esse ainda é um display com taxa de atualização de 90Hz, bom para jogos e mídias.

Em brilho eles são similares, com intensidade decente e cores intensas, e também são protegidos por Gorilla Glass 5. Há suporte a HDR10 nos dois celulares, mas a tecnologia é mais recente no Xiaomi, que é HDR10+.

Eles empatam, cada um com suas vantagens.

Melhor tecnologia de tela Mi 10 Lite
Melhor resolução de tela Nenhum
Melhor proporção tela/corpo Edge
Tela de Hz elevado? Edge
Qualidade geral da tela Mi 10 Lite

Som


Nada de som estéreo no Mi 10 Lite, mas o Edge tem sim essa característica. Porém, embora o som do Xiaomi seja apenas mono com graves quase inexistentes e médios ofuscados por excesso de agudos, o Edge não é aquele super estéreo, e tem áudio desbalanceado e abafado, mas sem distorções no máximo.

Daí, quando falamos de fones, já sabemos que a Xiaomi não traz um par na caixa faz um bom tempo. Os da Motorola são os mesmos intra auriculares de sempre, confortáveis e com som bem decente. Os dois também têm suporte a protocolos de qualidade de som sem fios.

O ponto é do Motorola Edge.

Som é estéreo? Edge
Possui entrada P2? Ambos
Possui protocolos de alta qualidade e ajustes para Bluetooth e fio? Ambos
Vem fones de ouvido na caixa? Edge

Sistema


Em sistema, temos dois celulares caros que, no mínimo, precisam estar atualizados, e temos aqui Android 10 para todos. Já nas atualizações, ambos devem ter ao menos um update, e outros a partir deste são um mistério, embora a Xiaomi tenha mais probabilidade nisso.

A interface My UI da Motorola ainda mantém um ar de original Pixel, até pegando algumas funções, mas têm incluído cada vez mais recursos próprios, acumulados no aplicativo Moto. São gestos de navegação, modo jogo, atalhos de botões ou que usam o canto da tela, entre outros.

A MIUI da Xiaomi é mais conhecida por ser recheada de funções, permitindo temas, fontes e muito mais liberdade ao usuário que gosta de fazer modificações por conta própria. Nas conexões, o Mi 10 Lite tem o diferencial da conexão infravermelho para controlar eletrônicos e também traz o mais atual WiFi 6.

O WiFi do Edge também é dual band, e os dois têm Bluetooth 5.1 e NFC, contando também com a novidade do 5G. O Mi 10 Lite não vai funcionar com a atual gambiarra do 5G, o DSS, e isso fica apenas com o Edge.

O ponto é do Mi 10 Lite pelos recursos e conexões extras.

Sistema bem atualizado? Ambos
Sistema será atualizado futuramente? Ambos
Qual sistema ou personalização tem mais e melhores recursos? Mi 10 Lite
Faltam conexões? Sobram? Nenhum

Desempenho

Uma coisa em que estes dois aparelhos competindo hoje combinam é o chipset, que é um Snapdragon 765G, a quantidade de RAM, 6 GB, e o armazenamento de 128 GB (embora apenas o Edge tenha o slot para microSD). Eles possuem variações nesses números, mas são os que utilizamos aqui.

Fica então para a otimização do sistema junto ao hardware dar o tom dos resultados. Em benchmarks, o Mi 10 Lite é apenas 4,5% mais veloz, mas em nossos testes de abertura de apps é a vez de o Edge ser 4,5% melhor, deixando os dois abaixo de concorrentes e muito parecidos.

E apesar de o Edge se sair melhor em jogos por ter o display a 90Hz, ele empacou no PES 2020, apresentando lags, mas foi em todos os outros títulos testados. O Mi 10 Lite se saiu bem no geral, mas não tem a tela especial.

Eles terminam empatando, são muito parecidos.

Quem se sai melhor no teste de abertura? Edge
Quem leva a melhor nos jogos mais exigentes? Nenhum
Quem tem melhores números de benchmark? Mi 10 Lite
Qual o processador mais atualizado? Nenhum
Qual tem melhor equilíbrio de RAM/processador Ambos
Qual tem mais armazenamento? Edge

Bateria

Para a bateria, nenhum deles é super caprichado, e ficam na média dos 4.160 mAh no Xiaomi e 4.500 mAh no Edge, lembrando da tela que vai puxar mais carga. E isso faz diferença, porque ele passou um pouco das 17 horas e 15 minutos de autonomia, enquanto o Mi 10 Lite chegou a 20 horas e meia.

O tempo de tela é ainda uma hora maior no Mi 10 Lite, mostrando uma melhor otimização do sistema. Tendo um carregador de 22,5W na caixa, seu tempo de quase uma hora e meia na tomada é melhor do que o carregador de 18W do Motorola dá para seu celular, duas horas e quarenta minutos.

Bateria menor e melhor duração, ponto para o Mi 10 Lite.

Qual tem mais bateria? Edge
Qual recarrega mais rápido? Mi 10 Lite
Qual dura mais de acordo com o teste de bateria do TC? Mi 10 Lite
Tem carregamento sem fio? Nenhum

Câmeras

Mesmo contando com quatro câmeras cada, as fabricantes escolheram configurações diferentes para seus conjuntos, com lentes diferentes:

  • Xiaomi Mi 10 Lite: uma wide principal de 48 megapixels, abertura de f/1.8 e PDAF; uma ultrawide de 8 megapixels; uma macro de 2 megapixels e um sensor de profundidade de 2 megapixels.
  • Motorola Edge: wide principal de 64 megapixels com abertura f/1.8 e PDAF, uma telefoto de 8 megapixels com 2x de zoom óptico, uma ultrawide de 16 megapixels e um sensor TOF 3D.

O sensor principal não é um problema para nenhum deles, e juntam 4 pixels em um só para trazer mais qualidade. Fazem capturas boas em boa luz, e os dois têm modo escuro, que apesar de ser bem interessante no Edge, salvando algumas capturas, é bem mais competente no Mi 10 Lite, considerando sua faixa de preço.

Na ultrawide, o Edge se sai melhor com imagens que perdem um pouco em nitidez mas trazem menos distorção de lente e ficam próximas ao sensor principal. A mesma lente no Xiaomi faz boas fotos, mas com qualidade que cai bastante em locais com menos luz.

Só o Mi 10 Lite tem câmera macro dedicada, e faz capturas decentes com a ajuda do foco automático. O Edge também faz fotos nesse estilo por sua ultrawide também ter o foco automático, porém perde um pouco em nitidez.

Por fim, o Edge acaba sendo mais diversificado por ter também a telefoto, por mais que ela faça fotos com perda de qualidade por interpolar as imagens em busca de mais megapixels.

O modo escuro e o macro do Mi 10 Lite, a ultrawide e versatilidade do Edge, empate.

Melhor conjunto de câmera traseira Edge
Melhor DxOMark, se tiver Nenhum
Cores mais equilibradas Ambos
Melhores fotos noturnas Mi 10 Lite
Melhores fotos externas Ambos
Melhores fotos internas Ambos

Fotos tiradas com o Xiaomi Mi 10 Lite

Nada de 4K a 60fps nessas câmeras, e só chegam a essa velocidade se estiverem em FullHD+. O Edge se complica ao não ter sequer estabilização eletrônica, enquanto o Mi 10 Lite tem uma e boa e também câmera lenta e pode gravar ao mesmo tempo com as câmeras traseira e frontal.

A captura de áudio é boa em ambos, e o foco é mais lento no Edge, que também tem qualidade de gravação mediana.

Sobrou e muito para o Mi 10 Lite aqui.

Possui estabilização óptica? Nenhum
Possui estabilização eletrônica? Mi 10 Lite
Grava em 4k a 60fps? Nenhum
Melhor em vídeo Mi 10 Lite

Fotos tiradas com o Motorola Edge

Se na traseira não tem 60fps, na frontal não há nem 4K. O sensor é de 16 megapixels com abertura f/2.5 no Xiaomi e de 25 megapixels com abertura f/2.0 no Edge. De toda forma, os dois seguem com bons e semelhantes resultados.

São fotos boas em qualquer situação, guardadas as limitações, e desfoque interessante. Em baixa luz, perdem detalhes, mas conseguem manter um resultado.

Terminamos com mais um empate.

Melhor conjunto de câmera frontal Edge
Câmera frontal grava em 4k? Nenhum
Melhor selfie Nenhum

Preço

Para falarmos do preço, aquele aviso: o Mi 10 Lite não foi lançado no Brasil e consideramos seu preço de importação, sempre com os 60% de impostos que lhe cabem. Dito isto, ele chegou ao mercado por 350 euros lá fora, aproximadamente R$ 2.300.

Já o Edge veio super precificado a R$ 5.500, e mesmo já sendo encontrado por até R$ 3.400, isso não faz dele um melhor custo benefício que seu concorrente, que pode ser encontrado por pouco menos de 3 mil reais.

Guardamos aqui a proporção de suporte, onde o Edge tem garantia nacional, contra suporte quase inexistente para o rival da Xiaomi.

Mas, levando em consideração a pontuação equilibrada até aqui, o Mi 10 Lite fica com o ponto.

Qual teve melhor preço de lançamento? Mi 10 Lite
Qual tem melhor custo benefício? Mi 10 Lite
8.5 Hardware
5.9 Custo Benefício

Motorola Edge

Comparar Aviso de preço

Conclusão

Temos aqui mais um daqueles casos em que um pontinho a mais para o outro lado levaria a um empate. Se o Edge custasse menos, teria uma grande vantagem em cima de um celular importado.

Mas não é o caso, e por isso o Mi 10 Lite leva a melhor. Os dois têm uma boa tela, desempenho parecido e fotos legais. Mas mesmo com bateria menor, o Xiaomi dura mais, e sua MIUI é mais completa. O Edge peva pelo áudio e melhor construção, mas isso não é suficiente.

RESULTADO

Xiaomi Mi 10 Lite: 8 PONTOS

  • Boa tela
  • Mais recursos no sistema
  • Bom desempenho
  • Melhor duração de bateria
  • Boa câmera traseira
  • Melhor em vídeos
  • Boas selfies
  • Bom custo benefício

Motorola Edge: 6 PONTOS

  • Melhor construção
  • Boa tela
  • Melhor áudio
  • Bom desempenho
  • Boa câmera traseira
  • Boas selfies

O preço faz diferença para você? Você escolhe seu aparelho tendo em consideração o preço do smartphone acima de tudo? Conte para nós aí nos comentários!

(atualizado em 26 de novembro de 2020, às 08:00)

38

Comentários

Mi 10 Lite vs Motorola Edge: celular bonito nem sempre cabe no bolso | Comparativo
  • Make a Prayer Request for marriage stability to SANGOMA Nana +27672073600 a very powerful female herbalist & The Best Traditional doctor who helps solve marriage problems, helps job seekers and those in need of a promotion at work. Female Sangoma Nana has strong intercessory power. She has strong love portion for those who need to fix any kind of relationship problems, Marriage spells for you to stabilise your marriage and for those who need to get married to their soulmate?, Stop Cheating Lovers, luck in both lotto and business?, and spiritual help for the people who are struggling with job issues. Call/Whatsapp SANGOMA Nana on +27672073600
    Binding Love Spells
    Marriage Spells
    Bring back ex-lover Spells
    Business & Success Spells
    Stop a cheating partner
    Candle Love Spells
    Win Court Spells & Jail Spells
    Faithfulness Spells
    Job Spells.
    Sangoma Love spells
    Call Dr. SANGOMA Nana +27672073600 E-mail: traditionalhealingservices@gmail.com

      • Eu comprei um Edge logo que lançou, ele é simplesmente ótimo, lindo, a bateria dura 48 hrs brincando, eu me espantei com isso.
        Ele tem uma pegada diferente, da um tesão segurar. Melhor compra de celular que já fiz, só me arrependo de não ter comprado o Edge + , mas o Edge me surpreendeu em tudo!

          • Na minha opinião o preço é importante e estamos vendo a cada dia a discrepância de preços em aparelhos, qual será o limite?? Conheço muita gente que não usa 1/3 dos recursos dos aparelhos. Excelente análise Stella.

              • O Motorola Edge a preço de Iphone XR.. ai dificulta, Motorola!

                • As pessoas não compreendem para que serve esse tipo de análise do Site, cada celular tem sua vantagem e desvantagem, considerando tbm a correlação de preço....

                  O indivíduo vai escolher aquele que ele achar mais interessante no quesito de: Melhor Câmera; processador; acabamento.... Isso vai da necessidade de cada um

                    • Não, só é assim quando são para públicos bem diferentes. Esses dois são totalmente concorrentes, por serem intermediários com 5G.

                        • O "público" é quem decide o aparelho que vai comprar.
                          Não existe "matéria dedicada para" públicos diferentes "

                            • Um grupo escolhe o tipo de smartphone que quer, o indivíduo inserido num grupo que decide por menores detalhes.
                              Uma pessoa que visa um celular premium, em uma dúvida entre S10E e S10 Lite, não vai precisar de comparativo para reconher o óbvio. Agora, é muito necessário uma comparação detalhada entre smartphones de mesma categoria.

                                • Não existe coletividade na escolha de um produto, a não ser que cada indivíduo "inserido no tal grupo" tenham as mesmas necessidades, e isso não é uma regra nem exceção.... Só quem compra smartphones como "Maria vai com as outras" são pessoas que não entendem de tecnologia e são influenciadas por alguém por ter uma opinião formada, quem entende é tem sua subjetividade vai comprar o que quer pelo seu estilo de vida

                                    • Todos têm uma preferência, simplesmente o público alvo são pessoas que querem um mesmo tipo de produto. É tão difícil entender algo óbvio? As pessoas tem estilos de vida totalmente distintos umas das outras?

                                        • "Público alvo" é diferente de um indivíduo "inserido em um grupo" o que você precisa entender é que a Matéria não diz quem deve ou quem não deve comprar, não há distinção nem direcionamento, o que vai influenciar na compra de qualquer produto se você não ser uma "Maria vai com as outras" é as suas necessidades de usabilidade do aparelho!

                                          É tão simples compreender isso, mas você só está hateando

                                            • Mania de perseguição, nossa. Óbvio que é diferente, a matéria quando compara dois produtos parecidos, busca mostrar em detalhes, as menores diferenças. Um grupo de pessoas deseja um celular intermediário com 5G, o site mostra o que já não é mais tão claro para o leitor. Cada indivíduo que quer um aparelho com 5G, também pode preferir bateria à qualidade sonora, esta preferência é bem menor que o desejo inicial por um smartphone 5G, é exatamente isso que o comparativo trata. Como subgrupos dentro de um grupo maior.

                                                • Você acabou de constatar o que eu estou te dizendo quando disse isso:"a matéria quando compara dois produtos parecidos, busca mostrar em detalhes, as menores diferenças."
                                                  É exatamente isso que eu estou lhe dizendo....

                                                  E, a partir disso que a pessoa faz a escolha do aparelho que ela se identifica, isso não é característica do coletivo. Todos podem achar algo em comum sobre um produto, mas ninguém tem o mesmo estilo de vida!

                                    • Foi de chorar.

                                        • Tc n gosta da Motorola Isso é Fato

                                          • Não ganha um comparativo

                                              • "O Edge se complica ao não ter sequer estabilização eletrônica"
                                                TC, o Edge tem estabilização eletrônica em todas as câmeras traseiras. Errata aí.
                                                O som é alto, mas vem de fábrica com ajuste baixo. Tem de entrar no menu de áudio e colocar em ajuste para música. Aí muda totalmente.

                                                • "embora os dois ostentam vidro na traseira"
                                                  Pessoal do TC, o Edge é plástico na traseira. Não acho isso de todo ruim, pois evita quebrar fácil se cair. Por outro lado, arranha bem fácil, e por isso não gosto de usar sem capa.

                                                  • preço pro Mi 10 Lite? kkkkkkkk

                                                    • Prefiro Motorola Edge n ligo mt pra cameras. E Ainda Mais tem Som Estéreo E tela OLED

                                                      Android

                                                      Black Friday 2020 TudoCelular: as melhores promoções em celular

                                                      Android

                                                      Encontre ofertas e compare preços com o TudoCelular | Guia Black Friday 2020

                                                      Android

                                                      O melhor celular para comprar na Black Friday 2020

                                                      Especiais

                                                      Nada de Black Fraude! Ferramenta do TudoCelular desvenda ofertas falsas